Confira esse passo a passo para investir melhor neste ano

ANÚNCIO

Você já imaginou se existisse um passo a passo para investir melhor? Isso seria ótimo para você parar de perder tempo fazendo a coisa errada, né? Até mesmo porque as vezes temos vontade de investir, mas nem sempre fazemos isso do jeito mais rentável.

A verdade é que a gente criou esse passo a passo. Inclusive, dá para você investir melhor a partir de agora. Mesmo com a queda dos juros. Mesmo com o risco da bolsa de valores. E o conhecimento é a chave para isso. Continue lendo para descobrir mais disso.

ANÚNCIO

Até mesmo porque a cada novo que se inicia a gente sabe que você, assim como nós mesmos, fazemos aquela lista de metas. Inclusive, quase sempre temos lá algo como “ganhar dinheiro”. Mas, agora, a gente quer alterar isso para “investir melhor”. Topa?

Se você acha que não está preparado o suficiente para começar a investir dinheiro ou acha que isso é perca de tempo, então, é melhor começar a ler este conteúdo agora mesmo e mudar de vida. Sim, você vai ver que você pode enriquecer. Mas, para isso precisar querer.

Siga a regra!

É claro que investir não tem uma regra única. E nem sempre seguir as regras do mercado vai dar certo para você. Afinal de contas, cada pessoa e cada investir tem as suas características. No entanto, há uma regra que você pode seguir.

ANÚNCIO

Estamos falando da famosa regra dos 50-30-20. A ideia dela é que você invista 20% do seu salário. Porém, se você não consegue fazer isso agora, comece com menos, talvez 2%. Mas, lembre-se de ter a meta dos 20% na sua vida.

Porque quando você estiver nesse patamar de investir 20%, com certeza, você vai estar muito próxima da sua riqueza. Por outro lado, se você não sabe como funciona essa regra, continue lendo que vamos explicar no próximo tópico.

A regra dos 50-30-20

O próximo tópico desse passo a passo para investir melhor é justamente para explicar o funcionamento dessa regra. É bem simples: 50% do seu salário vai para pagar as contas, como aluguel e supermercado. 30% vai para lazer e compras. 20% para os investimentos.

Como falamos acima, esse é um bom Norte para você ter na sua vida financeira. Mas, caso ainda não consiga seguir essas percentagens, comece com menos e vá aumentando gradativamente. O importante é sempre considerar o investimento como parte do salário.

Acabe com as dívidas!

Mais uma das etapas é acabar com as dívidas. Isso é importante até mesmo para dar seguimento na regra citada acima. O motivo é que com dívidas você poderá se complicar, já que poderá ter que pagar juros.

Então, antes mesmo de começar a regra acima faça de tudo para quitar as suas contas atrasadas ou as parcelas. Comece a pensar em estratégias como fazer hora extra no trabalho, atuar como freelancer e até mesmo vender objetos que não usa mais.

É bastante complicado ter uma vida financeira organizada e positiva com contas em débito. Portanto, é sim importante fazer aquele esforço imediato para acabar com isso. Agora, depois disso lembre-se de evitar as novas compras sem necessidade.

O problema das dívidas, quase sempre, é que a gente acaba fazendo contas e mais contas a ponto de não darmos conta de pagar tudo. Portanto, a dica aqui é ter uma vida financeira mais equilibrada e consciente.

Esteja preparado!

A gente sempre deve esperar o melhor. O melhor do governo, dos amigos, do mercado, do futuro. No entanto, também devemos estar preparados para o pior que possa acontecer. Assim, na vida financeira, estar preparado é ter uma reserva financeira bem montada.

Isso vai ser muito importante para quando algum percalço aparecer no caminho. E isso sempre tende a acontecer nas piores horas, nos piores momentos. Mas, se você tema aquele dinheiro guardado não vai sofrer com isso.

Se você não tem nada guardado ainda, saiba que aqueles 20% da regra acima podem ser usados para isso também. Mas, é bem importante que você comece logo a montar essa reserva. Porque se o imprevisto acontecer e você não tiver ele, com certeza vai entrar em dívidas novamente. Seja com um empréstimo ou com contas atrasadas.

Ah, e sobre o valor da reserva, indica-se que ela tenha entre 6 e 12 meses do total de gastos que você tem hoje, no mês.

Invista o seu dinheiro!

Já falamos muito aqui sobre investir dinheiro. Mas, saiba que isso realmente é importante. Aliás, você tem que conhecer o mínimo de investimento para fazer isso. Então, está mais do que na hora de começar a estudar o assunto.

Porque se você pegar tudo o que tem e comprar uma ação pode correr um grande risco. Isso porque, para fechar esse passo a passo para investir melhor, uma das dicas é você diversificar a sua carteira de investimentos e pensando nos seus objetivos.

Por exemplo, para quem quer se aposentar o Tesouro Direto e as Ações são boas ideias. Para quem quer montar aquela reserva que já mencionamos, aí um CDB com liquidez diária ou o Tesouro também podem ser as alternativas.

Note que para cada objetivo há um melhor investimento. Assim como para cada perfil de investidor há uma melhor opção de ativo. Consequentemente, seguindo os passos acima você vai estar investindo bem melhor nesse novo ano que está só começando.

ANÚNCIO