Saiba onde baixar uma planilha de controle de gastos gratuita

ANÚNCIO

Uma planilha de controle de gastos gratuita pode mudar a sua vida nesse ano que está só começando. Isso porque a partir dela você poderá ter um controle melhor do seu dinheiro, considerando receitas e despesas.

Para muita gente, isso pode ser feito em um aplicativo grátis de celular. No entanto, o que se sabe é que as planilhas do Excel permitem uma melhor formatação, mais flexibilidade para incluir ou retirar itens, além de também ser gratuito.

ANÚNCIO

Portanto, saiba que através desse controle você poderá entender exatamente tudo de como está a sua vida financeira. Basicamente, se houver excessos, você poderá cortá-los. Já se houver uma boa economia, você começa a investir para enriquecer.

Ficar rico, economizar dinheiro, aplicar… Tudo isso pode parecer algo distante da sua realidade hoje em dia. Mas, saiba que o seu primeiro passo deve ser o controle de gastos. Depois, com isso em ordem, a sua vida financeira vai fluir mais leve.

A planilha de controle de gastos

Sabendo disso, você pode estar interessado em saber onde está essa planilha de controle de gastos gratuita. Saiba que atualmente existem vários modelos, todos do Excel ou de outros programas que também podem ser baixados de graça.

ANÚNCIO

Mas, o fato é que vamos citar aqui uma planilha que foi criada e divulgada pela UOL Economia. Ela é ótima para ser usada e tem toda a flexibilidade que você precisa ter para inserir ou retirar lacunas com base na sua vida financeira pessoal.

Sem deixar o mérito de lado, temos que destacar que ela foi montada em parceria com a Yubb e pode ser baixada até mesmo em celulares. Aliás, confira a recomendação:

“Após ter o documento, para abrir basta você ter um aplicativo de leitura de planilhas, que pode ser o Excel da Microsoft ou o Planilhas Google. Ambos estão disponíveis para iOS e Android.

Descubra 10 maneiras de anotar os gastos no celular e controlar as finanças

Os termos usados

Antes de explicarmos mais sobre essa planilha de gastos, vamos considerar algumas nomenclaturas que aparecem no documento. Você precisa entender o que elas significam para começar a anotar agora mesmo.

RECEITAS é todo dinheiro que entra na sua conta e na sua vida. É o salário, é o reembolso, é o dinheiro extra, o aluguel, a pensão, o benefício, prêmios, etc. Já INVESTIMENTOS são os recursos que você aplica, como na poupança, na previdência, no banco, na corretora.

Tem ainda as DESPESAS FIXAS, que são gastos que devem ser pagos mensalmente. Por exemplo, o aluguel, o condomínio, os impostos, a mensalidade da escola, o plano de saúde, etc. E DESPESAS VARIÁVEIS são os outros gastos, como com água, luz, combustível.

A divisão da planilha

A UOL optou por dividir a planilha de um jeito muito interessante. Além das categorias citadas acima, você vai ver em outras colunas que tem os meses do ano.

Aliás, há uma dica interessante: se você não souber onde o gasto entra pode decidir por conta própria ou criar uma nova categoria. Só se lembre que você deve manter isso nas próximas anotações que for fazendo.

Além dos meses do ano, saiba que um diferencial é que o documento já está com todas as fórmulas que serão usadas. Por exemplo, a fórmula de somar os gastos de uma mesma categoria. No final, também tem a soma do gasto anual.

Outra coisa bem legal é que você pode ir adicionando as abas conforme os anos passam. Assim, você poderá observar a mudança no seu perfil financeiro.

Os gastos adicionados

Saiba onde baixar uma planilha de controle de gastos gratuita

Abaixo, separamos as principais categorias e gastos que estão incluídos na planilha, lembrando que você também pode adicionar novos. Ok? Confira as opções que já vem de “fábrica”.

RECEITAS

Em receitas, a UOL inseriu o salário, o 13º salário, as férias, os reembolsos.

INVESTIMENTOS

Já em investimentos, temos o Tesouro Direto, a Renda Fixa, as Ações, a Previdência Privada, os Fundos de Investimentos.

DESPESAS FIXAS

Já as despesas fixas são subdivididas. Por exemplo, temos os impostos (IPVA, IPTU), a moradia (aluguel, condomínio, seguro), a saúde (plano de saúde), a educação (colégio, escola, faculdade, cursos) e o transporte (seguro do carro).

DESPESAS VARIÁVEIS

As despesas variáveis também possuem essa subdivisão. Sendo que temos moradia (luz, água, telefone, internet, gás, TV, manutenção), saúde (medicamentos, dentista), transporte (combustível, estacionamento, manutenção), alimentação (supermercado, restaurante), lazer (viagem, cinema, teatro), compras (vestuário, presentes), extras (cuidados pessoais, academia).

Saiba como montar uma planilha de gastos para mobiliar o apartamento

Como usar a planilha de controle de gastos gratuita

A primeira coisa é baixar a planilha. Depois, você já vai poder começar a usar porque ela vem destravada, sendo que você só precisa ter um leitor, como já explicamos.

No entanto, não adianta baixar e deixar para anotar tudo no final do mês porque você não vai lembrar tudo de cabeça. Exceto se guardar todas as notas e cupons fiscais, o que não costuma dar certo. Portanto, vá anotando diariamente os gastos e preenchendo as colunas.

Isso vai te permitir ter uma visão melhor de como está o seu orçamento. Você vai ver que muitas vezes os investimentos vão estar zerados, o que pode indicar que você deve se preocupar mais com isso.

Aliás, outras vezes vai ver que os gastos em lazer estão altos demais. Nesses casos, vai notar que é hora de diminuir esse custo de vida. É através dessas análises do seu controle que você vai ter mais chance de mudar de vida e enriquecer.

ANÚNCIO