Aprenda a organizar metas financeiras pessoais em 6 passos durante o isolamento

ANÚNCIO

A quarentena está demorando muito mais para acabar do que o brasileiro estava esperando. A ansiedade para não ficar em casa aumenta ainda mais a cada dia que passa. Mas, saiba que dá para usar esse momento para coisas boas, como para organizar metas pessoais e financeiras.

Logo, ao invés de colocar o distanciamento social como o grande problema para não conseguir realizar os objetivos que você havia planejado no começo do ano, que tal você refazê-los ou pelo menos adaptar eles para esse novo contexto?

ANÚNCIO

Ninguém poderia prever que seriamos acometidos por uma pandemia. No entanto, ainda há tempo para conseguir se reestruturar e atingir novas metas. Para lhe ajudar nesse momento cheio de dúvidas e incertezas, fizemos uma lista com algumas dicas.

1 – Organize o seu dia

Como era sua vida antes da quarentena? Tinha hora para trabalhar, frequentar academia, almoçar, dormir, tomar banho, ver TV e tudo mais., não é mesmo? Mas, a pergunta que se faz agora é: como está a sua vida hoje?

Por conta do distanciamento, muita coisa deixou de fazer e vive um eterno “domingo”, o que aumentou muito seu tempo livre e nem sempre tem boas coisas para fazer.

ANÚNCIO

Para sair desse ciclo de procrastinação, é muito importante criar uma rotina. Por exemplo, acordar sempre no mesmo horário, assim como sempre comer na mesma hora, criar novos hábitos, como ler um livro e programar uma rotina para cumprir durante a semana.

É importante ter um dia organizado, pois se não fizer isso, quando a pandemia acabar terá muita dificuldade para retornar a uma rotina mais “normal”. E isso resulta na sua vida financeira também.

2 – Pratique os exercícios físicos

Ficar dentro de casa não pode ser desculpa para não fazer exercícios físicos. Oras, o que isso tem a ver com organizar metas pessoais e financeiras? Tudo. Primeiro que esse tipo de atividade faz um bem danado para o seu cérebro, né.

Mas, além de melhorar sua condição física, também melhorará seu humor, reduzirá o estresse e aumentará a resistência do seu corpo e sistema imunológico, diminuindo a chance de ser contaminado com coronavírus, por exemplo.

Nem todos possuem aparelhos em casa ou um espaço adequado para fazer uma prática esportiva, mas é possível fazer várias improvisações com o que se tem em casa. Procure alguns tutoriais no youtube com dicas de como fazer isso.

3 – Tenha uma boa alimentação

Completando a segunda dica, que está cima, saiba que você também precisa investir em uma boa alimentação. Ainda mais nesse momento tão crítico. Logo, tenha cuidado com a ansiedade de ficar em casa e querer comer toda hora ou cozinhar o dia todo para matar o tempo.

Tente analisar essa situação de uma perspectiva diferente. Se antes a desculpa para não se alimentar bem era por conta da falta de tempo e do dia corrido, agora elas não existem mais. Procure se alimentar nos horários corretos e consuma mais frutas, verduras, legumes.

Essa pode ser a grande chance de mudar de uma vez de todas a sua alimentação e criar hábitos saudáveis que vão levar para a vida toda. Isso também reflete nas finanças porque com a vida mais saudável você evita gastos com remédios, por exemplo.

4 – Busque amigos para conversar

Mesmo com o isolamento, não se isole. Essa dica pode parecer confusa, mas faz sentido. Procure estar em contato com as pessoas que gosta, as redes sociais estão aí para isso. Já pensou o quão mais difícil seria passar por uma pandemia dessas uns 20 anos atrás?

Converse com seus amigos, mostre suas fotos, comidas (saudáveis, hein), compartilhe suas experiências com as lives, debatam sobre seus políticos… Bem, nesse último caso, sem brigas, ok? Ainda assim, é uma forma de se inteirar sobre o assunto.

Ficar sozinho só te deixará mais deprimido e isso não vai ajudar em nada nesse momento.

5 – Separe um tempo para diversão

Não é porque está dentro de casa que deverá ficar o dia todo sem fazer nada, apenas reclamar da vida e da má sorte. Esse é um equívoco que vai te levar a cometer todos os erros acima também: sem exercícios, alimentação ruim e procrastinação, por exemplo.

Portanto, procure coisas alegres e divertidas para fazer. Organize seu dia para que tenha momentos felizes. Se você for pai, aproveite esse momento para dar mais atenção ao seu filho. Ou brinque mais com seu cachorro e arrisque novas atividades, como meditar ou plantar.

Antes de falar que não tem terreno para isso, existem aquelas hortas na parede. Porque não tentar?

6 – Evite contrair pensamentos negativos

E para fechar essa lista de 6 dicas sobre organizar metas pessoais e financeiras durante essa fase de isolamento social e pandemia na saúde, pergunte-se: o que te faz mal? Ficar assistindo jornal o dia todo? Estar no grupo de WhatsApp da família?

Não importa o que seja, aproveite esse momento da sua vida para se afastar de tudo isso. Você já está vivendo uma fase conturbada e de muita pressão, seja porque perdeu um emprego, está recebendo menos ou tem um familiar doente.

organizar metas financeiras pessoais

Então, saiba que os pensamentos negativos só vão lhe deixar mais para baixo e poderá desenvolver problemas como ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo a depressão.

E seguindo à risca todas as outras dicas, com certeza terá mais facilidade para afastar tudo aquilo que lhe incomoda. Assim sendo ao invés de reclamar que não tem dinheiro, que tal pensar em maneiras de economizar com os gastos domésticos ou ganhar uma grana extra?

ANÚNCIO