Para ser um empreendedor de sucesso você precisa de… Descubra!

ANÚNCIO

Você já deve ter ouvido ou lido, alguma vez na vida, que ninguém nasce empreendedor. Ao passo que o ser humano torna-se um empreendedor ao longo da vida. Mas, para ser um empreendedor de sucesso você precisa de conhecimento.

Agora, a boa notícia é que dá par apreender a empreender sem custo algum. Obviamente, estamos falando de formas de adquirir conhecimento sem ter que investir nada por isso. Como? Em livros, cursos, palestras e muito mais, como você vai ver abaixo.

ANÚNCIO

Assim sendo, se você pretende ser um empreendedor, porém acha que ainda não tem preparo para isso, saiba que esse texto é para você. Aliás, se você não tem dinheiro para isso, considere que esse conteúdo também foi pensado em você.

Hoje, nas próximas linhas, vamos comprovar que isso é totalmente possível nos dias de hoje. Até mesmo porque a gente tem histórias de empreendedores que tiveram sucesso no negócio apenas fazendo cursos gratuitos, frequentando palestras ou lendo livros da área. Saiba mais.

Uma capacitação sem custos

E para começarmos com o nosso conteúdo, vamos trazer aqui uma história de sucesso. Assim sendo, saiba que foi o que fez a sócia-fundadora da rede de franquias Tio Coxinha, Elizabete Monteiro.

ANÚNCIO

Como está na revista Gestão & Negócios, na edição 130, ela selecionou vários cursos online gratuitos (e outros que eram presenciais) do Sebrae e começou a estudar. Logicamente, o que ela fez foi buscar aqueles que mais se encaixavam em seu

Inclusive, foi a partir disso que ela abriu a rede de franquias do Tio Coxinha. O mais impressionante é que em 2012, ela enfrentava uma situação difícil. Logo, como sabia fazer coxinhas, resolveu fazê-las no aniversário da filha – para economizar dinheiro.

A partir daí as encomendas começaram, ela não parou mais de produzir. Foi assim que nasceu assim o Tio Coxinha. “Quando você está à frente de um negócio, é importante ter conhecimento amplo para tomada de decisões e construir seu legado com diretrizes”, conta.

Sem tempo e sem dinheiro?

O mais legal é observar que cada curso agrega não apenas o conhecimento para o lado profissional, mas também no pessoal. “Tenho aprendido muito sobre liderança e gestão de pessoas, por exemplo, área que hoje é muito desafiadora”, lembra a empresária.

E o que se sabe é que atualmente as maiores dificuldades dos empreendedores que querem se capacitar é falta de tempo e de dinheiro. Mas, os cursos online são ótimos exemplos que respondem (à altura) a esses problemas.

“Os cursos ajudam muito o empreendedor atualmente, pois, além do conteúdo, são disponibilizadas por lá diversas ferramentas que podem auxiliar o empresário em sua empresa no dia a dia”, conta Elizabete.

Como isso, a nossa primeira resposta é sobre os cursos. Então, resumidamente, para ser um empreendedor de sucesso você precisa de conhecimento, que podem estar nos de cursos online.

Mas, não somente os cursos online

No entanto, a verdade é que nem só de cursos vivem os empreendedores, não é mesmo? Sendo assim, a gente separou aqui boas dicas que podem ser tiradas de livros, e-books e até podcasts (que são áudios).

Por exemplo, a Founder e CEO da SPUTNik, Mari Achutti, indica alguns dos melhores sites reconhecidos, como Ted e Podcasts, que trazem informações valiosas para quem quer adquirir conhecimento de graça.

“Certifique-se de que a fonte que você está pesquisando é de boa qualidade e mergulhe nesse universo em busca de informação”, diz ela.

Logo, mais uma vez, saiba que para ser um empreendedor de sucesso você precisa de todo tipo de informação: em cursos, em livros, em áudios. Portanto, “os cursos on-line gratuitos podem ser complementados com leituras”, reforça o presidente do grupo Encontre Sua Fraquia, Henrique Mol.

Só que tem mais uma coisa: especialistas recomenda que se aprenda sobre tudo e não somente sobre a sua área. Veja.

Aprendendo sobre tudo

O fundador da Docluz Consultoria e CEO da TOTVS Virtua, Tiago Docluz, acredita ser fundamental o empreendedor buscar os assuntos direcionados para áreas que vão ser importantes para todo tipo de negócio, como marketing digital, conversão, ROI e Adwords.

Para ser um empreendedor de sucesso você precisa de

E sem se esquecer da categoria das redes sociais. “Costumo falar que o empreendedor, o de verdade, aquele que acredita no sonho, precisa saber de tudo um pouco”, relata a CEO da Francisca Joias, Sabrina Nunes.

Os livros!

Veja esse comentário que o CEO trouxe para a impresa: “Foi um livro de empreendedorismo que falava sobre cortar gastos desnecessários que me deu um norte sobre como eu poderia aplicar dentro da franqueadora para evitar desperdícios”, completa.

A partir daí ele criou várias inúmeras estratégias dentro dos negócios. “A leitura possibilita ainda desenvolvermos um senso crítico mais apurado, sem nos levar pela opinião alheia e ainda desenvolver a capacidade de persuasão”, afirma.

Ah, e se você é uma daquelas pessoas que vão dizer: “Ah, mas eu não gosto de ler livros, prefiro vídeos ou cursos”, tome cuidado. Saiba que a leitura é um hábito e como todo hábito você pode aprender a fazer isso diariamente. Inclusive, temos algumas dicas, leia:

  • Busque sempre livros que contenham palavras-chaves
  • E que podem ser usados em diferentes contextos e situações
  • Crie o hábito diário de separar alguns minutinhos para a leitura
  • Crie proximidades com todos os tipos de veículos gráficos
  • Por exemplo, os jornais, portais, revistas, e-books
  • Afinal, vários meios podem contribuir para o seu crescimento profissional
  • Já que isso acaba oferecendo pontos de vistas distintos

Todas essas 7 dicas acima fazem sentido e foram comprovadas pelo Henrique Mol, que atualmente é o presidente do Grupo “Encontre a sua Franquia”.

ANÚNCIO