Poupar Dinheiro – quanto mais você ganha mais você gasta? Erro Detectado!

Quanto mais eu ganho mas eu gasto… Já ouvimos isso várias vezes por aí. E você é uma das pessoas que falam isso ou que ouvem isso? Independente de qual seja, saiba que você tem toda capacidade para entender o que acontece.

E para fazer diferente em 2019. Esse pode ser o seu ano para economizar dinheiro, poupar dinheiro, investir dinheiro e caminhar, finalmente, para a riqueza!

Histórias do tipo que contam que os rendimentos aumentaram e que junto com isso os gastos também aumentaram é algo comum de se ouvir. Afinal, se o salário cresceu, mais necessidades também tendem a crescer, não é mesmo?

Mas, será que deveria ser assim?

Aliás, não é muito raro pessoas ganharem uma bolada na loteria ou de herança dos pais e, junto com isso, aumentar os gastos através de uma mudança no estilo de vida – a se partir pelo conforto de itens que nem sempre são necessários, como carros luxuosos.

E, com o tempo, sem inteligência financeira, o que acontece? Essas pessoas perdem tudo.

Você pode procurar no Youtube histórias como essas, que são comuns. E é bastante comum em pessoas que ficaram ricas de repente e depois (justamente por não ter educação financeira) naufragaram em mares de dívidas.

Então, a gente tem que ver o que está errado mesmo antes de temos muito dinheiro nas mãos.

E chegou a hora de falarmos um pouquinho sobre isso aqui no blog… Vamos lá.

Entendendo o Equilíbrio Financeiro

É importante a gente considerar que a riqueza tem a ver com o equilíbrio financeiro e isso não depende somente de quanto a gente ganha, mas, na verdade, é uma série de outros pontos que se tornam importantes quanto à isso.

Mesmo porque tem pessoas que ganham muito acima da média da população, mas estão sempre endividados. Por que? Oras, porque elas criam novas demandas ao menor sinal de que vão ganhar mais e aí já usam o dinheiro extra antes mesmo de ter.

Esse dinheiro extra, como do 13º salário por exemplo, que poderia assegurar lhes um pé de meia para poder realizar compras supérfluas, acaba sendo usado de forma incorreta e complicando a vida financeira da pessoa.

Simplesmente…. Por que ela não teve equilíbrio para estabelecer a sua vida com gastos e ganhos.

Geralmente, a pessoa compra aquilo que não precisa e no final falta dinheiro para pagar aquilo que ela precisa, como as contas domésticas, por exemplo.

Por outro lado, tem quem ganha menos que a médi da população, mas consegue se organizar tão bem (mas, tão bem) que no final de alguns anos, ela se sente segura financeiramente e consegue realizar viagens, fazer intercâmbios, comprar carros ou o que quiser com o dinheiro.

Tudo isso a partir do equilíbrio financeiro. Entende?

E se você quer ter a sua reserva de emergência ou a sua aposentadoria garantida, tem os seus investimentos e viver de renda, então, precisa saber de que lado está.

Assim sendo, a primeira pergunta a se fazer para quem gasta mais do que ganha é…

Você conhece os seus gastos?

Isso acontece com boa parte das pessoas que não consegue se organizar financeiramente.

É só perguntar para elas: onde você gasta dinheiro? Que elas não sabem a resposta. Pode ser que seja com os gastos domésticos? Com a pizza do sábado à noite? Com a academia?

Mas, o que elas não percebem é que a soma dos pequenos gastos também faz diferença no todo, em todo orçamento financeiro.

Muitas vezes a gente não conhece nossos gastos.

A primeira dica para quem quer parar de gastar mais a cada vez que começa a ganhar mais é conhecer para onde vai todo o seu dinheiro.

E, para isso, não tem segredo: você precisa anotar os seus gastos fixos e variáveis.

Faça isso ao longo de um mês e inclua nas anotações até mesmo aqueles que parecem supérfluos, como o cafezinho e o troco que você pegou em balas na padaria.

Tudo isso faz a grande diferença no final do mês.

A partir disso, será mais fácil anotar o que é desnecessário, o que pode ser cortado, diminuído ou evitado.

Comece a guardar o que tem a mais!

Agora, outra dica é a seguinte: guarde assim que receber algo a mais ou que os 10% do total do seu salário.

Isso é importante demais para sair da pobreza e começar a caminhar para a riqueza.

É o que todos educadores financeiros tendem a dizer sempre para que quem deseja guardar dinheiro.

E para definir quanto guardar ou onde guardar vai ser preciso ter objetivos financeiros na vida: comprar o carro mais novo, trocar de casa, viajar para o mundo, fazer intercâmbios ou se aposentar com 45 anos, por exemplo.

Não importa o motivo, desde que ele exista.

É importante também entender que sem guardar você não vai conseguir sair do lugar, tá bom? Desta forma, se houver oportunidade de ganhar mais no seu salário ou com os serviços extras, considere guardar e investir para que isso renda mais.

E, agora como está o seu emocional?

Outro ponto que faz muita gente gastar mais assim é por causa do sentimento de culpa. Então, essa é a última coisa que vamos falar aqui, ok?

Atente-se: as vezes o dinheiro se torna o nosso melhor amigo. Compramos coisas para deixar a tristeza de lado ou para comemorar as alegrias. Compramos quando estamos a toa ou quando o preço está bom. O fato é que, de um modo ou outro, sempre compramos e compramos!

Cuidado com isso.

O seu emocional, bom ou ruim, não deve resultar em compras porque essa é a principal armadilha para não te deixar enriquecer. Seja um pouco menos capitalista e compre apenas o que é necessário para viver e viva sem exageros!

Note que em poucos tópicos descritos acima vimos como é possível economizar dinheiro sem mudar o estilo de vida. A ideia é justamente essa: aprender a gastar o suficiente e não é toda hora que ganhamos a mais que devemos gastar a mais também. Você concorda?

Não há posts para exibir