Cartão de Crédito sem Taxas, Os 29 bancos mais fluentes do mundo e mais 3 notícias sobre bancos

ANÚNCIO

Nesse artigo você vai conhecer o Nubank, um Cartão de Crédito que atua somente online, e, por isso, a justificativa para não cobra taxas, como a anuidade, dos clientes. Você vai ver também: a lista dos bancos mais fluentes do mundo e seus respectivos países, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha são destaques. Outra notícia é sobre o Banco do Brasil, que perdeu o título de maior banco do país por ativos. Então, confira!

1 – Nubank é o queridinho dos brasileiros

A fila hoje em dia é de 450 mil pessoas. E isso porque ele é apenas um Cartão de Crédito que tem menos de 3 anos de operação, que foi criado pelo colombiano David Vélez. “A gente não investe em marketing. É tudo no boca a boca”, conta o cofundador.

ANÚNCIO

O usuário médio tem na faixa dos 31 anos e o cartão é aprovado pelos usuários porque não cobra tarifas. Todo o processo é conduzido por um Smartphone e só exige que o App seja baixado. “O cliente faz tudo pelo aplicativo: bloquear o cartão, aumentar ou diminuir o limite em tempo real, uso de gráficos e até cálculos do IOF pagos em comprar internacionais”.

Leia Também: Novas Regras passam a valer para o Cartão de Crédito, entenda como elas funcionam!

“Os grandes bancos têm estruturas operacionais muito caras. Só a Avenida Faria Lima, em São Paulo, tem 92 agências, imagina o custo disso. No fim das contas, quem paga são os clientes. A gente é 100% digital. Não tem agência bancária, não tem caixa eletrônico, não tem um monte de papéis. É uma estrutura de custo muito mais baixa”.

A ideia surgiu no final de 2012, quando do empresário ainda trabalhava em uma empresa do Vale do Silício e resolve investir do outro lado da mesa. “O Brasil tem um dos maiores mercados do mundo, onde o oligopólio dono dos bancos tem também uma das maiores rentabilidades. Ao mesmo tempo, o consumidor recebe um dos piores serviços”.

ANÚNCIO

Sobre Oligopólio e Bancos, leiam essas notícias: Em ranking de 10 empresas que mais valorizaram em 2016, 5 são bancos! e Empresas de Capital Aberto somam lucro de R$ 25 bilhões e entre as 6 primeiras, 4 são bancos!

Serviços, Taxas, Pacotes, Contas Grátis, Gerentes… Veja um Guia Completo de como se comportar com o seu banco!

Denominamos esse texto como um Guia porque ele lista muitos aspectos corriqueiros dos bancos. Aliás, não dos bancos, mas dos seus clientes. A pessoa chega lá querendo fazer um empréstimo e os gerentes oferecem 1 milhão de opções, sempre com os juros altos. Nesse texto você vai comprovar como 1 mil reais no cartão de crédito, por exemplo, pode virar 5 mil reais em apenas 12 meses.

Cartão de Crédito sem Taxas, Os 29 bancos mais fluentes do mundo e mais 3 notícias sobre bancos
Reprodução: PixaBay

Em outros casos, a empresa obriga o funcionário a abrir conta em tal banco, e, depois dessa abertura, as taxas começam a surgir do nada. Porém, o que poucos sabem é que os bancos são obrigados a fornecerem opções gratuitas. E, vamos falar também como evitar os juros mais altos. Aliás, se a sua dívida atrasar saber o que pode acontecer? Será que você vai preso? Vamos falar disso no decorrer dos tópicos.

E, francamente, não poderíamos começar esse artigo de maneira diferente! Vamos falar dos Gerentes dos Bancos. Será que ele é seu amigo ou negócios à parte? Será que ele te vende os melhores produtos e serviços? Será mesmo que tudo o que ele diz é verdade? “Oh My God”, vamos lavar a égua nesse texto. Curte só!

2 – Banco do Brasil divulga pacote para cortar custos, mas perde posto de maior banco do país por ativos

O Banco do Brasil anunciou no último dia 16 o seu lucro líquido do último trimestre de 2016: a soma é de 963 milhões de reais, o que representa uma queda de mais de 61,5% em relação ao mesmo período de 2015. Em termos ajustados, o lucro caiu 34% ao ano, ficando em 1,75 bilhão de reais.

A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa atingiu 7,49 bilhões de reais, um volume 7,1% maior sobre um ano antes e 12,7% acima do trimestre imediatamente anterior. O Spread (diferença entre o preço que o banco paga para tomar recursos e o que cobra para emprestar) deu sobre uma base maior, já que a Carteira de Crédito encolheu em 11,3%.

Você pode estar perdendo dinheiro sem saber: Descubra 10 situações que conferem à Venda Casada!

O Índice de Inadimplência do banco acima de 90 dias foi de 3,29% no fim do ano, ante 3,5% no final do trimestre anterior e 2,23% um ano antes. As receitas com tarifas aumentaram 6,3% e as despesas administrativas subiram 1,6% na mesma comparação com o ano anterior. A rentabilidade sobre o patrimônio líquido também caiu, 5%.

O que isso quer dizer? Que o Banco do Brasil perdeu para o Itaú a posição de maior banco do país por ativos, sendo que os ativos totais caíram de 1,45 trilhão de reais para 1,4 trilhão, enquanto o do concorrente evoluiu de 1,399 trilhão para 1,4226 trilhão de reais.

De olho no futuro, o Banco do Brasil anunciou um pacote para cortar custos, tais como um programa de aposentadoria incentivada e fechamento ou redução de cerca de 800 agências.

Mais de 62% das famílias brasileiras estão endividadas. Saiba quais são os 7 principais motivos

O assunto da Educação Financeira – ou a falta de investimentos nela – é assunto comumente falado aqui no Blog. Segundo uma pesquisa global sobre o tema, a S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey, aproximadamente 3,4 bilhões de pessoas têm nível baixo nível de educação financeira.

Ao todo foram entrevistados mais de 150 mil adultos, dos quais 33% foram considerados educados, que eram aqueles que tinham domínio em pelo menos três dos conceitos financeiros básicos apontados pelo estudo: Aritmética, Diversificação de Risco, Inflação e Juros Compostos. Continue Lendo…

3 – Itaú lança Cartão de Crédito Multiplus para o Público de Alta Renda

O Itaú Unibanco e a Multiplus lançaram, no final de janeiro, um cartão de crédito co-branded com foco no público de alta renda e com ofertas que visam acelerar o acúmulo de pontos em um momento em que a desaceleração no mercado de cartões tem refletido sobre os programas de fidelidade. O Itaú tem mais de 40 milhões de contas com clientes que possuem Cartão de Crédito.

O Itaucard Multiplus é um produto que permite o acúmulo de até 2,5 pontos por dólar gasto, contra a média do mercado, que é de 1 ponto por dólar. A opção vale para cartões Internacionais, Gold, Plantinum, Black e Infinite, nas bandeiras MasterCard e Visa.

“O objetivo é potencializar o acúmulo de pontos”, disse à Reuters, o diretor de cartão do banco, Marcos Magalhães.

Além disso, a Multiplus oferece a extensão da validade dos pontos acumulados, para 36 meses, ante a média do mercado que é de 24 meses, além de descontos de 30% na compra de pontos, e parcelamento em até 10 vezes sem juros na compra de passagens Latam. A parceria dará uma bonificação de 100 mil pontos para quem aderir ao Cartão.

“Tanto o banco quanto a Multiplus e as bandeiras vão fazer o que sabem fazer de melhor para expandir o uso dos cartões, não tem nada diferente”, disse Roberto Medeiros, presidente da Multiplus.

Concorrente: A Smile anunciou parceria com as redes Via Varejo para milhas nas lojas Casas Bahia, Extra e Ponto Frio, além de já fazer acordo com Pão de Açúcar.

2 Notícias para você não ter mais problemas com os bancos (ou para aprender a lidar com eles):

  1. 7 Mentiras que os Bancos Contam e Como não Cair nessas Conversas Fiadas: Por isso, se você ganhou um dinheiro inesperado ou se trabalhou duro por muito e conseguiu acumular algum patrimônio, saiba que nem sempre o banco vai ser a melhor opção.
  2. 9 dicas realmente eficazes para renegociar dívidas com os bancos: Aqui, não vamos generalizar os bancos, pois cada um tem os seus prós e contras. Mas, já sabemos que eles são umas das maiores instituições quando o assunto é a lucratividade. Se eles têm lucros é porque recebem muitos juros e, normalmente, somos nós que pagamos.
  3. 4 – MasterCard aposta em Inclusão Financeira

Ann Cairns é a número 2 da global MasterCard, uma gigante de 108,2 bilhões de dólares. Aos 59 anos, a executiva é a presidente de mercados internacionais da tecnológica que tem receita de mais de 9,6 bilhões de dólares ao ano.

“É bem divertido, na verdade. Quando viajo pelo mundo, percebo que as pessoas estão se tornando cada vez mais parecidas: bebem as mesmas coisas, se vestem do mesmo jeito, ouvem as mesmas músicas. E, como consumidores, também compram as mesmas coisas, usam a mesma rede social… Há muitas similaridades entre as diferenças”.

Quando o pagamento é feito via mobile no Brasil, por exemplo, aproximadamente 14% dos consumidores se adaptam à tal meio, enquanto na Nova Zelândia, são apenas 9%.

A MasterCard tem 2 bilhões de cartões de créditos no mercado mundial, e uma estimativa de 1,5 bilhão de usuários. Para manter os bons números, Ann e Ajay Banga, CEO, apostam na Inclusão Financeira. “Ajudar micro e pequenos negócios a se conectar a pagamentos eletrônicos vai acelerar a adoção e o uso de novas ferramentas financeiras para os desbancarizados”, afirmou o CEO.

Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal são os bancos mais reclamados dos últimos 2 meses

Outra ideia é aumentar o investimento em países menos desenvolvidos, tal como a África do Sul, que já recebeu um incentivo de 10 milhões de cartões que atingiram 21 milhões de pessoas. Em dezembro de 2014, a marca inaugurou um centro de pesquisa, o MasterCard Labs, na Quênia, em parceria com a Gates Foundation.

“A ideia era criar um ambiente na África que desenvolvesse produtos feitos para pessoas que vivem com poucos dólares por dia”, diz Ann.

No Brasil, a MasterCard tem investido em cartões pré-pagos, vendidos em supermercados. “É a maneira mais fácil de iniciar sua vida financeira, porque ele cria um tipo de conta corrente de banco, mas de uma maneira mais simples. A MasterCard é uma empresa de tecnologia e, como tal, tem que procurar diferentes soluções para diferentes oportunidades de negócio de mercado”, diz João Pedro Paro, presidente da empresa no Brasil.

5 – Os 29 bancos mundiais mais fluentes

O Financil Stability Board (FBS) é um órgão que tem uma lista das instituições globais que mais são, sistematicamente, mais importantes, ou seja, que tem mais influencia na cadeira bancária e representam real risco à saúde financeira global. A lista tem 29 bancos, confira!

  1. Bank of America (Estados Unidos)
  2. Bank of New York Mellon (Estados Unidos)
  3. Goldman Sachs (Estados Unidos)
  4. JP Morgan Chase (Estados Unidos)
  5. Morgan Stanley (Estados Unidos)
  6. CitiGroup (Estados Unidos)
  7. State Street Bank (Estados Unidos)
  8. Wells Fargo (Estados Unidos)
  9. Lloyds Banking Group (Reino Unido)
  10. Royal Bank of Scotland (Reino Unido)
  11. Barclays (Reino Unido)
  12. HSBC (Reino Unido)
  13. Credit Agricole (França)
  14. Societe Generale (França)
  15. BNP Paribas (França)
  16. Populaire (França)
  17. Deustsche Bank (Alemanha)
  18. Commerzbank (Alemanha)
  19. UniCredit (Itália)
  20. UBS (Suiça)
  21. Credit Suisse (Suiça)
  22. Dexia (Bélgica)
  23. ING (Holanda)
  24. Santander (Espanha)
  25. Nordea (Suécia)
  26. Mitsubishi UFJ (Japão)
  27. Mizuho Financial Group (Japão)
  28. Sumimoto Mitsui Financial Corp (Japão)
  29. Bank of China (China)

Existem bancos bons para investir dinheiro? A FGV diz que sim! Descubra quais são os melhores

A pesquisa foi feita entre a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a Fractal Consult, visando apresentar os melhores bancos para investimentos em Renda Fixa, Fundos e Ações, e outras aplicações. E o Santander levou o prêmio como Melhor Banco para Investir (MBI), seguido do Itaú e do Bradesco, que apareceram nas consecutivas posições.

Cartão de Crédito sem Taxas, Os 29 bancos mais fluentes do mundo e mais 3 notícias sobre bancos
Reprodução: PixaBay

É importante saber também que 2 desses “campeões” também levaram o troféu de bancos com mais reclamações em 2016: o “Bradesco” e o “Santander”. Depois, entre os mais reclamados, vem a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Itaú. Se você quer saber quais as reclamações mais constantes, veja!

Com informações da Forbes

ANÚNCIO