Nubank explica o que é um investimento financeiro

A Nubank é um fintech que traz ao público assuntos financeiros. A ideia está muito além de ganhar dinheiro fácil, como parece ser a missão dos bancos mais tradicionais.

Tanto é que a empresa lançou cartões gratuitos, contas gratuitas e até mesmo um serviço que te ajuda a fazer o seu dinheiro render sem que você precisa ter a burocracia de investimentos.

No assunto de hoje vamos falar sobre o “arroz com feijão” da educação financeira: os investimentos financeiros. Afinal, o que eles são e para que servem?

É muito complicado a gente pensar em investir dinheiro se a gente não sabe como eles funcionam. E sempre tem gente falando que perde dinheiro com investimentos. Será verdade?

A ideia deste conteúdo é se basear em dicas dadas pelo Nubank para que você saia dessa noia de achar que tudo é difícil demais. Ao contrário, investir é simples e pode mudar a sua vida!

Nubank explica o que é um investimento financeiro

Como começar a investir dinheiro?

A Nubank diz que existem 3 passos muitos simples e totalmente necessários para quem quer começar a investir dinheiro do jeito certo hoje em dia.

O primeiro deles tem a ver com as expectativas e os objetivos.

– “os investimentos dão retorno à médio e longo prazo. Não espere ganhar muito dinheiro da noite para o dia”.

Por isso, o conselho da fintech é que você tenha em mente que terá que ter objetivos traçados que serão motivadores para o seu acumulo de patrimônio.

O segundo passo, conforme a Nubank, é que você tem que saber que para investir dinheiro vai precisar criar um hábito, já que ainda não estamos acostumados à isso.

– “separe sempre uma quantia por mês, por menor que seja”.

Somente com essa consistência vai ser possível criar o hábito e começar a fazer o dinheiro trabalhar para você.

Por fim, o último passo é justamente sobre saber como fazer isso: investir dinheiro.

“procurar uma instituição financeira e avaliar as opções que ela oferece”, recomenda.

Então, nem sempre o grande banco vai ser o melhor e nem sempre o menor banco vai ser o mais indicado. Existem corretoras de investimentos focadas em títulos públicos e outras em ações.

O jeito é estudar e pesquisar muito!

NuConta

Aqui vale criar um adendo para falar sobre a NuConta, que é uma conta da Nubank que tem rendimentos dinheiros de todo dinheiro que você coloca lá.

Aqui no Blog já falamos que mesmo tendo o Imposto de Renda e o imposto do IOF, o rendimento de 100% do CDI pago pela Nubank rende mais do que na poupança e no Tesouro Selic, por exemplo.

Então, para quem ainda não tem uma instituição em mente para investir, considere deixar o seu dinheiro “parado” na conta da Nubank porque lá ele vai estar rendendo mais do que na poupança.

Recentemente fizemos uma série de notícias sobre o Nubank e a NuConta, contamos até mesmo porque essa é uma opção mais inteligente de se investir do que em CDBs.

Confira cada uma das matérias:

O que são os investimentos financeiros?

Outro tópico citado pela Nubank como importante para quem vai investir dinheiro é entender o que são, o que fazem e por que são importantes esses investimentos financeiros.

Então, a explicação se dá dizendo que um investimento nada mais é do que separar uma quantia de dinheiro e aplicar em opções que rendam ao longo do tempo.

Dá para investir dinheiro em imóveis: “comprando uma casa, reformando-a e vendendo por um valor mais alto”, diz a Nubank.

Só que para quem está começando a investir, uma dica melhor é optar por investimentos que sejam mais simples e menos trabalhosos do que ter que encontrar uma casa mais barata, ter o serviço da reforma e ainda gastos para divulgar a venda de um imóvel.

Aí, considere que um produto financeiro de investimento tem a mesma ideia de qualquer outro: você empresta dinheiro para os bancos ou instituições e eles fazem operações.

Depois, você recebe todo dinheiro que emprestou e mais um juros por isso.

Exceto mercados mais arriscados, como a bolsa de valores, que podem significar a perda de parte do patrimônio investido, todos os produtos da renda fixa garantem, ao menos, uma pequena porcentagem de rendimentos.

Resumindo…

Nubank explica o que é um investimento financeiro

Para quem leu todo artigo até aqui e ainda não entendeu nada, fique tranquilo, vamos resumir!

O primeiro ponto é saber que um investimento é uma opção que vai fazer o seu dinheiro render ao longo do tempo.

Outra coisa é entender que existem muitas maneiras de investir dinheiro, como através de aplicações, de imóveis, etc… Cada um deles tem características e riscos variados.

Aí entra o assunto de que hoje em dia já dá para investir dinheiro de forma simples, sem que você tenha que abrir conta em corretoras ou tenha que aceitar os míseros produtos dos bancos.

Por fim, é preciso entender que para cada objetivo que você tenha, melhor vai ser uma aplicação ou outra. O ideal é conseguir unir o seu objetivo com o investimento.

Bom, agora que você já sabe tudo isso, se quiser conhecer mais dos serviços do Nubank e ver porque essa fintech tem estado entre as preferidas dos brasileiros, acesse a página oficial.