Descubra o passo a passo para bloquear ligações no “Não me Perturbe”

ANÚNCIO

O “Não me Perturbe” é um programa que foi criado para todos os consumidores que reclamam das incansáveis e até mesmo inconvenientes ligações de empresas de telecomunicação. E a gente vai ensinar o passo a passo para bloquear ligações.

Isso é possível de forma muito efetiva e, inclusive, vale para você que está recebendo ligações de várias ou quaisquer empresas. Entre elas, a Claro, a Oi, a Vivo, a Tim, a Sky, a Algar, a Nextel, a Sercomtel, entre outras.

ANÚNCIO

Descubra o passo a passo para bloquear ligações no “Não me Perturbe”

Basicamente, podemos resumir o fato de que o programa é gratuito e permite as pessoas evitar ligações de vendas ou de promoções de prestadoras de serviços de telecomunicações. Isso vale tanto para serviços de telefonia móvel como de telefone fixo, TV ou internet.

As boas práticas!

Para fins de curiosidade vale citar aqui que essa ideia do “Não me Perturbe” é autorizado pelas empresas citadas. Elas visaram centralizar uma central que tivesse informações de usuários que não querem receber ligações como essas de promoções.

ANÚNCIO

A iniciativa chegou até a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e foi aceita, sendo que passou a valer a partir de 16 de julho de 2019. O bloqueio, que pode ser feito em passos simples, deve acontecer em 30 dias corridos após a solicitação.

E já vamos adiantar, antes mesmo do passo a passo, que caso você continue recebendo ligações após esse prazo, de 30 dias, você deve aguardar e verificar se o número está mesmo cadastrado no site. Se o número estiver cadastrado, então, você pode entrar em contato com o “Não me Perturbe”. A página de contato é essa daqui.

Isso é importante porque as prestadoras que recebem muitas notificações de não cumprimento de compromisso podem ter que pagar penas. A dica é sempre anotar a hora, a data e o número do telefone que ligou. Além de comprovar o pedido de bloqueio.

O passo a passo

O passo a passo para bloquear ligações através do programa é muito simples. E a gente vai explicar de modo que você não vai demorar mais do que alguns minutos para finalizar o processo. O fato é que é preciso criar um cadastro inicial, saiba mais.

Antes de tudo, acesse o site do “Não me Perturbe”. Depois, na página inicial, você pode optar por “solicitar o bloqueio” das ligações. Em seguida, você tem que realizar o seu login, que nada mais é do que a criação de um cadastro para quem está acessando pela primeira vez.

Esse cadastro é feito através de um formulário. Aí, você tem que inserir alguns dados e depois ir até o seu e-mail para confirmar as informações. É bem comum que o e-mail de comprovação possa ir para a caixa de lixo eletrônico ou spam.

Seguindo a nossa trajetória, saiba que na tela de bloqueio é preciso inserir o seu número de telefone. E aí, você pode marcar as empresas que estão de importunando e que você não quer mais receber ligações, como as chamadas de telemarketing.

Depois, é só clicar em “cadastrar telefone”. Por último, você também pode imprimir o comprovante de solicitação do bloqueio das ligações, que você acabou de solicitar.

Lembrando que você ainda pode consultar os telefones bloqueados ou solicitar o desbloqueio quando quiser. Para isso, basta seguir os passos acima, só que ao invés de “solicitar o bloqueio”, você pode “consultar” ou “solicitar o desbloqueio”.

Aprenda como comprar celular com desconto na Vivo

O bloqueio vale para todas as chamadas?

Vale lembrar aqui uma coisa bem importante. Você pode escolher a operadora que não estará mais autorizada a te fazer ligações. Isso desde que seja o titular da conta. Agora, o fato é que essas ligações são provenientes de telemarketing.

Portanto, pode ser que a empresa ligue, mesmo com o bloqueio. E isso deve acontecer quando não estivermos falando de uma ligação de marketing, ok? Veja o que o próprio programa diz sobre isso:

“O usuário poderá permanecer recebendo os demais tipos de ligações, tais como os contatos para aquisição de produtos e serviços que tenham sido solicitados pelos usuários, suporte técnico, cobranças e ligações informativas”.

O “Não me Perturbe” tem relação com o Procon?

Agora que você já conhece o passo a passo para bloquear ligações de forma nacional, deve estar se perguntando várias coisas. E uma delas é sobre a relação do programa com o Procon. Saiba que não existe essa relação.

O programa foi criado pelas prestadoras de serviços e tem fins nacionais. Ela é uma lista de pessoas que não querem receber chamadas de marketing. Já as listas criadas pelo Procon são estaduais ou municipais e vale somente para estados e municípios e não para o Brasil.

Agora, se você já bloqueou alguns números no Procon, saiba que não precisa fazer o novo bloqueio no “Não me Perturbe”. Isso porque “os números de telefones cadastrados nos Procons Regionais já são considerados bloqueados”.

CURIOSIDADE – indicadores de notificações!

Descubra o passo a passo para bloquear ligações no “Não me Perturbe”

No site também é possível encontrar, no rodapé da página inicial, um acompanhamento de indicadores. Por lá dá para ver quais as empresas participantes e o indicador. Ele é representado pelo quociente entre o número de notificações e o total acumulado de pedidos de bloqueio do último mês.

Atualmente, a Claro está na primeira posição, com 0,0207% seguida da Vivo, como 0,0206% e depois da Oi, com 0,0113%.

ANÚNCIO