Saiba como usar essa planilha de gastos grátis da XP Investimentos

ANÚNCIO

A XP Investimentos é uma corretora de investimentos muito conhecida no nosso país. Recentemente, também está se tornando importante como divulgadora da educação financeira. Um exemplo disso é que disponibilizou uma planilha de gastos grátis.

Para incentivar as pessoas a baixarem o documento e, mais do que isso, a utilizarem desse instrumento de organização financeira, veja o que a XP diz: “Você só pode melhorar aquilo que você mede”. Esse é um baita de um incentivo, não é mesmo?

ANÚNCIO

Além do mais, a corretora ainda explica que o ciclo da riqueza é muito simples, sendo: Ganhar – Economizar – Investir. E resume isso tudo dizendo que “não é preciso adotar métodos complexo para medir o orçamento. Uma boa planilha de gastos é o suficiente”.

Como é a planilha de gastos grátis da XP

Antes mesmo de saber como baixar a planilha no seu celular ou computador e ficar sabendo um pouco mais sobre o investimento da XP nesse documento, vamos ver como ele foi criado, aliás, como ele vai funcionar para você.

Basicamente, a gente tem o lado das Receitas, dos Investimentos, das Despesas Fixas, das Despesas Variáveis e das Despesas Extras. Depois, a gente tem o saldo final. Nesse saldo, é feita uma conta automática entre tudo o que você ganhou e o que gastou.

ANÚNCIO

Além disso, você tem 12 abas seguintes que significam o mês do ano. Portanto, é uma planilha anual, que permite você saber quando conseguiu economizar mais dinheiro. E o mais legal é que ela é bem completa do ponto de vista dos detalhes.

Os detalhes

Por exemplo, do lado dos detalhes, a gente pode ver que em Receitas, a XP incluiu: Salário, Horas Extras, 13º Salário, Dividendos, PLR, Receitas com Imóveis, Reembolso Médico, outros. E do lado dos investimentos, temos: Ações, Tesouro, Renda Fixa, Fundos, Outros.

Já as Despesas são todas categorizadas. Do lado das Fixas, nós temos: Habitação, Transporte, Saúde, educação, Outros. Do lado das Variáveis, temos os mesmos itens, só que com gastos diferentes. Não entendeu? A gente explica.

Por exemplo, os gastos fixos com habitação podem ser: aluguel, condomínio, prestação da casa, seguro, diarista, mensalista. Já do lado dos gastos variáveis, a gente tem: luz, água, telefone, gás, TV a cabo, internet, celular, etc.

O mesmo vale para os gastos com saúde. Enquanto nos gastos fixos a gente tem: colégio, faculdade e cursos, do lado daqueles custos variáveis, a gente tem os medicamentos.

As vantagens de usar uma planilha de gastos

Um último tópico antes de chegarmos no ápice do conteúdo, que é para falar sobre como usar e baixar a planilha da XP, é sobre as vantagens de usar esse tipo de documento. Saiba que são várias, mas nós separamos as principais delas.

A primeira é o fato de que você consegue ver as oportunidades de reduzir os gastos excessivos. “Ao identificar as possíveis economias, você está dando o primeiro passo para uma estabilidade financeira”.

Outra coisa é sobre controlar o pagamento de dívidas. “Você certamente se espantará com o dano que os juros são capazes de causar na sua vida”. Além disso, você vai ver que se livrar de pendências menores é sempre uma boa ideia. Depois, criar a reserva é indicado.

Mas, sobre investir dinheiro, saiba que esse assunto ficará para outro conteúdo. Afinal, isso só poderá ser feito após você ter um ótimo controle dos gastos pessoais.

Como usar a planilha de gastos grátis da XP

Como toda planilha de gastos que a gente tiver acesso, saiba que o funcionamento é simples – assim como a forma de uso. Portanto, ela deve ser usada de forma disciplinar. Sendo assim, o seu trabalho vai ser o de informar e adicionar todos os gastos mensais – além da renda.

Para não esquecer das contas pagas ou dos gastos feitos no dia, a XP dá uma dica importante: “Geralmente, é possível encontrar uma listagem com as compras realizadas em detalhes no aplicativo do banco”.

Ah, e ainda vem uma segunda dica, que é uma das mais que mais fazem a diferença para essa sua planilha dar certo: os pequenos gastos. “É fundamental cadastrar até mesmo os gastos menores. Afinal, um cafezinho de R$ 3 todos os dias acumulam R$ 90 no fim do mês”.

E para fechar as dicas sobre o uso da planilha, vem o passo a passo:

  • Primeiro, faça o download do modelo de planilha de gastos grátis
  • Salve o arquivo no seu computador ou no seu celular em um local de fácil acesso
  • Abra o arquivo usando o editor de planilhas ou aplicativos preferidos
  • Leia os campos abertos e preencha de forma fiel

Logo, todas as informações, inclusive, a planilha da XP, podem ser encontradas no site da instituição financeira. O documento é gratuito.

Outra planilha de gastos grátis

Além dessa planilha de gastos que a gente citou acima, que foi feita pela XP Investimentos, a gente também tem outra ideia para você: que é uma da UOL Economia. É isso mesmo, o site também criou o seu próprio documento, que está disponível de graça para quem quiser baixar.

planilha de gastos grátis

A planilha e controle de gastos da UOL segue os modelos já conhecidos no mercado. Inclusive, ela foi montada junto com a Yubb e acabou sendo bastante aceita pelo mercado. Para usar, você só tem que baixar a planilha no seu celular ou computador e começar a usar.

A gente fez uma matéria completa explicando mais dessa planilha e você pode acessar quando quiser: saiba onde baixar uma planilha de controle de gastos gratuita.

ANÚNCIO