Descubra como se planejar para uma perda de emprego

O medo de perder o emprego é algo muito comum na vida dos brasileiros – até mesmo na vida de quem tem um trabalho há bastante tempo ou de muita importância.

Quando o assunto é o mercado de trabalho, os especialistas dizem que todo mundo é importante no seu trabalho. Porém, ninguém é único ou insubstituível.

Agora, você sabe por que você tem um medo de perder o emprego? Podem ser vários os motivos, como a tal da crise financeira, que afeta a economia e muitas empresas diariamente.

São demissões atrás de demissões. E o resultado é gente desempregada e financeiramente endividada. Mas, nós não estamos aqui para falar disso.

A falta de organização financeira

Na verdade, vamos focar em um dos motivos que causam o medo de perder o emprego: a falta de organização financeira. Porque quem é organizado até pode ter medo, mas é menos e isso permite tomar as melhores decisões.

Naturalmente, você tem esse medo porque você está colocando  a sua vida financeira nas mãos de um terceiro. O que é um baita de um erro.

Ah, e quem seria esse terceiro? O seu empregador.

É ele que vai tomar as decisões do tipo demitir alguém, não é mesmo? Só que essas decisões que ele toma interfere na sua vida. É normal. Mas, se você está bem organizado. Essa interferência não causa tantos danos.

Uma coisa é você estar sem dívidas e ser demitido. Outra coisa, bem pior, é você ser demitido com um monte de boletos a pagar no cartão de crédito.

Entende a diferença disso?

Você está colocando a sua vida nas mãos do governo, que pode aprovar a reforma da previdência. E também está colocando na mão da empresa que você trabalha, que pode te demitir a qualquer momento.

E esse é o erro: colocar a sua vida na mão de terceiros.

Então, o fato de você ter um medo de perder o emprego está associado diretamente à sua incapacidade nesse momento de se organizar financeiramente para se blindar desses terceiros.

Você tem que se se tornar forte diante de situações como essa, que podem afetar qualquer pessoa, até mesmo quem é o melhor funcionário do mundo.

E como fazer para perder esse medo?

Descubra como se planejar para uma perda de emprego

Note que se você é uma pessoa que já fica pensando em receber o seguro-desemprego se for mandado embora, você está no caminho errado.

Esse benefício pode ser bom para você – mesmo porque é de direito seu. No entanto, você não tem que depender única e exclusivamente disso, ok?

A primeira coisa que você tem que fazer é ser organizado financeiramente e isso vai te deixar com menos medo e também menos dependente.

Não adianta nada você ser uma pessoa que sai comprando tudo que vê pela frente, parcelando em 10, 12 ou 24 vezes… Por exemplo. Obviamente, esse é o melhor exemplo da falta de organização.

“Ah, mas isso não cabe no meu orçamento”. Se não cabe, não compra. Simples assim.

Agora, saiba que vai caber no seu orçamento se você tiver renda para isso ou se for organizado e planejar a compra. Entendeu?

E se você não tiver para isso? Então, você vai lá e parcela o negócio em 20 meses e fala assim “Nossa, que maravilha, eu vou ter como pagar porque as parcelas são baixas”.

E aí, o que acontece no dia seguinte que você faz essa compra? Você começa a ter o medo de perder o emprego porque você tem contas a pagar.

Exemplos

“Ah, vou comprar um carro financiado porque não tenho todo dinheiro para comprar á vista”. Aí, o que acontece? Aumenta o seu medo de perder o emprego. E por quê? Porque o empregador é o malvadão? Não! Porque você está usando um dinheiro que você sequer ganhou!

Entende a lógica disso?

Todo financiamento, empréstimo e crédito vão te fazer ter medo de perder o emprego porque você terá “contas a pagar”, “parcelas a pagar” e “uma dívida com o banco” por muito e muito tempo.

Você está contando com a grana que não chegou ainda, que você ainda não tem e isso é péssimo, amigo!

Então, quando você faz isso, você está assumindo esse risco e somente elevando o seu risco de ficar exposto a uma perda de emprego. Por isso, é normal e até “certo” ter medo de perder o emprego.

Diminua o consumo e se organize!

Uma pessoa que tem as finanças organizadas, ela elimina os financiamentos, ela elimina também os parcelamentos e nem pensa em usar o limite do cartão de crédito em 10 vezes.

Isso porque essas coisas fazem com que ela dependa ou tenha medo excessivo de perder o emprego.

Cara, é só olhar as pessoas que sabem investir dinheiro e que sabem ganhar dinheiro: elas preferem ter carros mais baratos e quitados do que carrões caros e financiados. É uma questão óbvia de matemática, sabe?

Se você quer ter o medo de perder o emprego, você tem que se organizar financeiramente para isso.

O primeiro passo é parar de se endividar e parar de fazer parcelamento e se tornar um poupador de dinheiro. Quanto mais dinheiro você tiver guardado, menos medo. Entendeu?

Porque na hora que você fizer isso, o fluxo vai ser ao contrário: ao invés de você ter medo de perder o emprego, você vai começar a acumular dinheiro de maneira que esse dinheiro vai ser suficiente ao longo do tempo para, caso você perca o emprego, você tenha uma reserva para garantir a sua sobrevivência financeira.