Confira 10 dicas para poupar dinheiro na volta as aulas

ANÚNCIO

Todo mundo que tem filhos pequenos sabe o custo que existe na volta as aulas, né. Isso porque tem a compra de materiais, que acontece naturalmente. E hoje vamos falar sobre como dá para poupar dinheiro na volta as aulas de forma simples.

Considere que não é preciso tanto esforço. Mas, se você tem algumas boas ideias já vai conseguir poupar valores significativos. Continue lendo para saber como fazer isso sem precisa quebrar a cabeça.

ANÚNCIO

Confira 10 dicas para poupar dinheiro na volta as aulas

1 – ORGANIZAÇÃO

Ter organização financeira é o primeiro passo para poupar dinheiro na volta as aulas. Isso porque você vai ter uma lista de materiais a serem comprados, só que se não tiver uma organização pode acabar fazendo compras erradas.

A ideia da organização é justamente essa: te auxiliar para fazer compras mais assertivas. Após receber a lista da escola, estude-a. É a partir disso que você vai ter melhores ideias sobre o que comprar, como comprar e quanto pagar também. Continue lendo para saber mais.

ANÚNCIO

2 – PLANEJAMENTO

O planejamento é importante para que você não fure o seu orçamento financeiro. Pode ter a certeza de que o valor da compra dos materiais escolares vai ficar bem mais caro do que você imaginava ou havia previsto.

Por isso é que uma das dicas para poupar dinheiro na volta as aulas é ter uma ideia de quanto dá para gastar no mês. E é claro que dá para saber que comprar à vista é mais barato. Só que não adianta fazer isso se for para prejudicar o seu orçamento, ok?

3 – COMPRAS

Uma das dicas é se programar para este custo que vai existir no começo de cada ano ou depois das férias escolares. Outra coisa é pesquisar as promoções e dá para optar pela compra em atacado, junto com outros pais também.

Outra coisa é pensar em fazer compras online. Isso porque na internet os preços podem ser melhores. Mas, fique atento ao prazo de entrega e também ao custo do frete, o que pode fazer a sua economia perder valor. Atualmente existem plataformas que simulam os preços dos produtos de forma gratuita.

Além do mais, dá para considerar a compra online como acessível e barata porque evita que você tenha que gastar com combustível, estacionamento e você nem precisa sair de casa, né.

5 lições financeiras que você deveria ter aprendido na escola

4 – FILHOS

Essa não é bem uma dica para poupar dinheiro na volta as aulas, mas é uma dica de educação financeira. Assim sendo, considere que dependendo da idade dos seus filhos, eles vão poder participar de todo processo de compras.

A ideia é tornar isso divertido e agregar valor ao conhecimento dele. Agora, se você tem um filho pequeno demais ou que não consegue se controlar com o consumo, vale a pena pensar em outra alternativa mais eficiente.

5 – REAPROVEITE

A dica de ouro, que mais tem sido disseminada nos últimos anos, é a do reaproveitamento dos materiais. Assim sendo, sempre faça uma lista do que você tem em casa ou do que foi usado no ano passado e que pode ser usado de novo.

Existem muitos materiais que podem ser reaproveitados e isso significa uma boa economia de dinheiro, viu. Ponha na sua lista os lápis, canetas, bolsas, estojos, cadernos, mochilas e até mesmo as roupas, né.

Inclusive, tem escolas que ajudam na organização e venda de livros antigos, de alunos e ex-alunos. Isso torna possível economizar até mesmo na compra desses materiais.

6 – CUSTO-BENEFÍCIO

Mais uma das dicas temos o custo-benefício. Nem sempre optar pelo mais barato vai ser melhor. Porém, nem sempre o caro vai ser o melhor, também. Portanto, o resultado é analisar o custo-benefício.

Tem aquele ditado que o barato sai caro, né. Mas, nem todo mundo pode comprar o mais caro, que nem sempre vai ser o melhor. Então, teste vários produtos, de marcas diferentes e vai aprendendo com os anos. O ideal é ter um produto de qualidade e que não seja tão caro.

7 – LIVROS

Aqui não estamos falando dos livros paradidáticos que as escolas pedem, mas dos didáticos mesmos. Que são aqueles que, geralmente, são de livre e espontânea leitura das crianças. Esses livros podem ser comprados usados, em sebos e sites.

Então, pesquisa na internet os valores e nos sebos também. Um livro usado pode ter metade do preço de um livro novo. O que gera uma economia de 50% na compra, né.

8 – ROUPAS

Nem todas as escolas dão uniformes e tem umas que nem cobram isso. Mas, por outro lado, algumas escolas exigem tal vestimenta. Aí, também temos dicas para poupar dinheiro na volta as aulas. Isso quer dizer que dá para reaproveitar de outros alunos ou mesmo filhos.

Agora, se você tem roupas que não servem mais, faça doações ou trocas também. Evite ficar com roupas que não serão mais úteis e promova o consumo consciente e sustentável.

9 – TECNOLOGIA

Confira 10 dicas para poupar dinheiro na volta as aulas

Esse é um alerta! Tome cuidado com as novas tecnologias. Isso porque a escola, por enquanto, não pode exigir do aluno que leve computadores, notebooks ou tablets nas aulas. Aliás, o ensino sem eles é totalmente possível e até mesmo mais seguro.

Por outro lado, se você quer estimular a educação do seu filho com essa tecnologia, tente lembrar de datas mais propicias para as compras, como a Black Friday, por exemplo.

10 – NOTA FISCAL

Por fim, lembre-se da nota fiscal de cada compra. Ela vai ser importante para possíveis trocas e também para que você peça a restituição à Receita Federal. O documento fiscal deve ser dado em toda compra, independentemente do valor e você pode salvar na nuvem para evitar a perda.

ANÚNCIO