No mundo corporativo, o que o Netflix faz para Ganhar Dinheiro?

Se você um dia sonhou (e ainda sonha) em trabalhar no Netflix algum dia, saiba que precisa ser, no mínimo, autossuficiente e conseguir se sentir responsável pelo crescimento do negócio de uma forma geral, mesmo que não considere o seu trabalho tão importante assim.

Ah, você quer saber, na verdade, qual o perfil ideal para conseguir uma “boquinha” no Netflix, não é? “Adultos plenamente formados”, garante a diretora de talentos Patty McCord, que desenvolveu uma política para os funcionários, que é considerada incrível para a maior parte das pessoas.

O manifesto recebeu o nome de “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade” e tem 124 páginas. Ao todo, já foi compartilhado 13 milhões de vezes no slideshare. Para o COO do Netflix, Sheryl Sandberg, “esse é o documento mais importante a sair do Vale do Silício”.

Na síntese: “Um ótimo local de trabalho não é sobre expressos, benefícios luxuosos, almoços com sushi, festas grandiosas ou escritórios legais. Nós temos algumas dessas coisas, mas apenas porque elas são eficientes em atrair e reter colegas fantásticos”, como está escrito no manifesto.

Como a empresa espera crescer?

Conforme o documento, a Netflix quer evitar as regras e os processos que existem em outras grandes empresas. Assim, a medida que a Netflix evita as burocracias, cria uma sensação de liberdade e criatividade, o que não apenas evita o caos, como aproxima os funcionários da alta performance, através da motivação.

“Com as pessoas certas, ao invés de criar uma aderência à cultura de processos, vamos criar uma cultura de criatividade, disciplina, liberdade e responsabilidade”, prega a instituição.

O intuito, portanto, é atrair funcionários criativos, eficientes e responsáveis.

Horas Trabalhadas e a Eficiência

Na empresa não tem folha de ponto, nem controle de horas na Netflix. Isso porque a companhia aposta em funcionários mais eficientes e que trabalham por poucas horas.

“Mesmo assim, os colaboradores, por vezes, trabalham de casa aos finais de semana e respondem e-mails de trabalho até durante as madrugadas”, por incrível que pareça.

Na troca, esses colaboradores podem aproveitar as tardes de folga para curtir a vida pessoal, em uma mini férias com a família.

Reprodução: Google

Confira Outras Vantagens Extras que são apostas de outras empresas, também

O foco, sempre, é aumentar a produtividade e eles sempre estão associados aos benefícios já previstos em lei. Essas regalias são apresentadas principalmente por empresas de tecnologia, como Google e Facebook, que são reconhecidas por mimar seus funcionários.

Mas há também outras, como indústrias e construtoras, que têm vantagens bem atraentes. Confira!

1 – Ericsson

Na filial que fica em São Paulo, a companha tem um clube para os funcionários e família. Ao todo, são mais de 1,5 mil associados, sendo que a empresa tem 5 mil funcionários no total.

No clube tem salas de musculação, piscina, quadras, sauna, salão estético e local para eventos sociais. Sendo que a cobrança é uma taxa de 0,9% do salário.

Janaína Khatchikian é diretora de recursos humanos da Ericsson no Brasil e diz que muitos funcionários moram perto da empresa e, com isso, conseguem aproveitar o clube antes ou depois do expediente e, principalmente, aos finais de semana ou durante as férias dos filhos.

O espaço já tem 4 décadas e foi criado baseado em um conceito sueco que tinha o principal objetivo de integrar os funcionários fora do ambiente de trabalho.

Para Janaína, o clube “melhora a percepção do funcionário em relação á empresa, resultando em altos níveis de engajamento” e na busca das metas anuais.

“Assim, há maior retenção de talentos e mais comprometimento com a empresa”, diz.

2 –Grupo Virgin

Richard Branson é o presidente da companhia e já havia ficado famoso por permitir à seus funcionários dos Estados Unidos e do Reino Unido que tirassem férias ilimitadas e no momento em que quisessem.

Agora, o presidente optou por conceder um novo benefício, só que desta vez  ao grupo Virgin Management: quem se tornar pai ou mãe poderá tirar 1 ano de licença maternidade, mantendo o salário integral.

“Se você cuida de seus empregados, eles cuidarão do seu negócio”, garante.

3 – Embraco

A Embraco é uma fabricante de compressores para refrigeração e mantém um berçário em Joinville, Santa Catarina.

O espaço é voltado para crianças de até 1 ano, mas só tem 25 vagas. Para as mulheres, o benefício é totalmente gratuito, sendo que ela tem o direito de começar a trabalhar 30 minutos mais tarde e é liberada 20 minutos mais cedo.

Para Tatiane Cristina da Silva, da Embraco, a ideia tem o objetivo de evitar pedidos de demissão na volta da licença maternidade.

E, apesar de trabalharem menos tempo, a produtividade das mulheres que usa esse benefício é bem maior.

“Quando a pessoa está preocupada com o filho, não produz direito”, diz a líder de RH.

4 – Unilever

Ao todo são quase 14 mil funcionários em todo Brasil e todos recebem um programa de mentoria.

Assim, cada funcionário escolhe o seu mentor e recebe a capacitação para o papel.

Os programas de aconselhamentos ajudam o profissional a crescer e ficar preparado para um cargo dentro da companhia.

O ambiente e o horário de trabalho também são flexível, inclusive, com a possibilidade do Home Office, com o Friday Free, que possibilita aos funcionários pararem de trabalhar mais cedo às sextas-feiras.

Home Office: uma nova forma de fazer negócios

A Unilever também tem um berçário para crianças de até 2 anos no edifício-sede.

5 – Grupo Boticário

São 7 mil colaboradoras mulheres no Brasil, ou seja, 70% do total.

Com isso, a companhia focou em oferecer alguns benefícios para elas, como o programa de gestantes, criado em 1999 e que oferece cursos, palestras e aulas práticas.

A empresa também tem sala de apoio à amamentação, onde a mulher pode esvaziar as mamas, armazenando leite em frascos esterilizados.

O grupo também tem o auxílio babá e para a educação infantil.

6 – Google

O Google já é reconhecido por oferecer regalias à seus funcionários, como uma geladeira aberta à funcionários, que podem pegar os lanchinhos que quiserem e quando quiserem, gratuitamente.

Também há opções de lazer, como mesa de sinuca ou sala de videogame. Além de ser possível levar o cachorro ao ambiente de trabalho.

7 – Facebook

O plano de saúde é um deles porque engloba assistência média, odontológica e seguro de vida. Além de ter o reembolso de 50% em mensalidades de academias frequentadas pelos funcionários.

10 Formas de Economizar Dinheiro com o Plano de Saúde

O Facebook também dá 4 mil dólares para cobrir despesas no processo de adoção para funcionários que adotam crianças.

Já os pais que tem filhos de até 5 anos de idade, podem receber até 3 mil dólares por ano.

Com informações da Abril

Não há posts para exibir