Veja quais são as 13 principais bolsas de valores mundiais

Com a popularização dos investimentos no exterior, muita gente tem ficado interessada em saber mais sobre as principais bolsas de valores mundiais. Mas, você sabe quais são elas? A gente tem uma lista bem completinha aqui, com bolsas americanas, da Ásia, da Europa, etc.

1 – New York Stock Exchange (NYSE)

A bolsa de Nova Iorque é a principal bolsa de valores do mundo. Ela reúne as maiores empresas do planeta, como Google, Coca-Cola, Disney, Facebook, Pfizer, etc. E também é lá que se negocia algumas das empresas brasileiras, como Ambev, Itaú e Petrobras.

A história dessa bolsa parte de 1792. Atualmente, ela tem uma capitalização de 21 trilhões de dólares. Em suma, saiba que para procurar sobre uma bolsa listada na NYSE no Google, você só precisa digitar o “nome da empresa” + “stock” + “nyse”.

2 – Nasdaq Stock Market (NASDAQ)

Essa é a outra bolsa de valores de Nova Iorque. Obviamente, também está entre as principais bolsas de valores mundiais. No entanto, ela é bem mais recente, sendo criada em 1971 e atrai muitas empresas de tecnologia e mais modernas.

10 motivos para investir na bolsa de valores norte-americana

Entre as principais ações da NASDAQ, nós temos: Apple, Google, Alibaba, Amazon, Nestlé, Tesla, Toyota, etc. Dessa forma, a capitalização é de 17,25 trilhões. Curiosamente, dá para acompanhar as cotações online no Google também, da mesma forma que ensinamos acima – mudando “nyse” por “nasdaq”.

3 – Tokyo Stock Exchange (TSE)

A famosa bolsa de valores de Tóquio é outras das bolsas mundiais de respeito. Aliás, ela é a 3ª maior bolsa do mundo. Inclusive, existe desde 1943. Porém, ganhou força após outras 10 bolsas de valores japonesas se unificarem com a Tokyo Stock.

Atualmente, a capitalização é de 5,3 trilhões de dólares. Entre os principais nomes listados na TSE, nós podemos citar: Toyota, Honda e Mitsubishi. Além do mais, os índices mais conhecidos são: Nikkei 225, Jasdaq Index e o Índice REIT.

4 – Hong Kong Stock Exchange (SEHK)

E já que estamos na Ásia, vamos falar sobre a 3ª maior do continente, a bolsa de Hong Kong. Assim, ela tem uma dinâmica bem diferente da bolsa de Shanghai, que é a mais conhecida e que vamos citar abaixo.

Assim, ela é independente do governo e mais aberta ao investidor estrangeiro. A capitalização é de 3,9 trilhões de dólares. Inclusive, a principal ação listada lá é a do banco HSBC Holdings. Além do mais, o principal índice é o Hang Seng.

5 – Shangai Stock Exchange (SSE)

Essa é a maior bolsa de valores da China. Aliás, um ponto diferenciado dessa bolsa é o fato dela não ser privada. Com isso, o controle fica por conta de uma espécie de CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que nós conhecemos aqui.

Logo, temos uma capitalização de mercado de 4 trilhões de dólares através de empresas como a da Shangai Electric Power. Logo, há vários índices da bolsa de Shangai que são importantes: SSE 50, SSE 180, SSE 380 e SCI 300.

6 – Shenzhen Stock Exchange (SZSE)

E por incrível que pareça, nós temos mais uma bolsa asiática entre as principais bolsas de valores mundiais. É a de Shenzhen, que é um importante centro econômico mundial. Além do foco na tecnologia. É aquela região chamada de “Vale do Silício Chinês”.

A bolsa tem como principais papéis as ações das empresas Midea, BYD, Wanda Cinemas, AVIC Aircraft, entre outras. A capitalização é de 4,76 trilhões.

7 – Euronext

Vamos partir para a Europa agora. A Euronext é a maior bolsa de valores de toda a Europa. Ela é formada pela unificação das bolsas de Amsterdam, de Bruxelas e de Paris. Mas, isso é bem recente, sendo que aconteceu em 2.000.

Atualmente, tem uma capitalização de 4,3 trilhões de dólares. Logo, as duas empresas mais famosas da bolsa são: banco Santander e grupo Carrefour, além de Phillips e Heineken. Nessa bolsa, o principal índice é o CAC 40, mas também tem o BEL 20, o AEX, o ISEQ 20 e o PSI 20.

8 – Frankfurt Stock Exchange

A bolsa de valores de Frankfurt, na Alemanha, também tem o seu destaque. Pode não ser a maior, porém é vista como uma das mais eficientes do mercado. Isso pode ser visto através dos índices: Euro Stoxx 50 e Euro Bund Future.

A capitalização é de 1,8 trilhão de dólares e os principais nomes que temos por lá são: grupo Volkswagen e a Allianz.

9 – London Stock Exchange (LSE)

E já chegando perto do fim da lista das principais bolsas de valores mundiais agora temos a bolsa de Londres. Ela é uma das mais antigas e considerada a segunda maior bolsa da Europa. A capitalização é de 4,59 trilhões de dólares.

Entre os nomes mais conhecidos dos papéis, temos o da Evraz e da Barclays.

10 – Toronto Stock Exchange

O item 10 da lista que trouxemos aqui vai para aa bolsa de Toronto, no Canadá. O principal índice dela é o S&P/TSX. Atualmente, a capitalização é de 3,2 trilhões de dólares. O grupo Total é um dos principais nomes listados lá.

11 – Saudi Stock Exchange (Tadawul)

Ainda que a partir daqui as bolsas de valores citadas não estão entre as maiores do mundo, vale a pena conhece-las. A da Arábia Saudita tem uma capitalização de 2,39 trilhões de dólares. Ainda assim, ela é bem nova, desde 2007, sendo sediada em Riad.

12 – National Stock Exchange of India Limited (NSE)

A bolsa de valores da Índia, que fica em Mumbai, tem capitalização de 2,1 trilhões. Ela é de 1992.

13 – Brasil, Bolsa, Balcão (B3)

É claro que a B3 não está entre as primeiras maiores bolsas de valores do mundo. Porém, também não está entre as mais desconhecidas. Aliás, a gente só deixou para o fim porque sabíamos que você ia procurar esse tópico.

principais bolsas de valores mundiais

De fato, ela é a maior bolsa de valores da América Latina e é uma fusão da BM&FBovespa com a Cetip. A capitalização é de 3,77 trilhões. Ao menos, isso aconteceu em 2019. Inclusive, mesmo que você já saiba, considere que as principais empresas são: Petrobras, Vale, Magazine Luiza, Gerdau, Ambev, etc.

Não há posts para exibir