Nubank cria investimento em RDB para dar ao cliente garantia do FGC

ANÚNCIO

A Nubank criou uma opção de investimento financeiro para quem ainda não vê segurança na NuConta. Um RDB é um tipo de aplicação que tem a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito. E isso quer dizer que ele traz garantias à todo investidor.

Por isso, quem tem dinheiro no RDB da NuConta está garantido pelo FGC. Mas, na prática, o que isso muda? Aliás, é melhor destinar o seu dinheiro para um RDB ou deixar lá para a NuConta aplicar no Tesouro Direto, como acontece hoje em dia?

ANÚNCIO

É sobre tudo isso que falamos nos próximos tópicos, continue lendo para entender mais sobre essa nova opção de investimento da NuConta.

A NuConta

Nubank cria investimento em RDB para dar ao cliente garantia do FGC

A NuConta é a conta digital do Nubank. Ela foi criada para todas as pessoas que querem ter uma conta corrente, mas sem ter que pagar altas taxas de anuidade, mensalidade, manutenção, etc. Isso porque a NuConta é isenta das taxas.

ANÚNCIO

Outra vantagem da NuConta é que ela é digital, portanto, todo processo acontece pelos meios digitais, especialmente, o aplicativo gratuito de celular. Dá para pedir um cartão por lá, assim como contestar compras ou controlar os gastos, por exemplo.

Outra coisa que é, na verdade, o grande diferencial da NuConta é que todo dinheiro que fica lá na conta tem rendimentos. É como uma poupança, sabe? Só que o melhor é que o rendimento é melhor do que a poupança.

Esse rendimento é de 100% do CDI, o que dá uma taxa de 6,4% ao ano, sendo que a poupança rende apenas 4,5% no mesmo período. E ele tem liquidez diária, isso quer dizer que o cliente pode usar o dinheiro quando quiser, sem ter prazo para resgate.

Aí que tem toda aquela coisa dos investimentos, né? Quanto mais tempo fica aplicado, melhor é por conta do imposto de renda, que segue uma tabela regressiva no Brasil. E, além disso, aplicações com mais de 30 dias não sofrem com o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras.

Se você sabe disso, fica mais fácil entender a opção de RDB que a NuConta está oferecendo.

O RDB da NuConta

RDB é algo como Recibo de Depósito Bancário e é uma opção de investimento que muitos bancos e outras instituições oferecem. Agora, a NuConta também oferece. Mas, por quê? Calma que vamos explicar.

Primeiro, entenda que atualmente os valores que ficam nas contas são investidos no Tesouro Direto. Isso quer dizer que tem garantia do Governo Federal, mas não do FGC, que é o Fundo Garantir do Crédito.

Isso é bom? Do ponto de vista da segurança, isso é bom porque ninguém considera que alguma empresa ou companhia seja mais confiável do que o Governo, não é mesmo?

No entanto, as pessoas mais tradicionais, que estão acostumadas com a poupança, ficam com medo de investir, ou melhor, de deixar o dinheiro na NuConta porque ela não tem o FGC como garantia. Aí que agora elas podem ter.

Isso porque o RDB é uma opção do cliente da NuConta e esse investimento não tem a garantia do Governo, mas tem do FGC. Portanto, acaba sendo uma opção com essa garantia, o que pode trazer segurança para o investidor brasileiro.

Aí, vale a pena dizer que nada muda. Só é preciso ativar a função do RDB no aplicativo Nubank para que o dinheiro fica lá e seja usado no RDB e não no Tesouro. Os rendimentos, por enquanto, são os mesmos, assim como os impostos cobrados.

Como ativar o RDB

No aplicativo da Nubank, o cliente tem que ir até a opção de “configuração de conta”. Após isso, basta selecionar “opções de depósitos”. Aí, vai aparecer todas as informações do RDB, que é o novo investimento.

O consumidor pode ler tudo que está lá e ativar essa função, se tiver interesse.

Portanto, o investimento em RDB é uma opção apenas para correntistas da NuConta e ele vai funcionar exatamente igual aos depósitos que são feitos hoje, com a diferença de que serão direcionados para um RDB, com garantia do FGC e não para o Tesouro.

Aliás, vamos aqui dizer um último recado: após ter feito isso uma vez, o cliente não precisa ativar a função em todos os depósitos, já que a NuConta entende que todos serão direcionados para o RDB.

Por outro lado, caso queira mudar novamente o cliente também pode. É só seguir o mesmo passo a passo e voltar a destinação para o Tesouro, com a garantia do Governo.

O RDB vale a pena?

Nubank cria investimento em RDB para dar ao cliente garantia do FGC

Após o anúncio desse novo formato de investimento financeiro que a Nubank fez, o mercado todo abriu uma discussão para o assunto. Será que vale a pena?

A questão é que estudiosos não chegaram a uma conclusão, tendo em vista que os rendimentos são os mesmos: 100% do CDI. O que muda é a questão da confiabilidade que cada pessoa tem.

Enquanto uns ficam mais seguros com os títulos públicos, que são garantidos pelo FGC, outras pessoas preferem ter uma aplicação que é assegurada pelo FGC, como o RDB.

Assim sendo, não há melhor resposta para saber se vale ou não vale a pena. A questão é apenas a confiança que cada pessoa tem.

Por outro lado, há boatos de que no decorrer dos anos o Nubank pode alterar os rendimentos. Aí, nesse caso sim vai valer a pena estudar novamente as opções que estão disponíveis. Sendo que ambos são seguros, de renda fixa.

Assim, a melhor escolha vai ser por aquele que rende mais, o que não acontece atualmente.

ANÚNCIO