Aplicativo SNE – saiba como pagar as multas de trânsito com até 40% de desconto

Uma empresa de tecnologia confiável, do Governo Federal, lançou no nosso país o aplicativo SNE. E você pode até não o conhecer ainda, mas saiba que ele vai ser de grande utilidade para você. O motivo é que permite pagar as multas de trânsito. Saiba mais sobre ele.

Quando for fazer a busca pelo app grátis, saiba que ele foi desenvolvido pela Serpro e aprovado pelo Denatran. Abaixo, a gente te ajuda a encontrar e baixar o aplicativo. Antes disso, vamos entender como é que ele facilita o pagamento da multa e com desconto.

Até mesmo porque o app está disponível para a maioria dos smartphones, como o Android e o iOS. Mas, para começar a usar é preciso criar um cadastro, que também é gratuito. Além disso, o abatimento na multa está previsto em Lei, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Entenda.

Os benefícios do aplicativo SNE

A primeira coisa que você tem que considerar é que pagar as multas de trânsito com desconto é uma vantagem por si só, não é mesmo? Mas, também existem outros benefícios de ter o app instalado no seu celular.

Além do desconto, podemos falar da facilidade em pagar a multa, né. Isso trouxe a comodidade que só a tecnologia foi capaz de permitir. Até mesmo poque o acesso ao app ainda tem serviços como a de notificações em tempo real.

ANÚNCIO

Portanto, você pode receber, na tela do seu celular, notificações detalhadas sobre seu veículo que está cadastrado. Aí você pode salvar o arquivo ou imprimir, por exemplo. Também dá para indicar o real infrator da multa que você recebeu.

Além de que, outro benefício é que o usuário pode cadastrar vários veículos e dá para inserir ou excluir a qualquer momento. Isso dá até mesmo um melhor controle financeiro para o dono dos carros.

Como ter o desconto no valor da multa

Para pagar as multas de trânsito com desconto é preciso ter o aplicativo instalado no seu celular. O cadastro também pode ser feito pelo site do SNE. Inclusive, nesse site você tem todas as informações detalhadas de como funciona esse procedimento.

Só que para o desconto existir é preciso pagar a multa antes do prazo de vencimento e não entrar com recurso contra a multa, obviamente. Se você apresentar o recurso, aí o abatimento cai para 20% até o dia do vencimento. Porém, após o vencimento, a multa não tem desconto.

O que você deve se atentar é para o fato de que nem todo estado aceita esse aplicativo para dar descontos nas multas. Mas, como está listado no Denatran, a lista é grande e a maioria dos estados participam do programa.

Quanto ao cadastro que é feito no site, você precisará informar alguns dados pessoais, como o seu CPF, o seu e-mail, o seu número da CNH e o código de segurança, além de criar uma senha de acesso. No entanto, para completar, será preciso enviar os dados do veículo.

O desconto está previsto na lei

Para fins de curiosidade, saiba que esse tipo de desconto está previsto na lei. Inclusive, a Lei 13.281 altera o Código de Trânsito Brasileiro e permite o desconto pelo app na hora de pagar as multas de trânsito.

O desconto pode ser negado?

A verdade é que o seu pedido de desconto de até 40% sobre uma multa de trânsito pode ser negado, sim. O próprio Serpro afirma isso. Veja: “O órgão autuador faz verificações anteriores para saber se vai dar o desconto”.

E continua: “Você precisa pedir o desconto toda vez que houver uma nova notificação de penalidade para os seus veículos. Após, a solicitação tem a análise do órgão. Fatores como prazo, adesão ativa e recursos são verificadas”.

Dessa forma, se o desconto não for concedido, o órgão retornará a mensagem afirmando sobre a não concessão do desconto. Lembrando eu após o vencimento não há mais descontos para pagar a multa.

Como baixar o aplicativo SNE

Aplicativo SNE - saiba como pagar as multas de trânsito com até 40% de desconto

Se você viu as vantagens do programa e agora quer baixar o aplicativo SNE, saiba que isso é bem mais simples do que parece. Você só tem que saber qual é o sistema que opera o seu smartphone. Depois, você vai na sua loja de apps e faz a pesquisa pelo SNE, que é do Serpro.

Aí, só tem que seguir os passos que são indicados na tela. O aplicativo é gratuito e costuma funcionar muito bem para quem quer pagar multas de trânsito com desconto. Lá no Google Play Store, a nota do app é de 3,9 de um total de 5, o que é uma ótima indicação.

Inclusive, saiba que apenas nessa plataforma, o app grátis já foi baixado mais de 1 milhão de vezes. A Serpro faz atualizações periódicas para trazer melhorias. A última foi para corrigir mensagens e performance.

Dessa forma, para baixar o app, considere que o iOS tem que procurar no App Store e quem tem um Android, saiba que a sua busca deve ser feita no Google Play. Por lá, você encontrará os passos em “instalar” ou “baixar”. Depois, é só seguir as recomendações.

Leia Também – Aplicativo do Detran: aprenda como baixar para consultar multas e pontos

Sobre o SNE

O SNE é um serviço que permite ao condutor de veículos usufruir de direitos garantidos em lei, como na hora de pagar uma multa. Então, você pode entrar em contato com o serviço por vários canais de comunicação, como através de um e-mail (css.serpro@serpro.gov.br).

E também existe um canal de atendimento online, que tem as perguntas mais frequentes sobre o serviço. Por lá, você pode ver a qualquer hora questões sobre o cadastro no programa, o boleto de pagamento, as infrações, os descontos, etc.

ANÚNCIO