9 empresas na Black Friday da bolsa? Entenda o preço sobre valor patrimonial da ação

Na black friday que conhecemos, o preço dos produtos fica mais baratos, correto? Afinal, há promoções, descontos, cupons, frete grátis, etc. Mas, será que há uma black friday da bolsa? A resposta pode ser positiva se a gente entender o preço sobre valor patrimonial da ação.

Essa é uma fórmula que é resumida em V/VPA. Mas, se você nunca ouviu falar disso, saiba que está tudo bem, também. Abaixo, nós vamos mencionar um pouco mais sobre os assuntos. Assim, a ideia é mostrar que dá para fazer umas contas para saber quanto a ação está barata.

Aliás, saiba que para estudar uma ação barata na bolsa, a gente pode usar uma série de indicadores. Esse do V/VPA é apenas um deles. Nesse caso, temos uma métrica que indica quando uma ação está sendo negociada por menos do que ela vale.

O que é o valor patrimonial da empresa

Para começo de conversa, vamos entender o valor patrimonial da empresa. Logo, isso indica algo assim: “se a empresa fosse vender tudo o que possui e pagasse as dívidas que tem, então, quanto sobraria”? Obviamente, a resposta pode ser positiva e negativa.

Também como é óbvio, quanto mais positivo, melhor será. Afinal, essa “sobra” é vista como o valor patrimonial da companhia. Entendido? Bom, isso tem que ter ficado claro para você. Então, vamos repetir de forma bastante rápida e simples.

Se a empresa pegar tudo o que tem e pagar as contas, o que sobra é o valor patrimonial.

Visto isso, vamos para uma próxima parte, que é justamente a de entender a divisão para com o número de ações que ela tem. Essa conta final, inclusive, é o que vai gerar o preço sobre valor patrimonial da ação.

A fórmula V/VPA

A sigla você já entendeu, não é? P é de Preço. Depois, o VPA vem de Valor Patrimonial da Ação. Logo, a gente vai comprar o valor do patrimônio da empresa com o preço da ação no pregão atual. Assim, podemos ter vários resultados.

Logo, se o resultado for menor do que o número 1, isso quer dizer que temos nesse momento o mercado está olhando a empresa com menos valor do que ela tem, se a gente comprar os bens registrados no balanço. Então, isso poderia ser bom, não acha? Vamos entender…

  • Ação barata – a primeira interpretação que se tem é justamente a de que a ação está barata. Então, isso se torna uma oportunidade de comprar na baixa, pensando na valorização dela.
  • Ação desvalorizada – no entanto, isso também pode indicar que a empresa está em um momento difícil, por isso, a ação está desvalorizada. Inclusive, ela pode não se recuperar.

Sendo assim, o mais recomendado é que se faça um estudo além dos números. Primeiro, veja em qual setor ela está inserida. Depois, faça análises sobre outros indicadores. Pense também nos riscos e perspectivas dessa companhia.

Os números atuais

Pensando nessa questão do preço sobre valor patrimonial da ação, considere que algumas empresas podem até mesmo ter resultados negativos. Atualmente, 4 ações do Ibovespa tinham esses números ruins, sendo principalmente do setor de turismo.

Isso quer dizer que se elas fosse fechar a porta não teriam dinheiro suficiente para quitar as dívidas que possuem. Por outro lado, você quer saber quais as empresas que está sendo consideradas baratas nos dias de hoje?

Rico Corretora cita as 10 ações mais baratas pós-pandemia

Primeiro, lembre-se que esse indicativo sozinho não quer dizer muita coisa, exceto se você comparar com outros, ok? Assim, o que temos é um dos fundamentos para analisar uma compra ou venda dentro da bolsa.

Logo, o estudo que vamos mencionar abaixo conseguiu listar 9 empresas que fazem parte dessa espécie de black friday da bolsa. Veja quais são elas, considerando o nome da empresa, o ticker e o P/VPA em 13 de setembro de 2020:

  1. Embraer (EMBR3) – 0,35
  2. Cogna ON (COGN3) – 0,52
  3. Eletrobras (ELET3) – 0,67
  4. BR Malls Par (BRML3) – 0,77
  5. Banco do Brasil (BBAS3) – 0,79
  6. Cielo (CIEL3) – 0,88
  7. Metalúrgica (GOAU4) – 0,88
  8. Usiminas (USIM5) – 0,99
  9. Cemig (CMIG4) – 0,99

Essa foi a lista que encontramos na internet, no site da Clear Corretora. Agora, se você quiser entendendo um pouco mais sobre o preço sobre valor patrimonial da ação, vamos considerar aqui os valores menores, maiores ou iguais a 1. O que será que eles podem dizer?

Os resultados

De forma muito simples e rápida, de novo, saiba que todo P/VPA menor do que 1 indica que o preço das ações está barato. Ao menos, isso indica que dá para comprar a ação por menos do que o patrimônio da empresa vale atualmente.

Já se o valor está igual a 1, então, quer dizer que o preço das ações está exatamente igual ao valor patrimonial dela. Basicamente, não temos algo visto como “grande risco”. Mas, também não dá para falar em “oportunidade investimento”.

Por fim, se o P/VPA for maior do que 1, então, nós temos as ações caras, que custam mais do que o valor patrimonial da empresa. Logo, isso é uma referência ao mercado. Mas, ao mesmo tempo, também pode indicar uma empresa promissora.

Por isso, estudar apenas esse fundamento não é o ideal. Assim, aconselha-se então considerar ele junto com outros da análise fundamentalista antes de tomar uma decisão na bolsa.

preço sobre valor patrimonial da ação

A matéria original

A matéria que você acabou de ler acima foi adaptada de uma publicação inicial, que é do blog da Clear Corretora. A autora é Pietra Guerra e o conteúdo foi divulgado em 17 de novembro de 2020. Lembrando que as empresas citadas, com seus respectivos V/VPA, foram pesquisadas em 13 de novembro desse ano.

Não há posts para exibir