Conheça os tipos de leasing e saiba o que é o leasing de veículos

ANÚNCIO

O leasing é uma operação de crédito utilizada no Brasil. Porém, não estranhe se nunca tiver ouvido falar, pois poucas pessoas sabem realmente do que se trata. A gente vai explicar, nas próximas linhas, o que é o leasing de veículos. E você vai conhecer também outros tipos deles.

Inclusive, a forma em que o leasing é empregado no nosso país é através do varejo e tem uma forma de atuação parecida com empréstimo bancário convencional. Agora, pasme: talvez você já tenha feito algum e nunca soube.

ANÚNCIO

Ficou curioso né? Continue lendo para entender definitivamente o que é leasing de veículos e para que ele serve. Afinal, será mesmo que você já fez um e não se lembra? Vamos ao que interessa!

Entenda mais sobre o leasing

Esta operação financeira se parece com uma operação de aluguel. Durante o tempo de contrato do seu leasing você tem direito de usar algo que não é seu. Segundo a legislação do Brasil, isso é denominado no contrato como Arrendamento Mercantil.

Ainda está um pouco difícil entender? Então vamos simplificar para você.

ANÚNCIO

Vamos supor a seguinte situação: você pretende adquirir um bem. Então, o um banco faz a compra e abre um financiamento para você. O bem será seu somente quando quitar todas as parcelas. No entanto, durante o pagamento, você tem direito de usufruir do produto.

Deste modo, o leasing se assemelha muito a um empréstimo bancário.

Leasing não é financiamento!

Agora, ficou mais fácil de entender né? Porém, é importante destacar que existe uma grande diferença do leasing para o financiamento.

Após pagar todo o acordo do financiamento, o bem é seu. No leasing, baseado em certas cláusulas, você pode ficar ou não com o bem, ao final de todo o processo.

Depois que conseguiu entender um pouco melhor sobre o que é o leasing, você precisa saber que existem alguns tipos com características diferentes e algumas particularidades. Inclusive, no final você vai saber tudo sobre o que é o leasing de veículos.

O leasing financeiro

O primeiro que vamos apresentar é o leasing financeiro. Esta modalidade é se caracteriza por ter um tempo mínimo preestabelecido, entre dois ou três anos. Para isso, é levado em consideração a durabilidade do produto arrendado.

Neste caso, quando o contrato chegar ao fim, o cliente pode optar em oficializar a compra do produto, devolver e até renovar o leasing, se achar mais em conta. O preço é predeterminado no momento que o contrato é fechado.

O leasing operacional

Ao contrário do leasing financeiro, o operacional se baseia em um contrato mínimo bem mais rápido, sendo somente 90 dias. Ao chegar ao final do período, você pode efetuar a compra do produto pelo preço dele atualizado pelo mercado.

Este método é o mais utilizado por instituições financeiras que façam a intermediação da operação. Um exemplo disso é quando alguma dessas empresas adquire um produto e aluga para um locatário, e depois que finalizar o contrato, vende o bem a produtora, de novo.

O leasing back

Existem ainda outras formas de fazer essa operação. O leasing back é um bom exemplo disso. Mas, o que é o leasing back?

Ele é conhecido como o leasing de retorno que ocorre no momento que um cliente comercializa o bem para o arrendador, sendo que este mesmo também tem contrato de aluguel com o próprio cliente.

Ele é indicado para empresas que necessitam de capital de giro pontualmente e não tem interesse em desfazer do seu produto. Contudo, nessa situação, somente empresas utilizam dessa situação.

O leasing imobiliário

O leasing imobiliário é bem simples de entender.

Ele ocorre quando o arrendador, com o consentimento do arrendador, adquire alguma terra e faz um imóvel, fazendo um contrato de aluguel para o arrendatário, que posse exercer o direito de compra quando terminar o acordo.

O leasing de automóvel

Conheça os tipos de leasing e saiba o que é o leasing de veículos

Finalmente, vamos falar sobre o que é o leasing de veículos, também chamado de leasing de automóveis ou de carros. A variação do nome é apenas publicitária, já que a ideia é a mesma.

O leasing de carro talvez seja o mais conhecido e não é muito diferente dos que você já conheceu. Ele funciona como se fosse um aluguel de carro. Você pode usar o bem durante todo o contrato, desde que pague corretamente as parcelas mensais.

Sendo que no final, você pode compra-lo em definitivo. Antes disso, o automóvel fica registrado no nome do banco.

Regras!

Normalmente, é estabelecido um limite máximo para que você possa utilizar o carro que está sendo arrendado do banco. O leasing de veículos, habitualmente, é realizado por até 24 meses.

É importante lembrar que você não tem obrigação de ficar com o carro ao final do contrato. Porém, se por ventura, tiver gostado do veículo e tenha interesse de fica com ele, é possível também.

Neste caso, você deve efetuar o pagamento de todas as mensalidades antes que o contrato seja expirado. Dessa forma, aquele automóvel será transferido e regularizado para o seu nome e de quebra, finaliza seu vínculo com o banco, a partir do momento que assinou o leasing.

Os cuidados com os leasings

A gente não pode terminar o conteúdo sem antes falar dos cuidados que se deve ter com esse tipo de operação financeira. Como a maioria dos empréstimos e financiamentos, eles também possuem leasing.

Por isso, nunca assine um contrato antes de ler ele integralmente para saber sobre taxas, tarifas e impostos. Em muitos casos, inclusive, o leasing pode não ser a melhor opção para você. Mas, agora que você sabe o que é o leasing de veículos fica mais fácil analisar isso.

ANÚNCIO