Nubank cria conta corrente para clientes aplicarem dinheiro no Tesouro Direto

PROPAGANDA

A startup é brasileira e já oferecia o famoso cartão de crédito sem tarifas, que é controlado por um aplicativo de celular. Agora, a empresa anunciou o NuConta.

O novo serviço não vai precisar fazer uma análise de crédito, como aconteceu com o cartão de crédito, e os períodos de testes já começaram – gradativamente, espera-se que mais de 2,5 milhões de pessoas que tenham os cartões de crédito recebam o novo serviço.

PROPAGANDA

Espera-se que a NuConta fique disponível para qualquer interessado a partir do primeiro trimestre de 2018.

“Quando pensamos em criar uma conta, começamos com uma página em branco. Imaginamos como seria uma conta inventada para os dias de hoje, sem toda a burocracia e as tarifas abusivas”, disse David Vélez, cofundador e presidente executivo do Nubank.

No começo, os correntistas poderão fazer apenas transferências de dinheiro entre a conta do Nubank e outros bancos – SEM TAXAS. O valor que o usuário transferir, porém, não poderá ser em deposito de dinheiro.

PROPAGANDA

O aplicativo terá acesso as transferências para outros bancos, que vão seguir os prazos do Banco Central, só que o Nubank garante que não vai cobrar taxas em transações como DOC e TED.

A empresa garante que não vai ter lucros com a conta por enquanto e que pretenda ganhar apenas o suficiente para cobrir os custos operacionais do serviço.

“Não queremos ganhar dinheiro. Queremos remover a complexidade do sistema financeiro. A maioria das pessoas paga tarifas muito altas sem necessidade. Nosso objetivo é transmitir a nossa eficiência e permitir que os clientes tenham maior rentabilidade nos investimentos”.

Investir Dinheiro no Tesouro Direto com o Nubank

Os valores dos rendimentos serão dos investimentos feitos no Tesouro Direto, conforme as taxas do Banco Central. Esse valor poderá ser repassado pelo Nubank aos clientes em uma taxa de 99% do CDI (Certificado de Deposito Interbancário).

A novidade é que os valores da conta poderão ser aplicados no Tesouro Direto, com rendimentos diários, em taxas indexadas pelo CDI .

A empresa diz que o rendimento ficará próximo à taxa Selic e será, obviamente, superior ao da poupança – o usuário poderá ver toda a movimentação e as projeções em um gráfico, se manter o dinheiro na conta.

Na NuConta não será necessário escolher entre investir dinheiro ou deixar o dinheiro disponível na conta corrente – na medida em que um valor é depositado, ele já passa a render automaticamente, sem a necessidade de contratar produtos a mais.

“Assim que você envia seu dinheiro para a NuConta, ele começa a render na hora, sem você ter que tomar nenhuma decisão e sem ter que falar com o gerente”, disse Velez.

Os rendimentos são feitos em dias úteis.

O Tesouro Direito é um investimento financeiro de baixo risco, que aplica em títulos públicos.

Características da NuConta

Os primeiros clientes a abrirem conta no Nubank não terão o cartão de débito em um primeiro momento – sendo que não será possível fazer pagamentos em estabelecimentos comerciais.

Para David Vélez, o futuro do dinheiro será digital e as pessoas não precisarão mais de cartões – “mas, se os clientes solicitarem, nós vamos lançar”.

A conta também não vai permitir saques ou depósitos em dinheiro, sendo que há convênios entre o Nubank e os caixas eletrônicos.

Mas tudo isso pode ser liberado ao longo dos meses, conforme as necessidades dos clientes, afirmam os executivos.

A conta promete se destacar pelo rapidez – quando o recurso estiver disponível, bastará tocar sobre o botão “abrir conta” e, em poucos segundos, o usuário verá a tela da sua conta corrente.

A senha vai ser a mesma usada para fazer as compras pelo cartão de crédito. Para quem ainda não tem esse cartão, haverá um processo de cadastro, com o envio de fotos e cópia de documentos pessoais.

“Muitas pessoas no Brasil tem Facebook e Youtube, mas não tem conta bancária”, disse Vélez.

O executivo contou que atualmente existem 60 milhões de brasileiros que são desbancarizados, ou seja, que não possuem acesso aos bancos ou a serviços bancários, devido as restrições impostas pelo modelo de negócio dos bancos.

O Nubank é Confiável?

Existem muitos meios de afirmar sobre a confiança de um produto. No caso do Nubankisso é ainda mais importante por ser tratar de um produto digital, na qual nós não estamos habituados. Nós, brasileiros, gostamos do tête-à-tête.

Mas, então, se você está inseguro, saiba que fizemos uma breve pesquisa na internet e chegamos ao site Reclame Aqui, um dos mais conhecidos quando o assunto é reclamação do consumidor.

Bem, conforme o site, a reputação da empresa é boa, com uma nota 9 e uma média de 95,7% de clientes que voltariam a fazer negócio com a Nubank. A única reclamação é quanto aos convites, que podem demorar a serem respondidos. Aí, sobre isso, a Nubank já afirmou que…

“A Nubank insiste em afirmar que é transparente e que preza pelo direito do consumidor e a prestação de um serviço de qualidade”, ao dizer também que o volume de solicitações pode tornar o processo realmente mais lento do que deveria ser.

No entanto, a empresa diz que quem tem um bom histórico financeiro, não sofre com esses problemas.

“Queremos crescer aos poucos”, afirmou Cristina Junqueira, diretora da Nubank. “O brasileiro quer e merece serviços de maior qualidade com um atendimento rápido e eficaz. Nós queremos oferecer um mundo completamente novo em termos de serviços financeiros, e quem se torna nosso cliente percebe isso”, complementa Vélez.

Nubank: O Cartão de Crédito sem tarifas

Aqui no blog já explicamos sobre os Cartões de Créditos. É óbvio: são créditos oferecidos pelas instituições financeiras para que seja feito o pagamento em prestações. Logo, os bancos liberam o crédito conforme o perfil do cliente.

No entanto, o uso desenfreado faz com que esse crédito se transforme em um empréstimo bancário, aí, f***. Porque os juros são bem altos e é onde muitas pessoas entram em dívidas.

Bem, de qualquer forma, os bancos emitem esses cartões que tem as “bandeiras”. No mercado, atualmente, são 3 principais: Visa, Mastercard e Elo.

Onde entra o Nubank nessa história? O Nubank é um sistema financeiro que emite os cartões de crédito com a bandeira Mastercard!

Oras, ele faz a função do banco, porém, com alguns bons diferenciais! A começar pelo fato de ser inteiramente digital.

Assim, não havendo estrutura física, ele não tem gastos e, por isso, consegue funcionar sem a aplicação de tarifas, como acontece em todos os bancos.

Essa tarifas que são cobradas pelos bancos devem-se à uma taxa de administração mensal ou mesmo mensalidades.

Dependendo da fidelidade do cliente, alguns bancos não cobram, mas a maioria sim! E essas tarifas podem representar uma boa economia no orçamento financeiro pessoal do cliente.

“Nós acreditamos que o planejamento financeiro é a base para a realização dos sonhos e metas de qualquer pessoa. Sem planejar os gastos não é possível pensar adiante, nem checar o que está certo ou errado”, afirma David Veléz, engenheiro e pós graduado que já trabalhou na Goldman Sachs e Morgan Stanley e está no comando da Nubank.

E continua: “Este conceito está aplicado na própria construção do nosso produto: um cartão de crédito controlado por um aplicativo que permite total controle das compras por categorias e ao longo dos meses. Além disso, utilizamos design para simplificar os conceitos financeiros”.

Sobre o Cartão de Crédito – O que há de diferente, além de não ter Tarifas?

Acompanhamento em Tempo Real

Como dito, todo o processo é feito de forma digital. Logo, há um aplicativo para ser usado em smartphones.

Nesse app é possível acompanhar, em tempo real, todos os seus gastos com o cartão de crédito e ver detalhes sobre cada compra. Também é possível receber segundas-vias de todas as compras realizadas.

Bloqueio instantâneo do Cartão

Aí, entra uma novidade muito legal e que descomplica tudo que acontecia nos bancos: se você perder o seu cartão ou for roubado, pode fazer o bloqueio instantaneamente. Depois, se encontra-lo, pode fazer o desbloqueio.

Pagamento Antecipado da Fatura

Ah, quanto a fatura, ela chega ao seu e-mail, mas pode ser paga também pelo aplicativo, pela internet ou em alguma agência bancária, se você preferir. Também é possível fazer o pagamento antecipado. Isso pode acontecer se no mês seguinte você precisar de um crédito um pouco maior, entende? Então, se você antecipa o pagamento, o seu limite de crédito aumenta!

Nubank cria conta corrente para clientes aplicarem dinheiro no Tesouro Direto
Reprodução: Google

Valor Limite do Cartão

Ah, quanto ao limite do crédito, o programa é quem decide, mas você pode pedir o aumento quando quiser. Tudo isso é feito quando você envia os dados pessoais, tais como número de documentos, fotos e o valor da renda mensal.

Cartão Internacional

Sim, o cartão de crédito do Nubank é internacional. Com isso, você pode realizar compras em sites estrangeiros, por exemplo.

Ou pode usá-lo quando for viajar para o exterior. Mas, atenção: para a compra em sites estrangeiros, o valor do dólar usado é o PTAX venda, que tem margem de 4% para cobrir custos adicionais de transação!

“Entendemos que o sistema brasileiro oferece pouco e cobra muito. Existe muita burocracia e pouca qualidade. Nós queremos quebrar paradigmas e oferecer algo completamente diferente para facilitar a vida, mostrar que considerados o cliente especial e sem cobrar o que o mercado cobra”, afirma Veléz.

Curiosidade: Saiba onde fica o escritório da Nubank e como ele é

Nubank cria conta corrente para clientes aplicarem dinheiro no Tesouro Direto
Reprodução: Google

A empresa brasileira ocupa um prédio inteiro em Pinheiros, na Grande São Paulo. O escritório tem cachorros, videogame, biblioteca e espaços inusitados para reuniões. No entanto, nem todos os espaços do prédio estão ocupados, já que a reforma está acontecendo aos poucos, conforme o crescimento da startup.

Antes, o escritório ficava na Rua Califórnia, no Brooklin. Mas, ficou pequeno demais para acomodar 110 funcionários. Ai, em 2014, a localização foi alterada para a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. No entanto, com mais de 300 funcionários, a empresa precisou se adaptar novamente.

“As pessoas se acotovelavam nas mesas e as salas de reunião ficaram lotadas de gente trabalhando”, diz Cristina Junqueira.

Com isso, em homenagem aos antigos endereços, 2 novas salas de reuniões foram batizadas com os nomes “Califórnia” e “Brigadeiro”.

Outros nomes para essas salas são “Sauna” e “Geladeira”, isso porque fazem referencias à ao ar condicionado que estavam instalados nas antigas sedes, sendo que um era frio demais e o outro não funcionava.

Inclusive, sobre esse assunto, a companhia descobriu que 22,5 graus celsius é a temperatura ideal e preferida entre os funcionários. Isso foi feito por um funcionário Menor Aprendiz, que inseriu dados em uma planilha do excel para se certificar sobre a temperatura.

Algumas salas de reuniões têm pufes, paredes de fitas plásticas transparentes… E são considerados espaços para brainstorming, por isso, são mais descontraídas. Outra sala de reuniões tem sofás e plantas, que se tornam agradável aos trabalhadores.

Um fato engraçado é que os ambientes não são divididos por paredes, mas sim pela cor dos carpetes, sendo que há 3 cores, cada uma com 3 tonalidades diferentes, além da base acinzentada.

Logo, o Azul é para o ambiente de trabalho, o verde para descontração e o roxo para a sala de reunião. Logo, nem mesmo os diretores ficam em salas separadas.

Nubank cria conta corrente para clientes aplicarem dinheiro no Tesouro Direto
Reprodução: Google

Por sinal, a empresa optou por destinar um orçamento para cada “squad” como são chamadas as equipes e esse dinheiro tem que ser usado para decorar o espaço de trabalho, com o gosto dos funcionários.

Outra curiosidade é que o local é rodeado por janelas, que permitem a entrada de luz natural, o que ajuda a economizar energia elétrica.

Com isso, não há divisões internas entre as salas e as poucas paredes internas que tem são revestidas com um material que permite a escrita com canetas, como um quadro branco.

Relaxar durante o expediente… Também vale. Com vídeo games, mesa de pebolim e de sinuca, os funcionários optam por esses jogos ao invés do famoso cafezinho.

Longe da sala de jogos, está a biblioteca, uma sala cheia de silêncio, onde é possível trabalhar de forma concentrada e sem a interferência de ruídos.

Com informações do Estadão

PROPAGANDA