Descubra o que é time frame, importante na hora de comprar ações

ANÚNCIO

Você sabe o que é time frame? Se você já comprou alguma ação antes, na bolsa de valores, deveria saber. E mesmo que não saiba, dá para continuar comprando ações. Porém, entender o gráfico de negociação do dia pode te ajudar com algumas novas decisões.

Antes de a gente continuar é muito importante que você saiba de uma coisa. O time frame é muito usado por traders. Ou seja, pessoas que trabalham com a compra e venda de ações, no chamado de day trade. De qualquer modo, nada impede você de conhecer o tema.

ANÚNCIO

Assim, mesmo que não vá usar essa “técnica” no seu dia de comprar ações, leve em conta que isso ajuda a entender um pouco melhor sobre como é ou como funciona a bolsa de valores. Sendo assim, nas próximas linhas e tópicos teremos algumas breves e fáceis explicações.

O que é time frame

Como não poderia ser diferente, considere que esse primeiro tópico é para responder à pergunta inicial do texto, sobre o que é time frame. Basicamente, nós temos a explicação de que é o “tempo gráfico” ou a “periodicidade” que se tem para fazer uma análise gráfica.

Então, trazendo o tema para a prática, a gente tem um eixo de tempo no gráfico para que a gente encontre as movimentações dos ativos. Isso vai determinar o comportamento de muitos traders em questões de minutos. Mas, dá para considerar prazos maiores, como meses.

ANÚNCIO

A importância do time frame

O segundo ponto é para entender porque esse conceito é importante. Saiba que a análise do gráfico (chamada de análise técnica) é um estudo imprescindível para todo investidor que vai comprar ações – e não apenas para traders.

Sendo assim, ele vai em complemento com o estudo do comportamento de preços e com o volume de negociações do ativo.

Em resumo, esse time frame prova que um ativo pode ser analisado e visto em diversos períodos de tempo. Assim, podemos ter um gráfico temporal de minutos ou de meses. E, nesse intervalo todo, muita coisa pode mudar.

A periodicidade ideal

Sabendo disso, você pode ter ficado com uma dúvida inquietante na sua cabeça: então, qual é o time frame ideal para mim? Considere que não há resposta universal. Inclusive, isso é comum na renda variável: não tem resposta certa para todos e nem para tudo.

Logo, tudo vai depender da modalidade ou do tipo de investimento que você está fazendo. Outra coisa é saber o tempo disponível para esse momento que você terá. E, por fim, também devemos considerar o nível de conhecimento de quem está investindo.

O que a gente pode considerar é que há diferentes tempos, como os maiores e menores.

Os frames maiores e os menores

Em resumo, saiba que os time frames usados para configurar os gráficos são muitos. E se você já se interessou por ver algum gráfico de uma empresa alguma vez deve ter notado isso.

Geralmente, a gente tem aqueles que são os time frames curtos. Eles variam de 1 minuto até 60 minutos. Também são chamados de frames de baixos prazos. A variação se dá em 1 minuto, 5 minutos, 10 minutos, 30 minutos e 60 minutos.

Depois, também temos os mais longos. Nesse caso, eles são diários e até anuais. Por exemplo, a gente tem as opções de diário, semanal, mensal, anual.

O tipo de gráfico

Como estamos analisando, não é tão complicado assim saber sobre o que é time frame, correto? A gente só precisa entender a importância desse tipo de estudo para que ele faça sentido para nós. Por isso, agora vamos citar alguns tipos de gráficos de ações que existem.

Descubra como saber se é a hora certa de vender uma ação da carteira da renda variável

A primeira coisa desse tópico é saber que temos os gráficos atemporais e os temporais. O foco aqui é falar mais dos temporais porque eles permitem definir exatamente o “time frame” que a gente quer analisar de uma ação. E ele se divide em 2 tipos.

Intraday – eles mostram os relatórios em minutos, com variação de 1 a 30 minutos. É comum no caso dos day traders. Eles usam esse tipo de gráfico para comprar e vender ações no curto prazo. Ainda tem os scalpers, que fazem isso em questão de segundos.

Swing Trade – nesse caso, a gente tem operações que abrem e fecham em dias diferentes. Dá para considerar também semanas ou meses. Assim, temos um prazo bem maior a ser considerado, como o gráfico mensal, por exemplo, que é mais indicado nesse caso.

O gráfico intraday é o melhor?

Por ser muito usado pelos traders, muita gente acha que o gráfico mais rápido é melhor. Porém, nem sempre. Se você não é um trader, saiba que analisar em um espaço de tempo maior é mais indicado.

o que é time frame

Por outro lado, também vale a pena pensar na opção de analisar e avaliar vários gráficos. Essa é uma estratégia nova, chamada de “multi time frames”. Nela, o investidor pode filtrar falsos sinais, que acontecem em dias menos comuns.

Agora, para fechar o conteúdo, saiba que entender os gráficos é importante para usar qualquer um deles. Se você tem dúvidas com isso, o ideal é que comece a se especializar mais no assunto. Até mesmo porque o gráfico é apenas um dos estudos que devem ser feitos.

ANÚNCIO