Relembre 7 pirâmides financeiras famosas e aprenda a evita-las

ANÚNCIO

Você pode até estar achando engraçado entrar em uma matéria que cita as pirâmides financeiras famosas aqui nesse blog. Esse site é focado em ensinar sobre controle financeiro e investimentos. E, por isso mesmo, é contra esse tipo de negócio que vem de pirâmides.

Mas, a nossa ideia é justamente a de informar. Ao aprender sobre a história de grandes e infelizes pirâmides, a gente acredita que você vai se tornar mais educado para evitar esse tipo de negócio no futuro. Portanto, trata-se de mais uma lição de educação financeira.

ANÚNCIO

Assim sendo, note que temos aqui exemplos a não serem seguidos, mas dá para aprender muito com eles, ok? A lista abaixo é conhecida no mundo todo. Conheça-a!

1 – Bernie Madoff

Todas as vezes que você ouvir falar de uma pirâmide financeira, você vai ouvir falar também de Bernie. Ele é considerado o maior caso de todos e sempre está na história que explica esse tipo de negociação.

Madoff cuidou por mais de 15 anos do dinheiro de famosos, de pessoas investidoras e também de instituições privadas. Ele fazia promessas sobre rendimentos mensais de 1%. No entanto, ele acumulou uma dívida de mais de 65 bilhões de dólares.

ANÚNCIO

Bernie foi preso em 2008 e pegou uma pena nada leve, de 150 anos. O resultado pior foi outro: seu filho, Mark, teve um suicídio 2 anos após a prisão decretada. Em 2017 foi lançado o filme “O Mago das Mentiras”, interpretado por Robert de Niro.

2 – James Matthew Merrill

Outro nome famoso na lista das pirâmides financeiras famosas no mundo todo é a TelexFree. Mas, quem está por trás é Merrill. A negociação acontecia através de um aplicativo de celular, que funcionava por Voip, através ligações telefônicas por internet.

James assumiu essa fraude à justiça de Massachusetts no ano de 2016. No Brasil, a empresa chegou a ser uma patrocinadora de times de futebol. Mas, no início de 2019 chegou à falência.

3 – Jerson Maciel da Silva

Jerson também está entre os casos mais novos de pirâmides. E o caso é nacional. Tudo aconteceu quando algumas pessoas (mais de 40 mil) optaram por investir na criação de avestruzes lá em Goiás.

Aí, a empresa Avestruz Master prometia resultados em 18 meses. Isso resultou na venda de 600 mil aves. No entanto, a empresa faliu em 2005 quando o presidente, Jerson, foram presos. As vítimas foram indenizadas.

4 – Charles Ponzi

Agora, vamos começar a falar de casos mais antigos. Ainda assim, são parte da história e fazem parte, inclusive, das pirâmides financeiras famosas. Ponzi é um deles e aconteceu em 1920, quando surgiu um investimento muito promissor.

A promessa era de 50% de rendimento em apenas 45 dias ou 100% em 3 meses. Ponzi era um italiano que convenceu milhares de americanos a comprar cupons postais estrangeiros e trocar por selos americanos a valores maiores.

Em 6 meses, o esquema entrou em falência. Além disso, Ponzi foi preso e deportado para a Itália antes de mudar para o Brasil. Ele morreu em 1949. E Ponzi, atualmente, é sinônimo de pirâmide.

Ganhar Dinheiro com Pirâmide Financeira? Guia Completo Para Não Cair Nessa

5 – Paulo Roberto Andrade

O nome é brasileiro e você já deve ter identificado ele por aí. Essa história também é bem conhecida aqui do nosso país. E aconteceu em meados de 1990. O caso ficou bem famoso porque foi anunciado nos intervalos da novela da Globo, o Rei do Gado.

As Fazendas Reunidas Boi Gordo anunciavam rendimentos de 42% em 18 meses a partir da comercialização de bezerros. Isso feriu mais de 30 mil pessoas e um valor de 4 bilhões de dólares. Andrade era o mentor do esquema e foi multado em 20 milhões de reais.

Relembre 7 pirâmides financeiras famosas e aprenda a evita-las

6 – Maria Branca dos Santos

Maria também foi uma inventora “maléfica”. Ela criou um esquema que tinha um processo no qual os investidores ganhavam 10% ao indicar novos investidores. Assim, os novos clientes faziam empréstimos a juros bem altos.

Isso tudo aconteceu entre 1970 e 1980, mas desmoronou. A Dona Branca, como ficou conhecida, foi presa em 1984, sendo condenada a 10 anos de cadeia. A pena foi reduzida e ela morreu em 1992, na miséria.

7 – Ioan Stoica

A nossa última indicação das pirâmides financeiras famosas, que você deve conhecer para ficar mais esperto e não cair em negócios como esse, é a do Ioan, que aconteceu na Europa.

Dessa forma, ele convenceu quase a metade da população romena a entrar na Caritas. Caritas também é uma pirâmide que prometia a multiplicação em 8 vezes da quantia aplicada. E isso em 3 meses. Porém, o resultado foi de 5 bilhões de dólares em prejuízo.

ANÚNCIO