O que vender na feira para ganhar dinheiro: 3 alternativas

A notícia é antiga, mas vale lembrar: “Feirantes chegam a ganhar até 12 mil reais em Goiânia”. Isso mostra que é possível lucrar na feira livre em qualquer parte do país. Resta saber, o que vender na feira para ganhar dinheiro.

E nós listamos 3 opções, que vamos indicar ao longo do artigo.

Antes, porém, vamos terminar a história que foi publicada em 2014, no G1 e fala sobre alguns profissionais da feira que chegaram a ganhar 12 mil reais.  Acompanhe agora!

Ganhar 12 mil reais na feira – como?

A matéria do G1 cita que é preciso acordar cedo, preparar os produtos, montar a banca e quando chegar em casa adiantar as mercadorias para o dia seguinte.

Essa é a fórmula para o sucesso, como aconteceu em Goiânia com alguns profissionais que ganharam 12 mil reais.

O exemplo citado foi de Maura Rosa, que apostou no mercado de enxoval para bebê e “não tenho como precisar, mas dá aproximadamente 8 mil reais por mês”.

A matéria ainda cita que além do lucro também é possível encontrar a satisfação profissional.

“Busco minha realização na arte e estou ganhando dinheiro fazendo aquilo que eu gosto. E dá sim para ganhar dinheiro fazendo o que você gosta”, avaliou outra feirante.

E, agora, ainda antes de saber o que vender na feira para ganhar dinheiro, entenda rapidamente o passo a passo para se tornar um feirante.

O passo a passo para se tornar um feirante

A feira livre está de volta devido à qualidade dos seus produtos e, assim sendo, se tornar um feirante voltou a ser uma profissão a ser levada em consideração.

Confira alguns passos, bastante resumidos, para você ser um feirante.

Lista do que você precisa

Tenha uma lista do que você vai precisar: transporte, montagem, produtos.

Se você é novo nessa área, tente fazer contatos com quem já trabalha com o tema há algum tempo – eles podem ter dicas valiosas.

Saiba o que vender

Vamos falar mais disso ao citar o que vender na feira para ganhar dinheiro.

Mas, aqui vale a dica para quem está começando: é preciso decidir se serão produtos frescos, bebidas, comidas caseiras, etc.

Leves em conta fatores indiretos, como o transporte adequado, a fabricação dos produtores, o preço, o lucro, etc.

Geralmente, o público das feiras costuma ser exigentes e optam por produtos frescos, mas tudo vai depender da sua região, da sua disposição, do seu planejamento.

As leis regionais

Se você for comercializar alimentos [como na maioria das vezes], é muito importante ter documentos certos em relação à prefeitura e a vigilância sanitária.

A dica é conseguir evitar riscos de produção de alimentos, com os procedimentos corretos e autorizados. Considerando que o registro vai trazer benefícios fiscais.

Contato com o “organizador” da feira

Esse contato é importante para que você esteja a par não apenas das leis, como também das diretrizes da feira.

Dependendo da cidade, existem muitas feiras, muitos horários, dias e condições. Então, pode ser que você encontre aquele perfil que mais adeque à sua necessidade.

E, é com esse contato que você terá uma prévia sobre o número de pessoas que frequentam a feira, as variações, os custos para manter a barraca, etc.

Prepare-se um dia antes

Essa é praticamente uma regra de ouro para os feirantes: planejar tudo um dia antes é fundamental, ainda mais se estiver falando de uma feira diurna [que é o mais comum].

Isso tem a ver com o transporte e o troco por exemplo, além de outros fatores.

O que vender na feira para ganhar dinheiro?

Apesar de ser possível ganhar dinheiro na feira, muita gente não sabe como fazer isso.

Como vimos no exemplo acima, há quem opta pelo enxoval de bebê, mas isso não é o mais comum, como você deve imaginar.

Nós fomos ao mais tradicional, fomos na raiz do negócio, no comércio convencional e separamos 3 opções para quem quer encontrar o que vender na feira para ganhar dinheiro.

1 – Frutas e Verduras

Entre tudo que pode ser vendido em uma feira livre, as frutas e as verduras são as mais comuns e uma das melhores opções para se iniciar um negócio nessa área.

De maneira geral, as feiras funcionam junto à uma central de abastecimento (CEASA), onde os caminhos chegam para descarregar os produtos e o barrqueiros podem conseguir a “matéria-prima”.

Se a região não é farta desses alimentos, a dica é buscar em cidades ao redor que também distribuem os alimentos.

Especificamente sobre as barracas, elas podem ser fixas ou desmontáveis, e tudo vai depender da prefeitura da sua cidade.

2 – Cereais

É outro produto típico da feira livre.

Se você não sabe o que vender na feira para ganhar dinheiro, pense nos cereais.

Esses alimentos tem um diferencial importante porque nem sempre são encontrados em grandes supermercados.

Então, a feira torna-se uma opção totalmente viável e que podem ser vendido de forma diferenciada: á granel, considerando que em outros locais é comercializado em pacotes fechados.

Existem muitas pessoas que procuram esses cerais para fins específicos, como receitas de dietas, produção de remédios caseiros ou qualquer outro fim.

Se existe um mercado a ser explorado, então, essa é uma oportunidade para ganhar dinheiro.

3 – Lanches e Pastéis

Quem nunca sentiu aquela vontade de comer o pastel da feira que atire a 1ª pedra, né.

Nas feiras-livres, em qualquer cidade, é muito comum que algumas barracas sejam compostas por lanchonetes e pastelarias, considerando que esse é um negócio rentável e muito tradicional.

Os lanches porque são comidas rápidas e os pasteis porque são considerados “diferentes de todos os outros lugares”.

O importante é considerar que ter uma barraca com esses alimentos pode ser uma alternativa para você que ainda não sabe o que vender na feira para ganhar dinheiro.

O que vender na feira para ganhar dinheiro

Conclusão: trabalhar na feira dá dinheiro?

Ao fim dessas ideias, resta saber se trabalhar na feira realmente dá dinheiro, né.

É claro que é: tudo que você precisa é ter um bom plano para isso.

Apenas colocar as verduras nas tábuas da sua barraca não vai te fazer rico, claro que não.

Só que se você consegue comprar os produtos por um valor justo, se consegue ter uma faixa de lucro boa, se trabalha com o marketing, com as vendas, com a relação com o cliente, se tem metas a cumprir…

Então, sim, trabalhar na feira pode te dar dinheiro.

A ideia deste artigo foi apenas citar algumas formas de ganhar dinheiro na feira, mas saiba que esse trabalho, além de muito tradicional, requer também dedicação e esforço.

Com informações da Glob e Montar um Negócio

Não há posts para exibir