Planejamento Financeiro é solução para ter a grama verde!

Você com certeza já ouviu falar daquele ditado que a grama do vizinho é mais verde que a sua, não é mesmo? Será que isso vale para as finanças também?

No fundo, todo mundo sempre acha que o vizinho está ganhando mais porque tem um carrão na garagem ou porque vai viajar para a Europa todos os anos.

É um ditado muito comum que a gente acaba várias vezes acreditando. Só que pode ser visto também com como um erro, já que estamos olhando a vida das outras pessoas e achando que aquelas pessoas são mais ricas do que nós podemos ser.

Será que elas têm mais dinheiro ou será que tem uma renda melhor? Será que tem um trabalho que ganha mais ou tem uma condição de vida, no geral, melhor do que a nossa? Herança? Loteria? Sorte?

Só que também tem outra frase interessante para quem vê a grama do vizinho sempre verde.

– A gente normalmente julga o nosso trabalho pelos bastidores e julgamos o trabalho dos outros pelo palco!

Resumidamente, assim, a gente sempre tem a sensação de que a grama do vizinho é mais verde. Só que a nossa também pode ser. Entenda mais sobre o planejamento financeiro e saiba como deixar a sua grama mais verde!

A sensação

Planejamento Financeiro é solução para ter a grama verde!

A sensação acontece porque a grama do vizinho é mais verde quando olhamos apenas a grama, com uma visão polarizada nossa.

O que a gente vê, no fim das contas? Viagens, tênis novo, carros, passeios…

Só que a gente não vê como ele conseguiu tudo isso e quais esforços foram feitos para tal objetivo alcançado na vida desses vizinhos.

Então, é isso que a frase diz: você não vê o bastidor, você vê só o palanque. E é aí que está o erro!

Isso porque quando se trata de educação financeira e investimentos, principalmente educação financeira para adultos, o que a gente tem que levar em consideração?

Que aquilo que a gente enxergando e aquilo pode nos distrair também pode criar uma distração na medida em que a gente começa a colocar alguma das nossas prioridades em segundo plano.

Isso porque aquilo que a gente está enxergando pode nos seduzir de maneira a querer ter uma vida um pouco diferente para poder usufruir dentro daquilo que a gente está vendo na grama verde do vizinho.

Portanto, temos que tomar muito cuidado com isso!

No longo prazo, como você não está vendo o bastidor do vizinho, você está vendo o seu apenas e, por isso mesmo, não sabe diferenciar os esforços e os sofrimentos.

Quando a gente fica vendo só o palanque, às vezes, a gente pode ter uma falsa sensação de que estamos atrás dos nossos vizinhos.

Só que na verdade esse negócio de estar atrás ou na frente é uma grande bobagem.

As particularidades

Cada um tem a sua vida, cada um tem a sua trajetória e o importante é você seguir o seu caminho focado naquilo que você quer atingir, na sua felicidade, nas coisas que você valoriza.

Bom, mesmo que a sua grama ainda não esteja tão verde quanto à do seu vizinho, você tem que aprender a entender os motivos que levou ele à chegar nesse ponto.

E deve considerar também o seu esforço para o seu objetivo. Talvez ainda demore um tempo para você ter uma grama verde assim. É uma questão de análise!

Então, quando você fica muito tentado a olhar a grama do vizinho, isso te distrai, te tira do foco e aí você se distancia do seu objetivo e a sua grama parece que nunca fica verde.

A questão é que se você tiver a educação financeira necessária e não somente a educação no aspecto técnico, mas no aspecto comportamental vai ter melhores condições de conduzir o seu caminho até a felicidade.

O que você tem que fazer é pegar essa mentalidade que a gente sempre fala e levar para o seu dia a dia!

Certamente, você vai construir ao longo do tempo a sua jornada de maneira sólida.

E você vai alcançar a sua grama verde, no seu próprio quintal, com toda a tranquilidade do mundo.

Os investimentos

Planejamento Financeiro é solução para ter a grama verde!

Quando a gente fala em investimentos, não estamos falando apenas em financeiros, mas também nos profissionais e pessoais.

O caminho e a forma de você solidificar a sua trajetória sem ficar com essa besteira de olhar a grama do vizinho, que parecer ser mais verde, é importante para você.

A riqueza, a liberdade, a independência financeira são coisas que você vai construir do seu jeito, do seu único jeito particular, através do aprendizado, da educação financeira e da pavimentação dessa estrada que você vai percorrer!

Só que essa estrada é totalmente personalizada. Cada um tem a sua estrada da riqueza.

É você na sua essência.. É você no íntimo… É você que constrói sua grama.

Tudo isso tem a ver com a sua forma de compreender e se relacionar com as pessoas e com as suas escolhas.

Então, a educação financeira tem esse papel. A mentalidade correta de finanças tem esse papel. que é o papel de te guiar pelo seu próprio trajeto.

E se você seguir isso, você certamente vai alcançar o seu objetivo e vai ter a sua grama verde também.

Qual é a dica aqui?

Não deixe de estudar, não deixe de ler sobre finanças, sobre investimentos, ver os canais, ver as fontes de informação porque isso tudo vai ser importante para você ter a sua grama verde de forma mais rápida ou mais lenta.