Para quem vende online – 4 análises para precificar um produto

PROPAGANDA

Se você vende algum tipo de produto online, isto é, pela internet, já deve ter se deparado com alguma dúvida sobre como precificar um produto, certo? Essa é uma dúvida muito comum que as pessoas têm, inclusive, os novos empreendedores.

E a verdade é uma só: você só vai conseguir encontrar o melhor preço para o seu produto quando fizer análises. Agora, a notícia boa é que essas análises não são tão complicadas como parecem ser. E quando se faz a escolha de análises certas, melhor ainda.

PROPAGANDA

Para quem vende online - 4 análises para precificar um produto

A gente separou 5 análises que você tem que fazer para encontrar o melhor preço para o seu produto que será vendido. E olha que levamos em conta uma série de opções disponíveis no mercado. Escolhemos não apenas as mais simples, como aquelas que mais dão resultado.

Afinal de contas, na hora de fazer estudos para produtos que serão vendidos online temos que considerar muita coisa. O seu lucro, por exemplo, é fundamental. Porque não vai adiantar precificar um produto e não ter lucro, né? Continue lendo e comece a estudar agora mesmo.

PROPAGANDA

1 – A análise do produto concorrente

Você não tem que imitar o preço do seu concorrente, ok? Não é isso. Não mesmo. Porque o seu concorrente tem o preço dele com base nos estudos dele. Ele pode ter comprado mais barato ou ter aberto mão do lucro, por exemplo.

Então, por que é inteligente estudar o preço do produto concorrente? Justamente porque isso pode ser usado de forma assertiva na hora de precificar o seu produto. Já vamos explicar isso!

Quando você tem em mente o preço do seu concorrente, você acaba estudando também outros fatores. Como o que ele tem de diferencial. Então, você fica sabendo sobre as falhas e as vantagens dele. E assim você pode pensar no seu produto também.

Então, se o seu concorrente vende o mesmo tênis da Nike que você por R$ 550 com frete grátis, você não pode vender o seu par por R$ 1 mil, né. Agora, uma variação de uns 20% até que é dita como comum e razoável.

O que você vai ter que ver é sobre as vantagens. Se o seu produto for mais caro, tenha vantagens. Ainda mais na internet, as pessoas têm tempo para buscar o custo-benefício dos produtos. E quanto mais cômodo e eficaz você for para elas, melhor.

Para quem vende online - 4 análises para precificar um produto

Price tag – vector icon in black on a green background.

2 – A análise do giro do produto

Você sabe o que é o giro do produto? É exatamente o quanto de tempo ele demora para ficar no seu estoque. Isso tem um custo porque o seu estoque também tem um custo. O que quer dizer que produtos que ficam muito tempo no estoque custam mais caro.

Ao menos, essa é uma tendência que pode ser seguida ou não. Geralmente, nas grandes empresas, é assim que funciona, ok?

Então, se você tem um produto que chega hoje e sai amanhã, aí você tem um custo menor para ele. E isso vai depender, também, do fato de você ter um estoque ou não. O recomendável é sempre ter para poder entregar rapidamente para o cliente, né.

Na teoria administrativa, o custo de um produto tende a aumentar a cada mês que ele fica no estoque. Você pode analisar isso também, quando for precificar o seu produto online.

3 – A análise do preço de aquisição

Mais uma das análises inteligentes que se pode fazer para precificar o seu produto é sobre o preço de aquisição. Esse é o preço que você paga pelo produto, independente se comprou pronto ou se mandou fazer ou se você mesmo fez.

Entenda que tudo tem um preço. Se você que fez o seu tapete para vender na internet, considere o custo do seu serviço e também dos produtos que foram usados, por exemplo. Ou se você compra de alguém, isso também tem um custo.

Aí que entram várias dicas para você conseguir fazer uma economia de dinheiro nessa hora. Você pode pensar em comprar em grandes quantidades, por exemplo. Claro que para isso terá que fazer um estudo bem feito, né.

Ou você pode optar por pagar tudo à vista. Geralmente, isso também gera um bom desconto. E é uma forma inteligente de você economizar na compra. Aí, você consegue ter mais lucro na venda ou vender mais barato para ter mais vendas também.

Por isso, analisar o preço de aquisição é bem importante e pode te ajudar muito.

Brechó Online – comprar roupas na internet à preços acessíveis

4 – A análise do público alvo

A última dica para precificar o seu produto é sobre o seu público alvo. O fato é que se você conhece para quem você vende, você tem mais opções de ter um bom valor. O que isso quer dizer? Que existem muitas formas de precificar um produto.

Por exemplo, você sabe que o seu cliente gosta de entrega rápida. Aí, você sabe também que ele gosta de comprar em várias quantidades de uma só vez. Depois, fica sabendo que ele sempre paga à vista. Bom, você tem na mão muitas informações importantes, né.

O resultado é que você pode até ter um produto um pouco mais caro do que o do seu concorrente. Mas, se você entregar rápido, em grandes quantidades e der desconto para pagamento à vista, você vai ter muita chance de vender para esse cliente.

Entende isso? Quando você conhece o público alvo você cria mais conexão com ele. Aí, você começa a pensar na venda exatamente para ele. Na internet, isso faz toda a diferença. E analisar o público alvo é fundamental para precificar o seu produto.

PROPAGANDA