3 pegadinhas dos bancos para evitar se quiser ganhar dinheiro

ANÚNCIO

O banco vende diversos produtos financeiros. Só que nem sempre a ideia é beneficiar o cliente, ainda que aparenta isso. Opções como previdência e capitalização não costumam ser boas opções de investimentos.

Neste conteúdo separamos 3 produtos financeiros de bancos para se ter cuidado porque você pode achar que está guardando dinheiro, a fim de ter uma boa aposentadoria, só que na verdade, não.

ANÚNCIO

Pode até ser que no longo prazo você consiga ter um patrimônio acumulado. No entanto, se optasse por outras aplicações, então, você poderia ter um patrimônio muito maior. Entende?

Confira aí todas essas pegadinhas e saiba, ao fim, o que fazer para optar pelas melhores opções até mesmo dentro dos bancos?

1 – Caderneta da Poupança

3 pegadinhas dos bancos para evitar se quiser ganhar dinheiro

Por que a poupança é uma pegadinha dos bancos? A verdade é que nem sempre foi assim. A poupança era uma boa ideia nos tempos antigos, quando tinha um rendimento legal.

ANÚNCIO

Depois, de uns anos para cá, o rendimento cai como definição em lei. Assim, hoje significa 70% da taxa Selic com mais a Taxa Referencial. Então, o rendimento está bem ruim.

Acaba sendo uma pegadinha, se você considerar que existem muitos títulos e investimentos que rendem mais do que a poupança.

Então, a função da poupança é ajudar o cliente do banco a juntar dinheiro. E isso pode até acontecer no longo prazo, só que o rendimento não é bom. E aí, para juntar dinheiro, existem opções melhores.

Para se ter uma ideia, até mesmo investimentos que são fundos e que tem altas taxas de administração acabam sendo melhor do que a poupança.

Mas, calma, a poupança é um dos menores males que existem nos bancos. Temos outros produtos que são verdadeiros tiros no pé dentro do banco, acompanhe aí.

2 – Previdência Privada

Os bancos, independentes do tamanho, sempre apresentam produtos financeiros que são importantes para quem eles batam a meta.

Um dos mais conhecidos é o da Previdência Privada, que é sempre anunciado como forma inteligente de ter uma aposentadoria a mais, além daquela paga pela previdência privada.

No entanto, há muitos cuidados para se tomar com a previdência privada para que ela não se torne uma das pegadinhas dos bancos.

Entre os cuidados, os principais tem a ver com os custos da operação, que podem fazer com que essa opção se torne até mesmo uma “perca de tempo”.

Existem muitos estudos que já provaram que muitas previdências tem taxas tão altas que o rendimento final se torna pior do que o da poupança.

Aí, se a poupança já está ruim, imagina o da previdência.

E qual sentido faria a previdência se ela é pior do que a poupança? Então, tome muito cuidado!

3 – Títulos de Capitalização

Uma das principais pegadinhas dos títulos de capitalização é justamente que essa forma de guardar dinheiro recebe muitos nomes hoje em dia.

Você já deve ter lido nomes como Din Din do Milhão, Pé Quente, Ourocap, entre outros.

Esses nomes são apenas apelidos para títulos de capitalização, que também é uma forma que o banco tem de ganhar dinheiro: tem rendimentos ruins e piores do que a poupança também.

Ainda assim, esses títulos podem ser boas ideias, só que apenas para quem tem muita dificuldade em guardar dinheiro, mesmo porque o rendimento é ruim.

Basicamente, se trata de um título de crédito onde a pessoa aplica um valor mensalmente e depois pode retirar isso em parcela única. O prazo é de 12 meses a 48 meses e com valores de emissão a partir de R$ 1 mil.

Aí, qual é a principal pegadinha dos títulos de capitalização?

É que apenas 75% do valor vai para o título, sendo que 15% dele é para o pagamento de sorteios e outros 10% ficam para os custos.

Aí, com a Selic baixa, o rendimento que é sobre a Taxa Referencial fica bem ruim.

Para quem faz o saque antes do tempo ainda pode ser pior, já que maior será o desconto no valor resgatado.

Dá para confiar no banco?

3 pegadinhas dos bancos para evitar se quiser ganhar dinheiro

A verdade é que os bancos ainda são vistos com fundamentais na sociedade, mas isso é um conceito que está mudando e o Nubank está aí para provar isso.

Então, ainda hoje é possível ver sim boas opções de investimentos no banco. Por outro lado, para se chegar a eles é preciso garimpar e estudar tudo que existe de opção.

Tem CDB que paga acima de 100% do CDI, por exemplo. E tem fundos de investimentos que tem baixas taxas de administração.

Agora, não esqueça de notar que isso é raridade nos bancos já que as maiores opções não são boas. Tanto é que estão aí: títulos de capitalização e previdências privadas, além das poupança.

Considere também que existem corretoras de investimentos que hoje em dia fazem esse garimpo para encontrar as boas opções, que em boa parte das vezes estão em bancos pequenos e não nos grandes.

Se você ainda fica com um pé atrás de sair do Nubank, comece a estudar as percas que você pode estar tendo se estiver no banco.

O Nubank tem uma conta corrente que aplica rendimentos diários e que são melhores do que os do banco. Sendo que a conta é gratuita, por exemplo.

A desvantagem é que não tem agência. Mas, na verdade, isso nem é desvantagem, é?

A nossa ideia é que você comece a ver os bancos como instituições financeiras que precisam lucrar e nem sempre vão poder ajudar o cliente a ganhar dinheiro.

ANÚNCIO