Pessoas continuam trabalhando depois dos 60 anos. E você, está preparado para ter uma aposentadoria milionária?

A busca pelo “incremento” da Renda da Aposentadoria é derivante de vários fatores, e mais recentemente, podemos citar também a crise econômica, o envelhecimento do país e os entraves da Previdência Privada (INSS). Isso fez com que vários aposentados voltassem ao mercado de trabalho por conta própria, seja com uma franquia, uma empresa ou um negócio “informal”, na maioria das vezes, com a prestação de serviços.

Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa “Perfil do Microempreendedor Individual”, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o número de Microempreendedores com mais de 50 anos aumentou 6 vezes, desde 2011, quando foram registrados 163.366 empreendedores. Os últimos dados da pesquisa são de 2015, quando foram contados mais de 950 mil empresas com pessoas desse perfil.

E, se tratando de perfil, a pesquisa concluiu também que a maior parte dos aposentados que abrem o próprio negócio recorrem à uma área na qual já possuem experiência. “Muitos já fizeram carreira e acabam se tornando mentores, consultores ou investidores”, afirmou Fabiano Nagamatsu, do Sebrae. Quem não tem especialização recorrer aos cursos. “Observamos um grande aumento de pessoas da terceira idade em nossos cursos”, conclui.

Para ilustrar esse cenário, o Estadão encontrou duas personagens. A primeira é a Rita Junk, que trabalhava em um banco, mas foi dispensada. “Comecei a mandar currículos e não tive nenhuma resposta. Nunca trabalhei com vendas e achava que não tinha jeito, mas fiz alguns cursos e comecei a vender peças de roupas e calçados para os amigos e amigos dos amigos”, ela diz. Hoje ela conta com uma loja online e fatura cerca de 2 mil reais com a Sempre Bella by Rita Ju.

3 perguntas que podem resolver os seus problemas com o dinheiro e com a aposentadoria

Maricy Costa também migrou do banco para as vendas. Hoje, ela comercializa produtos da Jeunesse, de cosméticos e suplementos alimentares. “O que me atraiu foi a possibilidade de construir uma renda vitalícia”, comenta. Ela teve um investimento inicial de 800 reais e atualmente tira 1,8 mil reais por mês. “Agora quero levar meu marido para conhecer a Disney, algo que não estava nos meus sonhos e agora está”.

Outros casos como esses também foram divulgados recentemente, pelo G1. Rosinalva Barbosa, por exemplo, faz confecção em panos de prato. “Fico bordando, faço crochê e isso me ajuda muito. Só com a aposentadoria não dava, tem que fazer alguma coisa para complementar”. Aldair Ribeiro também tem essa opinião e montou uma barbearia próximo à casa dele, em Tocantins.

Pessoas continuam trabalhando depois dos 60 anos. E você, está preparado para ter uma aposentadoria milionária?

Reprodução: Google

Se esses casos estão dando certos, muitos outros podem dar e a única recomendação dos economistas é saber fazer tudo com um bom planejamento, como diz Mauro Vilela.

Poucos Brasileiros Estão Preocupados com a Aposentadoria e o Futuro Financeiro

“Com a queda da renda das famílias em meio à crise econômica, muita gente que antes não trabalhava agora precisa levar uma renda para casa”, afirma Alison Oliveira, economista e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A expectativa média de vida do brasileiro também influencia nesses números. “O cenário de idosos empreendendo deve se manter independente da crise, pois o país está ficando cada vez mais velho. Temos ainda os impasses da previdência, que deverá sofrer reformas, mobilizando quem não se planejou financeiramente”, afirmou Fabiano Nagamatsu, do Sebrae.

Preocupado com o INSS? Conheça 3 opções de investimentos que oferecem renda de mais de R$ 1 milhão na aposentadoria

E sobre se planejar financeiramente, outra pesquisa apontou que 66% dos brasileiros não se preparam para esse futuro. Essa pesquisa, feita pelo SPC, chama-se Educação Financeira no Brasil e mostra que apenas 35% dos entrevistados não se preparam de nenhuma forma para a aposentadoria, enquanto que 31% dizem que até se preparam, mas sem planejamento. 34% afirmaram que usam a poupança para tal plano, depois, vem a previdência privada, os fundos de investimentos, ações e imóveis.

Outro dado da pesquisa mostra que mais de 60% dos brasileiros, provavelmente, vão chegar à aposentadoria dependendo apenas da aposentadoria oficial, do governo, que, vamos combinar, é pouco dinheiro. Assim, os consultores afirmam que, a única saída, vai ser diminuir o padrão de vida e equilibrar as contas.

Pessoas continuam trabalhando depois dos 60 anos. E você, está preparado para ter uma aposentadoria milionária?

Reprodução: Google

Aliás, você nem sabe onde vai estar daqui a 30 anos, não é? Talvez não devesse pensar assim. Mesmo porque poupar dinheiro para o futuro, não exige muito, pelo menos, não mais do que 10% da sua renda líquida atual.

Como poupar dinheiro para uma aposentadoria vitalícia?

É importante guardar o seu dinheiro e não ficar a mercê do governo. Como fazer isso? Investimento. É só investir um pouco e isso é bem mais fácil do que você imagina. Nesse tópico separamos as 3 melhores dicas de Como Poupar Dinheiro para a Aposentadoria.

1 – Começar Cedo

Quanto mais cedo começar, menor precisará ser o investimento. Para Eliane Habib, que é planejadora financeira, o ideal é começar assim que entrar no mercado de trabalho, mas, se você já trabalha algum tempo e ainda não deu o primeiro passo, não tem problema. Afinal, o importante é começar.

“Esqueça a Previdência Privada e use fundos com taxas baixas, tais como o CDB ou Tesouro Direto”. Salientando que taxas baixas tem que ser menores do que 1,5%, por exemplo.

5 questões importantes sobre a Previdência Privada: Ter ou não Ter, eis a questão!

A dica da educadora é: se você tem menos de 25% anos pode poupar entre 10 e 20% da sua renda mensal. A cada 10 anos, aumente o valor em 10%. Se você tem mais de 25 anos e menos de 45, o melhor é investir, pelo menos, 40% da renda do mês. “Os jovens podem investir porcentagens menores, já os mais velhos precisam considerar melhores valores, mas que, também não comprometa o orçamento”.

2 – Investir à Longo Prazo

Essa é a melhor alternativa. A aplicação, inclusive, pode ser feita de acordo com o perfil do investidor. A Bolsa de Valores, por exemplo, pode ser vista à longo prazo, o que pode gerar uma rentabilidade mais expressiva do que uma Renda Fixa. Já a Renda Fixa é um investimento mais conservador e um dos mais indicados pelos especialistas, já que não tem o mesmo risco das ações, mas tem boas rentabilidades. (Ainda mais se comparado com a previdência privada e a poupança).

Nesse caso, o Tesouro Direto é super indicado, já que tem pouco risco e boa rentabilidade, como já dito. Nele, você pode se basear, por exemplo, na taxa Selic, que é a taxa básica de juros do Brasil. Outras opções são LCI, LCA, LC, entre outras.

Esqueça a poupança e aprenda a investir seu dinheiro no Tesouro Selic

3 – Considere seus gastos

A aposentadoria não deve ser algo abstrato e você precisa levar isso em conta. Então, não poupe apenas se der ou se sobrar dinheiro no final do mês. Inclua no seu orçamento, faça contas e corte o que for supérfluo. Com o tempo, o plano de saúde e os medicamentos podem ser gastos mais constantes, então, previna-se já.

Por último, a dica da educadora é poupar também outros recursos, como outras fontes de renda, bônus ou prêmios. “Independente da escolha, o importante é guardar o dinheiro para ter um futuro estável. Por mais que acredite que não tenha dinheiro o suficiente, cada centavo que investir hoje vai fazer diferença daqui uns anos e saiba que economizar dinheiro nunca é um erro”.

Entenda as mudanças na previdência e a importância do Mercado de Investimentos

A PEC 287/2016 apresenta proposta que prevê a reforma previdência. Com as novas regras, a o contribuinte será afetado, seja com a idade mínima (que deve subir para 65 anos) ou com o tempo de contribuição, por exemplo. Se para quem já está com uma idade avançada não é bom, para os jovens, também não. Então, todos os especialistas concorda que é super indicado pensar no futuro tranquilo financeiro, sem estar atrelado APENAS ao INSS.

Pessoas continuam trabalhando depois dos 60 anos. E você, está preparado para ter uma aposentadoria milionária?

Reprodução: Google

Veja alguns trechos de Marcelo Caetano, secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, que foi ditos no inicio do mês passado, quando a PEC veio à tona.

  • “Sobre a regra permanente, em vez de fazer várias reformas em função do avanço da demografia, a PEC vai ajustar automaticamente a idade de 65 anos. Se a expectativa de vida crescer, a idade da aposentadoria cresce junto”.
  • “A gente tem que reformar a previdência justamente para manter a previdência”.
  • “O processo de envelhecimento no Brasil é tão intenso que, no futuro, devemos ficar mais velhos que os EUA”.

E daí que surge a importância de investir no mercado financeiro. “É possível ser um investidor conservador ou arrojado”, comenta Rafael Marino, especialista do mercado. “Basta escolher os produtos que mais satisfaçam os anseios. O interessado pode encontrar, por exemplo, um corretor de valores, que, normalmente, são credenciados na BM&Bovespa e, além disso, poderão dar suporte para os investimentos públicos, como o Tesouro”.

Outro comentário de Mariano é sobre conhecer o mercado de não deixar “tudo a Deus dará”. “Mesmo que tenha uma boa corretora para fazer tais procedimentos, é importante que o investidor saiba o que está acontecendo, isso vai deixa-lo mais seguro e, assim, ele poderá tomar decisões também”.

Nova Reforma da Previdência? Invista 10% do seu salário e garanta sua aposentadoria sem depender do INSS

São várias opções, como as de curtos prazos com regaste rápido, ou as de longo prazo, com valores que serão resgatados apenas no futuro. Ao conhecer o mercado, o investidor saberá qual a necessidade e a importância de juntar dinheiro para comprar um bem à vista ou ter um futuro mais seguro. “O crescimento dos investimentos no mercado de capitais é exponencial”.

Como já vimos, o mais indicado são as Ações e as Rendas Fixas. No entanto, vale saber também que um balanço feito pela FenaPrevi (Federação Nacional da Previdência Privada e Vida) mostrou que os aportes nesses planos tiveram um aumento de mais de 24% nos últimos tempos. “Estamos assistindo a uma recuperação no volume de novos depósitos para a acumulação de recursos de longo prazo com foco na aposentadoria”, diz Edson Franco, presidente da Entidade.

Pessoas continuam trabalhando depois dos 60 anos. E você, está preparado para ter uma aposentadoria milionária?

Reprodução: Google

Ideias para Economizar Dinheiro

Se você ficou preocupado e quer começar logo a economizar dinheiro, temos alguns links e algumas dicas importantes. Além disso, se você tem alguma doença e, mesmo que não julgue grave, saiba que pode ter alguns benefícios na hora de comprar um carro. LER, Escoliose e Hérnia de Disco, por exemplo, podem fazer valer esse desconto.

Outra dica, que foi anunciada recentemente, é que a conta de luz não terá cobrando extra em fevereiro, conforma disse a Aneel.

Veja, agora, algumas matérias que publicamos e que, com certeza, vão te ajudar a economizar um bom dinheiro!

Com informações do Estadão, G1 e IG