Saiba qual é o passo a passo para ter um post otimizado para SEO

ANÚNCIO

Uma das primeiras coisas que os empreendedores consideram quando vão trabalhar com marketing digital é sobre como escrever um post otimizado para SEO. O que acontece é que ao mesmo tempo que isso é simples de ser feito, também existem as regras para dar certo.

Então, quer dizer que um texto SEO tem que ser engessado e regrado? Não. Quer dizer que você pode usar técnicas para que ele fique bem posicionado no Google. Mas, isso não quer dizer que ele tenha que ser um texto chato de ler, por exemplo.

ANÚNCIO

Abaixo, trouxemos um passo a passo muito objetivo para você ler e entender um pouco mais sobre esse processo de criação de um artigo pensando em SEO. Confira.

O público

O primeiro dos passos para criar post otimizado para SEO no seu blog é você se atentar ao seu público. Obviamente, estamos falando de algo que o seu público precise ou queira, não é mesmo? É o que os especialistas chamam de “conhecer a dor do cliente”.

Então, o ideal é que você já saiba alguma informação sobre ele, como o estilo de vida, as dúvidas, os problemas, as necessidades, os gostos, os perfis. Etc.

ANÚNCIO

Um jeito de saber isso é fazendo pesquisas. Mas, você também pode procurar tais informações em fóruns, comunidades, mídias e redes sociais, blogs e até mesmo em uma conversa pessoal. Em cada resposta que o seu público der você terá uma ideia para a criação de um post.

A palavra-chave

O próximo passo é a escolha de uma palavra-chave que será usada. Afinal, se estamos falando em SEO estamos falando em palavras-chaves também. De modo geral, simples e focado, a recomendação é que se use 1 palavra-chave por postagem.

Mas, saiba que você também pode usar outras palavras-chaves de forma secundária, para complementar o seu conteúdo.

Nesse caso, a dica é você usar o próprio Planejador de Palavras-Chave do Google para descobrir quais as melhores expressões para você usar com base nas informações que você tem do seu público.

A palavra-secundária

E já que falamos dela, vamos trazer aqui mais um comentário. O uso das palavras-chaves secundárias é importante porque vai trazer mais qualidade para o seu conteúdo. Assim sendo, elas podem ser usadas em subtítulos, por exemplo.

O que você pode e deve fazer é usar o AdWords e o Google Trends para fazer buscas de sugestões para tais temas. Assim, você encontra sinônimos, sugestões e as tais palavras-secundárias.

O título do texto

post otimizado para SEO

Para um post otimizado para SEO você tem que pensar no título também. Tem gente que diz que é melhor pensar antes de escrever a matéria e tem quem dia que é melhor depois. A verdade é que isso vai depender da sua forma de criação, já que não há regra fixa para tal.

O que é importante saber é que no seu título precisa ter a palavra-chave. Aliás, é recomendável que ele não tenha mais do que 50 caracteres. Um diferencial pode ser o de incluir números ou expressões relevantes, como “passo a passo”, “guia”, “grátis”.

O primeiro parágrafo

Seguindo essa ordem de dicas importantes para criar um bom texto SEO, você também tem que considerar o seu primeiro parágrafo como sendo muito importante. Outro ponto que os especialistas concordam é que esse é parágrafo mais importante de todo conteúdo.

A dica é tentar usar palavras-secundárias ou palavras-chaves no primeiro parágrafo do texto. Mas, atenção: sem que ele fique chato de ler ou cansativo demais para o leitor. Combinado?

A continuidade do conteúdo

Após pensar no título e no primeiro parágrafo, saiba que você tem que dar continuidade no seu texto, que deve ter ao menos 750 palavras. A ideia é você ter um texto bom em SEO, mas que seja bom para quem leia também.

Pense sempre que você é o leitor e leia o seu texto. Se ele estiver saindo de forma leve e natural é porque você está no caminho certo. Para isso, seja objetivo e não crie parágrafos longos demais.

Aliás, a dica aqui é muito valiosa: apesar de você estar trabalhando em parceria com o Google, saiba que você está escrevendo para pessoas. O ideal é deixar o texto bonito e fácil de ler, mais do que estar otimizado para o Google.

Leia Também:

O texto comum e popular

Independente se você está escrevendo para advogados tributaristas ou para pessoas sem estudo, saiba que você deve ser entendido por todas elas. A regra é sempre ter um texto que seja ótimo para todos os níveis de pessoas. O seu conteúdo tem que ser acessível.

Inclusive, aqui vale a dica de você usar o seu bom humor, já que isso cabe em qualquer lugar. Aliás, isso deixa o texto mais leve e mais fácil de ser entendido também. A formalidade é boa em alguns casos, mas pode atrapalhar em outros. Portanto, cuidado com isso.

Para resumir esse tópico, o que a gente pode dizer é que você deve sempre conversar com o seu leitor ao escrever o seu texto. Mais tarde você pensa nas táticas para ter um post otimizado para SEO de forma mais técnica.

A releitura e revisão do conteúdo

post otimizado para SEO

Para terminar, saiba que é obrigatório fazer a revisão do seu conteúdo. Assim sendo, você pode contratar alguém para isso ou pode fazer por conta própria. Mas, saiba que tem que ser bem criterioso. Lembre-se que antes de tudo, o seu conteúdo precisa ser acessível.

Depois, em uma próxima releitura, pense no SEO que ele está apresentando. Inclusive, nessa hora lembre-se de inserir imagens, vídeos, links e gráficos.

ANÚNCIO