20 negócios em alta em 2019 para quem tem pouco dinheiro para investir

ANÚNCIO

As pesquisas apontam que o cenário atual é de recuperação econômica e isso inclui, por exemplo, a redução dos juros dos créditos expostos. Para os mais otimistas, o momento é ideal para ganhar dinheiro. Só resta saber quais os negócios em alta em 2019!

E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Se você não sabe o que vender para ganhar dinheiro ou não tem ideia de qual negócio abrir em 2019 para reestruturar a vida financeira, melhor ler este texto imediatamente.

ANÚNCIO

E, por sinal, se você não tem nenhum dinheiro para isso, então, saiba que este artigo é mesmo para você – consideramos os negócios rentáveis em 2019 pensando nas pessoas que tem pouco dinheiro para investir.

O Sebrae (Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas) fez um estudo e mostrou que as principais tendências de negócio para 2019 tem a ver, especialmente, com o setor de serviços.

E, ao que se sabe, o setor de serviços é o que menos demanda investimentos para a abertura do negócio.

ANÚNCIO

Quanto às áreas, reúnem-se as de reparações ou serviços especializados, como consultorias – quem vai por esse caminho pode encontrar os melhores negócios para 2019.

1 – Apostar no setor de esportes

O Brasil é um país tropical e quase sempre o tempo é limpo, com sol, propício a prática de exercícios físicos. Pode ser para complementar o processo de emagrecimento ou para esfriar a cabeça, as pessoas costumam praticar alguns esportes.

Portanto, se você tem algum conhecimento em musculação, corrida de ruas, esportes radicais, ciclismo, surf, skate ou qualquer outra atividade física pode encontrar formas de ganhar dinheiro com isso – como auxiliando as aulas.

O esporte é um negócio em alta em 2019 se considerar que cada vez mais as pessoas sentem necessidade do esporte, devido as precauções com os problemas de saúde.

Ioga e meditação são algumas opções de atividades que são flexíveis para quem quer ensinar outras pessoas sobre como se prática.

2 – O aplicativo UberEATS

Esse é um aplicativo novo no Brasil e pode ser que você nunca tenha ouvido falar. Mas, acredite: é uma dos negócios em alta em 2019 que pode dar certo.

Em São Paulo ele já está funcionando da seguinte forma: a pessoa tem que ter uma bicicleta (e esse seria o único gasto), a partir disso, ela começa a fazer entregas por toda região. Sendo que o horário de trabalho é a partir das 7 horas.

O pagamento é feito conforme a distância percorrida e o tempo de entrega – tudo é feito automaticamente pelo aplicativo. Mas, além disso, quem contratou o serviço tem que pagar uma parcela fixa de 7 reais para cada “corrida”.

Conforme informações do próprio UberEATS, o cálculo é aproximado e o cliente pode fazer o acompanhamento real.

Ah, e a entrega pode ser sobre tudo que “caiba” em uma bicicleta que tenha suportes, como documentos e até mesmo marmitas.

3 – Motorista de carros

É impossível falar em tendência de mercado sem falar do Uber. O aplicativo deu oportunidade as pessoas que precisam encontrar um trabalho rapidamente e para isso tem um carro em boas condições de uso.

Tudo funciona como um táxi, onde há o transporte de pessoas e bagagens.

Há histórias de muitas pessoas que conseguiram ganhar dinheiro com o Uber e ainda estão ganhando. Se você não tem muita noção do que montar em 2019, essa pode ser uma alternativa viável para quem tem pouco dinheiro – mas tem um carro.

Leia Também – 25 dicas valiosas para ganhar dinheiro com o Uber

4 – Trabalhar como Pet Sitter

O serviço de Pet Sitter é funcional e pode render um dinheiro extra para muitas pessoas. Mas, não é só isso – com a alta demanda pela prestação do serviço, é possível considera-lo como uma tendência de negócios para 2019.

Na tradução, o trabalho nada mais é do que o de “babá” de animais de estimação.

O nome mais assertivo, porém, é cuidador de animais. Mas, o que devemos considerar é que os responsáveis terão que cuidar de maneira geral do bicho.

Isso é comum porque algumas famílias não dão contam de fazer esse trabalho, especialmente quando precisam viajar por vários dias. E, como sabemos, esses animaizinhos exigem um cuidado todo especial, incluindo carinho e atenção.

Vale a dica: apesar de não ter custo para começar a trabalhar como pet sitter, temos que considerar que você vai precisar gostar de animais – porque se for para maltratá-lo melhor nem pensar nessa opção como um dos melhores negócios em alta em 2019.

Nós não conseguimos informações sobre os valores que são pagos, mesmo porque tudo vai depender do tempo de trabalho necessário, que pode durar dias ou meses.

5 – A hospedagem de animais

No tópico acima, falamos sobre passear e dar atenção aos pets.

Agora, a ideia é outra: a de hospedar esses animaizinhos. E por que essa é uma tendência para ganhar dinheiro em 2019? Porque cada vez mais as pessoas sofrem com a falta de espaços proporcionada pelos minúsculos apartamentos.

E a ideia tem dado certo, como foi provada por Eduardo Baer, que conheceu esse tipo de serviço e criou o DogHero, um site que reúne ambos interessados – pessoas com lugares disponíveis e gente sem lugar para hospedar seus pets.

“É muito comum os americanos receberem cachorros ou gatos de outras pessoas em casa e cobrarem por esses serviços”, ele avalia.

No caso desse aplicativo, a ideia é receber um valor de 25% da hospedagem. Atualmente, são mais de 10 mil anfitriões cadastrados que tratam também de jabutis e pássaros.

20 negócios em alta em 2019 para quem tem pouco dinheiro para investir
Reprodução Google

6 – Trabalhar como manicure e pedicure

Esse trabalho já é bastante conhecido e os gastos são mínimos.

Atualmente, existem pessoas que apenas prestam o serviço e usam os esmaltes e outras ferramentas dos próprios clientes, diminuindo ainda mais os gastos.

A grande sacada para ganhar dinheiro esse negócio rentável é acompanhar o que está na moda e o que as pessoas estão usando – apesar do serviço ser antigo, há novidades que surgem periodicamente.

7 – Aulas particulares de reforço escolar

Especialmente as crianças costumam ter necessidade de ter um reforço escolar. Isso acontece quando a fase de aprendizagem pessoal não acompanha a geral, da classe toda. Logo, com alguma orientação a mais, o aluno volta a acompanhar a turma.

É claro que ter uma faculdade de pedagogia poderia ser um diferencial, mas se você tem cuidado e carinho, pode encontrar aí uma grande maneira de ganhar dinheiro em 2019.

Essa também é uma boa alternativa para quem não sabe o que montar em 2019 – um das opções está voltada para o youtube. Hoje em dia, muitos professores migraram da sala de aula para a internet e estão publicando suas vídeo-aulas por lá.

O seu único gasto será com a disposição e dedicação para ensinar outras pessoas.

8 – Reparação de malas

Com a crise econômica, as pessoas começaram a evitar compras grandes e muitas vezes desnecessárias. Partindo desse principio, nasceu uma tendência de negócios para ganhar dinheiro em 2019 – que é a manutenção de malas de viagem.

Claro que você precisa ter alguma habilidade, como com a limpeza de tecidos e o reparo desses objetos, que podem ter características diferentes.

Por que é um mercado rentável? Porque pesquisas mostram que o brasileiro viaja ao menos 2 vezes ao ano e nem sempre é a passeio, pode ser a trabalho também.

E o lado bom é que você não precisa ter uma estrutura muito grande ou cara, basta algumas ferramentas, materiais de limpeza e você já pode entrar nesse mercado totalmente novo.

E, não se esqueça que a internet está a seu favor nessa missão – divulgue seu serviço e faça um bom trabalho.

9 – Trabalhar como marido de aluguel

O nome é comum e se destina as pessoas que sabem fazer tudo o que uma casa precisa – como pintura, instalações, faxinas e trabalhos estruturais.

O trabalho de marido de aluguel é um negócio em alta em 2019 porque o número de apartamentos é cada vez maior e, com isso, cresce também as famílias menores, formadas por casais novos, que nem sempre tem conhecimentos práticos sobre isso.

10 – Serviço de costura

Ah, sim, você terá um gasto – que é com a máquina de costura. Mas, se considerarmos que você já a tenha, então, você tem o queijo e a faca na mão.

A ideia é pensar que com a crise as pessoas diminuíram as compras de roupas novas e começaram a customizar suas peças usadas. Além disso, reformas (com botões e zíper) sempre são solicitadas por várias pessoas.

Em época de carnaval, por exemplo, as pessoas costumam pedir a customização de abadás, o que renderia uma renda extra nesta época do ano.

E, por fim, ainda como negócios rentáveis em 2019, nós não podemos deixar de falar nos pets.

Esses animaizinhos de estimação estão sendo cada vez mais cuidados e sempre pedem roupinhas diferenciadas.

Se você tiver essa prática, acaba de encontrar uma ideia do que montar em 2019 para fabricar produtos para vender e ganhar dinheiro.

11 – Conserto de Eletrônicos e Serviços de Informática

Bom, antes que você diga que precisará abrir uma oficina para consertar os aparelhos eletrônicos, vamos dizer que estamos pensando em um serviço mais caseiro.

Afinal, todo mundo tem aquela tia ou amigo mais velho que tem dificuldades em fazer reparos e atualizações nos seus celulares, não é?

Então, se você tem o mínimo de conhecimento, pode ajudar essas pessoas a entender a funcionalidade do aparelho.

Trocar o chip, maneiras de carregar, excluir permanentemente um aplicativo, restaurar os dados, usar antivírus… Tudo isso pode parecer fácil para você, mas não é para todo mundo.

E não podemos desconsiderar que cada vez mais as pessoas usam os smartphones para vários fins, até mesmo para pagar as contas financeiras ou fazer investimentos.

Logo, os eletrônicos são negócios rentáveis em 2019 e devem continuar sendo por mais longos anos.

Ah, tem outro detalhe: com a crise, as pessoas têm optado por mandar arrumar ao invés de comprar um novo. Então, tudo o que você puder fazer para contribuir para o bom funcionamento do aparelho vai ser útil para o seu cliente.

Por outro lado, se você tem curso de informática, ao menos o básico, pode trabalhar fazendo serviços de informação, especialmente, a formatação de computadores.

12 – O mercado de afiliados

Talvez um dos negócios rentáveis em 2019 que mais vão dar resultados financeiros é o do marketing digital. Dentro dessa área, podemos destacar os afiliados, que tem a ver com as vendas online.

Na prática, alguém que tenha um site ou blog pode ganhar dinheiro na internet a partir do momento que conseguir divulgar e vender produtos digitais de outras pessoas – é como uma terceirização da venda.

Atualmente, a plataforma mais conhecida é o Hotmart.

Se você tem bons projetos em mente, mas ainda não sabe o que abrir em 2019, pode encontrar nos afiliados uma forma de monetizar seus recursos e aumentar o patrimônio.

Essa é uma ótima opção também para quem procura produtos para vender e ganhar dinheiro.

Ah, e se você ainda tiver dúvidas, saiba que o afiliado tem lucro quando concretiza a venda e isso é feito por meio de uma porcentagem fixada em cada produto digital (que pode ser um ebook, curso, webinário).

13 – Vender conteúdo para a internet

Levantando em conta que você não tenha recursos financeiros para investir, mas tenha um computador ou notebook em casa, então, podemos considerar a venda de conteúdos para internet, exatamente como os citados ebooks, cursos e webinários.

Para isso, você precisaria ter, no mínimo, algum tempo para produzir tais conteúdos.

Lembre-se que o marketing digital é um dos negócios em alta em 2019 e que se mantém como mercados lucrativos há alguns anos.

Portanto, se você tem o que vender para ganhar dinheiro, ainda que seja vídeos no youtube, pode encontrar uma grande chance de mudar de vida.

14 – Traduzir ou revisar textos para internet

Além da criação de conteúdos, outra tendência de negócios para 2019 é a revisão ou tradução desses conteúdos porque há uma crescente na divulgação de produtos.

Além do mais, nem todo mundo que escreve é especialista na língua portuguesa e se você souber usar a norma língua da culta e as técnicas SEO (para otimizar os mecanismos de busca) vai ter muito trabalho pela frente.

Além disso, uma verdadeira opção de negócios em alta em 2019, é formatar conteúdos e trabalhos acadêmicos – sim, estamos falando em normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A configuração vai além das palavras e envolve imagens, fontes, tamanhos, paginação, enumeração, bibliografias… Se você entende disso, pode ganhar dinheiro fazendo essa prestação de serviço para grupos escolares e de faculdade.

15 – A venda de fotografias na internet

Se você já cansou de pensar no que vender para ganhar dinheiro e não encontrou nada na sua área entre os melhores negócios para 2019, pode começar a cogitar a chance de vender fotografias.

É, na verdade, essa opção exige um pouco mais de investimento – talvez ter uma câmera profissional, com um tripé, um cenário bonito e muitas ideias.

Mas, por outro lado, você também pode ter uma produção caseira, com um menor investimento financeiro. Há histórias de pessoas que conseguem fazer boas imagens com aparelhos celulares, por exemplo.

E temos que considera que as fotografias são fundamentais para a venda de produtos hoje em dia – isso porque aumenta a experiência do consumidor com o produto e torna a venda online totalmente possível.

16 – Marketing digital com vídeos

Hoje, todo movimento do marketing digital passa pela gravação e edição de vídeos para internet, especialmente com o advento do youtube, que proporcionou experiências incríveis aos usuários.

O lado bom é que você não precisa ter uma agência de comunicação ou uma gravadora audiovisual para entrar no mercado.

Comece a pensar nos webinários e nos cursos online que estão em alta e adapte-se essa tendência de negócios em alta em 2019. Se você entende um pouco sobre essa área, pode começar a ajudar outras pessoas a entrar no mundo online.

Essa é uma chance única de ganhar dinheiro em 2019.

Observe que qualquer empresa pode transformar seu produto e o seu serviço em algo digital, através de vídeos e áudios. Independente do que você vai vender, essa é uma maneira de otimizar o comércio na web.

17 – Trabalhar como músico

Se você tem um violão e gosta de aprender notas novas todos os dias, o mercado se dispõe a te dar uma chance para ganhar dinheiro em 2019. No entanto, o mercado não é tão vantajoso financeiramente, a não ser que você tenha diferenciais.

A ideia é otimizar seu tempo e tocar em bares e restaurantes ou em qualquer outro tipo de evento.

Essa não é exatamente uma tendência de negócio para 2019 e sim um forma de ganhar dinheiro extra no ano.

18 – Jogar vídeo game

Esse sim é um mercado totalmente novo, uma tendência rentável, para os próximos anos. Há inúmeras competições nacionais e mundiais de pessoas apostando suas vidas em jogos de vídeo game, especialmente, os chamados RPG.

Há quem daria a vida por essa área não é? E hoje ela se tornou possível.

Conforme um estudo do PLOS ONe, a atividade está relacionada a criatividade de pessoas resolver os problemas de outras no dia a dia.

Se você gosta desses jogos, comece a investir mais o mundo nerd e vai notar uma boa crescente de mercado rentável.

19 – O aplicativo Moobie

É outra novidade, também considerada como tendência de negócios para 2019.

O lance aqui é o seguinte: a pessoa que tem um carro parado em casa e está precisando de dinheiro pode compartilhar o veículo com que está querendo alugar um.

A descrição do aplicativo diz o seguinte: “é uma alternativa descomplicada e segura para conectar diretamente quem precisa de um veículo com quem tem carro parado na garagem”.

Para iniciar esse trabalho é preciso se cadastrar no site e isso vai requerer algumas características do veículo.

Hoje, no Brasil, a empresa já soma mais de 100 mil pessoas e 600 carros. A cidade que mais aceitou o aplicativo foi São Paulo, mas há projetos de expansões para outras regiões do país.

Tamy Lin é a fundadora e CEO da empresa e diz que “a Moobie é fortemente conectada à inovação e a equipe buscou as melhores soluções tecnológicas para criar uma plataforma simples e completa”.

20 – Alugue um cômodo da sua casa

Outra tendência de negócio para 2019 é o aluguel de cômodos da sua casa, especialmente, se você mora em uma cidade turística.

A ideia foi apresentada através de um aplicativo moderno chamado AirBnb, que proporcionou uma boa recompensa a quem participa: para o anfitrião é a chance de ganhar dinheiro extra e para o cliente aparece a chance de pagar barato por uma acomodação.

Obviamente, isso pode diminuir sua privacidade, porém, se souber usar esse programa da forma correta, terá garantias de que tudo sairá como o combinado.

Saiba Mais – 10 Passos Certos para Ganhar Dinheiro com o Airbnb

Como se Tornar um Empresário Sucesso 

Seja pensando no lançamento de um produto ou no crescimento do empreendimento, a contabilidade é uma área essencial que vai garantir o sucesso ou o fracasso do negócio – independente, inclusive, do ramo de atuação.

Para alguns analistas, ela funciona exatamente como um farol que sinaliza o potencial que o empreendedor tem rumo ao sucesso profissional. Esse mesmo farol é que vai iluminar a rota dos negócios e a realização dos projetos.

Logo, saber cuidar bem do dinheiro da empresa é tão importante quanto ter o produto mais inovador do mundo.

A diferença entre o sucesso e o fracasso do empresário passa pela análise dos números e dos recursos financeiros, que são feitos com balanços ou outras ferramentas. Portanto, quem não as tem ou não sabem como fazer, está fadado ao lado negativo da questão.

Ainda fazendo comparações didáticas, outros analistas comparam a contabilidade com a febre – a doença. Ela é apenas um efeito e não a causa e indica que algo não vai bem no corpo humano.

No caso das finanças, se a contabilidade não está bem, quer dizer que o negócio pode não prosperar como poderia.

A Contabilidade como Objeto Transformador para o Sucesso

Voltando um pouco na teoria, o seu negócio deve ter um bom plano de negócios, onde devem estar claros os caminhos que serão trilhados – do sonho à realidade.

Para te ajudar nisso, existem ferramentas – como a Canvas e o Planeja Fácil, ambos do Sebrae.

A análise do fluxo de caixa da empresa pode indicar, por exemplo, algo em torno de 12 meses de antecedência. Assim, o empreendedor saberá em qual mês haverá sobra de dinheiro para ser investido em melhorias.

Da mesma forma, o Balanço Contábil pode informar os seus objetivos conforme o tempo – para curto prazo, no caso.

Depois, ele indicará as metas a ser alcançadas – no médio e longo prazo. Isso facilita na hora de fazer ajustes.

Já o Planejamento Financeiro é o que vai fazer você ter um acompanhamento mensal do que foi previsto e do que está sendo realizado.

  • Quanto de dinheiro está entrando?
  • Para onde o dinheiro está indo?
  • Quais os investimentos mais urgentes?

Cuidar bem do dinheiro da sua empresa significa que você conhece quem trabalha no seu negócio.

A contabilidade, por ora, permite que a gestão financeira se transforme em um ambiente de trabalho menos intenso e com mais sucesso.

Passos para Ser um Empreendedor de Sucesso e Ficar Rico

Todo empresário que conduz um negócio precisa atuar de forma a garantir não apenas sucesso pessoal, mas também o da empresa – que é medido em números. Os dois campos precisam estar entrelaçados, sendo que as conquistas empresariais devem vir do esforço pessoal.

Educação é a Regra Número 1

A educação tem que ser pensada não apenas como forma curricular, de diploma. Ela vai muito além disso.

Um MBA – especialização – é importante e vai te dar uma boa base para conseguir seguir adiante, porém conhecer a indústria onde você atua é tão importante quanto isso.

Para isso, pense sempre em cursos de reciclagem ou que vão, de fato, agregar valor ao seu conhecimento – e não apenas ao seu currículo.

Muitas vezes, conversar com um especialista em algum assunto pode se equivaler à anos de faculdade. Outras vezes não.

O importante é sempre mesclar a forma de adquirir conhecimento – como na forma física, na forma online, presencial, à distância, na Escola, em Palestras.

https://youtu.be/4mx17ZrIS6I

Vá Além do Horário de Trabalho

Se você realmente acredita no seu projeto, vai precisar entender que todo esforço será pouco para que ele seja alavancado. Um colaborador pode até achar ruim se fazer alguma hora extra na sexta-feira, mas você não deveria.

Trabalhar fora do horário de trabalho faz parte do que os analistas chamam de sacrifício.

Para isso, inclusive, você pode usar métodos mais atuais, tecnológicos, como a internet – onde há um mundo de informações.

No entanto, antes de terminar esse tópico, precisamos lembrar que você não deve deixar que o esforço extra prejudique outros aspectos da sua vida pessoal – como o lazer, a cultura.

Você, em todo caso, vai precisar ter um tempo para recompensar o trabalho pesado.

Tenha um Mentor

Independente da sua área de atuação ou do seu mercado, é necessário ter um mentor – que é aquela pessoa que vai poder te ajudar de alguma forma, com dicas e conselhos. É a partir dele que o empreendedor poderá criar uma boa rede de contatos.

Além disso, extraia tudo que você puder dele. Faça perguntas como:

  • Como Você Começou?
  • Qual Curso Frequentou?
  • Qual foi o Primeiro Trabalho?
  • Como Foi o Desenvolvimento Empresarial?

Se você ainda não se ligou de quem poderia ser o seu mentor, não precise ir muito além. Pense em alguém que atue na mesma função que você e tenha conhecimentos prévios, teóricos e intrínsecos sobre a sua atuação.

Pode ser, por exemplo, algum colega de trabalho mais experiente ou um amigo do seu pai. Pode ser aquele dono da empresa que você conheceu ainda quando era estagiário e fez uma visita até lá.

Pode ser também o professor da faculdade, que tem um conhecimento infindável.

Sempre faça Estágios

Seja humilde o bastante para levar em conta os aprendizados da vida acadêmica e faça estágios em grandes ou pequenas empresas.

Nunca ignore cargos que não sejam remunerados, desde que eles sejam capazes de te dar uma base necessária para o seu futuro sucesso.

Conforme análise do mercado, os estágios costumam ser a primeira oportunidade para que estudantes ou recém-formados façam seus contatos e atuem como profissionais de mercados. Os cargos são menores, mas a porta de entrada para o mundo dos negócios.

Faça uma Lista de Prioridades de Tarefas

Siga uma sequência e sempre complete a primeira tarefa antes de seguir para a próxima. Pode parecer uma tese simples, mas isso fará muita diferença no longo prazo.

O mais importante, porém, não é concluir todas as tarefas e sim conseguir identificar quais são as de alto valor – ou seja, mais importantes. São elas que vão trazer mais benefícios para você.

Complete os Seus Projetos

Esse tópico também é para dar sequência ao que já foi visto até aqui: conclua as tarefas que começar.

Quando for realizar um projeto que é grandioso demais, avalie se está usando bem o seu tempo.

Se quiser saber se está na hora de abandonar algum projeto, então, pense: quantos projetos não finalizados você tem? Pode ser que agora seja a hora de seguir em frente e concluir o serviço.

Assuma as Responsabilidades

Todo empresário que busca o sucesso tem que assumir responsabilidades – sabendo, inclusive, que nem sempre vai ser possível ganhar ou lucrar.

Demonstre, no entanto, que está disposto a negociar de modo aberto e responsável todos os problemas.

Fugir das responsabilidades apenas para evitar os resultados negativos não te fará ter boa reputação e nem resultado.

Pense no Futuro

A questão de investir no futuro é complexa porque envolve dinheiro. De um lado, você quer poupar o máximo possível e faz isso cortando os gastos. De outro, quer investir e melhorar a estrutura e o atendimento do seu negócio.

Apesar de tudo, se você quer ser guiado pelos grandes empresários, saiba que o recomendável investir em fatos como “salários de funcionários”, “estrutura do escritório” ou “divulgação do seu produto”.

Isso tudo costuma gerar bons retornos financeiros no longo prazo.

Por outro lado, quanto aos gastos, evite aqueles mais exorbitantes, como os com carros ou ternos. Nem tudo que é caro é bom e vice-versa. A imagem é importante, mas cuidado com aquilo que é superficial.

Da redação

ANÚNCIO