Nova Reforma da Previdência? Invista 10% do seu salário e garanta sua aposentadoria sem depender do INSS

As Rendas Fixas oferecem diversas opções que ajudar os trabalhadores – principalmente os informais – a poupar dinheiro para o futuro, para a aposentadoria. Leia o artigo até o final e conheça essas opções.

Atualmente, no Brasil existe cerca de 10 milhões de trabalhadores informais, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). No final de 2002, o número era de 11,2 milhões.

Parte desses 10 milhões contribui com o governo com o pagamento mensal de tributos, como por exemplo, os MEIs (Microempreendedores Individuais). Mas, pensar que o futuro nos reserva um salário mínimo não é um pensamento que traga muita segurança.

O que isso quer dizer? Que o número de trabalhadores que não tem a famosa Carteira Assinada é grande e a expectativa é que aumente ainda mais. Independente do motivo, esses trabalhadores se preocupam – ou deveriam se preocupar – com a previdência social, mais especificamente com a Aposentadoria.

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

Reforma da Previdência

Mas, por que estamos falando disso? Porque a Previdência tem sido pauta dos noticiários atuais. Fala-se em Pacto Federativo, Medidas de Ajustes e Pauta Conjunta. Vejam:

Em uma reunião entre o presidente Michel Temer e os governadores, que durou mais de 2 horas, ficou decidido que uma pauta conjunta de medidas de ajustes nos estados será iniciada a fim de promover um pacto federativo.

Uma das soluções propostas é a securitização da dívida ativa do Rio de Janeiro e de outros estados. Segundo o governador do Rio, a intenção é que os estados fechem propostas com os mesmos termos e os mesmos ajustes.

Reprodução: Google

Reprodução: Google

Para Vital do Rêgo, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o sistema de previdência social nos estados e municípios é uma verdade bomba-relógio, “o que demonstra a necessidade de uma reforma previdenciária”.

Segundo o ministro, até 2030 o gasto com previdência vai subir à 28% da receita corrente líquida e chegar à 131,5 bilhões de reais, um crescimento de 40% em 15 anos.

Temer disse também que em troca de uma parcela maior de arrecadação com a chamada “repatriação”, os governadores concordaram a, por exemplo, elevar de 11% para 14% a contribuição previdenciárias de servidores públicos estaduais.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é quem administra o dinheiro da previdência e paga os benefícios às pessoas, entre eles, a aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte.

O que fazer? Investir Dinheiro Pensando na Aposentadoria

O primeiro tema desse subtítulo tem que ser o Tesouro Direto, ou a nova poupança como muitos dizem. Além de ser um investimento super seguro e que pede um valor de capital inicial baixíssimo, o Tesouro Direto tem um tipo que é muito indicado para assegurar a aposentadoria.

IPCA de longo vencimento! Ele é indicado porque mantém o poder de compra do dinheiro ao longo do tempo e o prazo de resgate da aplicação coincide com a idade que deseja parar de trabalhar.

Se você quer fazer uma simulação ou ver qual é o rendimento exato do Tesouro Direto, leia esse artigo: Os 5 Melhores Motivos para Aplicar no Investimento Mais Democrático do Brasil.

O Tesouro Direto é uma renda fixa atrelada ao governo, mas você também pode optar por uma que esteja ligada à bancos e que também são uma  ótima opção para poupar o seu dinheiro para a aposentadoria.

Veja o vídeo abaixo e saiba Como Escolher a Melhor Renda Fixa.

Também é possível guardar dinheiro para a aposentadoria investindo em ações. Mesmo considerado um investimento de alto risco e renda variável, a Bolsa de Valores não é tão complexa como dizem. Inclusive, criamos um artigo contando como investir nela em apenas 3 passos. Leia.

Poupar 10% do salário

Você já viu que é importante economizar uma parte do seu dinheiro, mas ainda não sabe como fazer isso, não é? É simples: basta separar 10% do seu salário.

A regra é a seguinte: gaste 70% de tudo que ganha, quite as dívidas com 20% e o restante 10%, você usa para investimento.

Ah, você ainda não consegue juntar esse dinheiro todo mês? Precisa assumir o controle e ter um planejamento financeiro pessoal eficaz! Saiba como é possível fazer isso utilizando a técnica dos envelopes.

Dica Final: Como Economizar Dinheiro – 33 maneiras de juntar dinheiro rápido.

Da Redação