Descubra o que é PayPal e saiba como usá-lo

ANÚNCIO

Apesar de ser um nome muito famoso no mundo todo e que cada vez mais ganha força no mundo digital, tem muita gente que não sabe o que é PayPal. E você, sabe? A ideia desse conteúdo é explicar esse tipo de serviço que, ao que tudo indica, ganhará mais força.

Inclusive, um dos motivos que nos levam a crer que ele vai ganhar força nos próximos anos é o fato de que as compras online, feitas pela internet e pelos aplicativos de celulares, estão cada vez mais populares. Aí, o PayPal surge como forma de deixar essa compra mais segura.

ANÚNCIO

Não entendeu? Pode ficar tranquilo que a gente vai explicar tudinho. Mas, antes de tudo, já saiba que o PayPal surgiu para facilitar a compra e a venda online. Ao passo que ele funciona como uma espécie de carteira digital, sendo usado, atualmente, em mais de 190 países.

Como surgiu o PayPal

Para entender o que é PayPal, a gente vai fazer uma atividade histórica e partir do seu nascimento. A empresa PayPal surgiu nos Estados Unidos em 1998 e sempre foi focada em pagamentos online. Ela está sediada em San Jose, na Califórnia.

Desde a criação, nomes famosos estão à frente da marca, como Peter Thiel, Max Levchin, Luke Nosek e Ken Howey. E se você buscar por PaylPal nos anos antigos, saiba que vai encontrar pelo primeiro nome, que foi o de Confinity.

ANÚNCIO

Confinity era um software de dispositivos móveis, celulares. E o PayPal surgiu dentro dele, sendo uma forma exclusiva de pagamento para esse site. Mais tarde, se tornou mais popular e deixou de ser exclusivo, obviamente.

Mais tarde, no ano de 2002, a empresa foi comprada pelo eBay e se espalhou de forma muito acentuada ao redor do mundo. Atualmente, o PayPal é uma referência no assunto de pagamentos online. Em 2015, inclusive, se tornou uma empresa própria.

O PayPal é seguro

Se por um lado a gente viu que o PayPal surgiu para ser uma forma mais segura de fazer compras online, por outro, a gente tem um avanço para plataformas como os celulares, além dos computadores.

Até mesmo porque agora que você sabe o que é PayPal vai ficar mais simples de notar os motivos que fazem do PayPal um serviço tão usado no mundo.

Basicamente, o usuário não precisa pagar via débito, nem cartão, nem código, nem com senha. Ele faz isso pelo PayPal, com alguns cliques. Mas, a pergunta que fica é: isso é mesmo seguro?

A verdade é que a segurança do PayPal faz toda a diferença. Isso porque ele não permite que os dados bancários dos usuários sejam compartilhados com outras plataformas. Nem mesmo com o vendedor das lojas online e dos e-commerce. Tudo é sigiloso.

Reembolso!

E mais um ponto positivo para o serviço é que ele garante a devolução do dinheiro caso o cliente não tenha recebido o seu produto ou em casos de pagamentos indevidos. Esse tipo de pagamento é aquele que não foi autorizado.

Isso tudo acontece através do que é chamado de Programa de Proteção ao Comprador. E os clientes costumam ter retornos em um prazo médio de 45 dias. Saiba mais sobre o programa e a segurança que ele traz ao PayPal.

Descubra o que é PayPal e saiba como usá-lo

Como usar o PayPal

Se você ficou interesse nesse serviço, considere que ele é gratuito para as compras feitas em sites nacionais. Mas, podem haver taxas de cobrança para a compra em sites internacionais. Vamos falar mais das taxas abaixo!

Sabendo isso, o próximo passo é saber como usar o serviço. E isso também é simples: você tem que criar uma conta (grátis) com os seus dados pessoais e de contato. Depois, cadastra o seu cartão (de débito ou crédito e das bandeiras Mastercard ou Visa). Ou você usa a sua conta bancária também.

A partir disso, você pode acessar todas as funções gratuitas do PayPal pelo site ou pelo aplicativo gratuito de celular. Entre elas: as compras, os pagamentos, as transferências, as cobranças e dá até para obter descontos em lojas que são parceiras do PayPal.

Para se ter uma ideia geral disso, hoje são mais de 55 mil lojas que atuam junto ao PayPal. E você pode pesquisar os descontos por categorias, por exemplo. Entre as marcas mais conhecidas no país, temos: Azul, Extra, Ponto Frio, Vivo Privalia, 99 Taxis, etc.

O aplicativo gratuito

Descubra o que é PayPal e saiba como usá-lo

O aplicativo gratuito do PayPal é uma das formas mais comuns de usar o serviço. Porque, agora que você sabe o que é PayPal e quais os benefícios dele, é bem provável que você esteja querendo começar a usar. E uma boa ideia para começar é baixar o app gratuito.

No celular, o programa recebe o nome de “PayPal Mobile”, que nada mais é do que uma versão pensada propriamente para celulares. Entre os diferentes dele é que dá para fazer e receber pagamentos pelo smartphone, além de acessar restaurantes que aceitam o PayPal como forma de pagamento.

Atualmente, o app está disponível para a grande maioria dos telefones celulares do Brasil, como aqueles que possuem sistema operacional Android ou iOS. Nesse programa, o cliente cadastrado pode receber cupons de desconto também e fazer economias.

5 motivos para optar pelo pagamento à vista

As taxas!

Por um lado, quem compra em sites brasileiros não paga nada. Mas, quem vende sim. Para pagamentos dentro de 24 horas, por exemplo, há uma taxa de 4,79% e mais R$ 0,60 fixos por transações. Aliás, tem ainda uma tarifa adicional de 1,92% em cada parcela do pagamento a prazo.

Enquanto isso, nas vendas internacionais, o custo é de 6,4% e mais a tarifa fixa. Veja mais sobre as taxas e tarifas que podem ser cobradas ao vender pelo PayPal.

ANÚNCIO