Compras de Natal – Como Economizar Dinheiro Rápido em 20 passos?

Estamos muito perto de dezembro e nem precisava olhar no calendário para saber disso – os panfletos, propagandas e e-mails que recebemos provam isso! O bom velhinho já está no centro do shopping e a lista de presentes já começou a ser pensada.

Mas, a vida vai muito além de simplesmente comprar, comprar e comprar.

Será que existe alguma forma de economizar dinheiro rápido neste fim de ano? Como resistir ao assédio das ruas e da internet… As dicas abaixo vão provar como isso é possível, acompanhe!

1 – Quanto Gastar?

Antes de tudo, defina quanto você vai gastar nas compras natalinas. A ideia é ter um limite que caiba no seu bolso – nem algo que signifique uma economia de guerra e nem uma distribuição de dinheiro pelas ruas.

O ideal é definir uma pequena porcentagem da renda mensal, sem pensar muito em 13º salário ou na renda extra que você ainda pode ganhar. Lembre-se de trabalhar com a sua realidade.

2 – A Ordem das Prioridades

Se você tem um afilhado querido ou uma mãe amorosa não precisa pensar muito sobre dar presentes a eles – só lembre que você tem um limite para gastar, tudo bem?

Além disso, você não precisa presentear todas as pessoas que estão ao seu redor. Se assim fosse, imagine um professor, quantos presentes teriam que comprar para todos os seus alunos?

Tenha sim uma lista de prioridades, mas sem fazer diferença entre um sobrinho e outro. Tenha certeza que é muito melhor não dar nada para ninguém, do que apenas para um, ok?

3 – Converse com a sua família e os amigos

Essa é uma recomendável muito oportuna – falar com essas pessoas podem as fazer entender o que está acontecendo na sua vida pessoal e financeira. Portanto, você tira um peso e obrigação de ter que presentear todo mundo.

E, acredite se quiser: as crianças costumam entender muito mais do que os adultos.

Se você for bastante próximo a criança, como no caso do filho, aproveite para ensinar-lhe sobre o dinheiro – quanto tempo seria necessário para comprar tal brinquedo? E se você deve algum valor em real para ela e ensinasse a poupar?

Presente de Natal para as Crianças – Descubra qual é o Melhor de Todos

Pense nisso!

4 – Vá sozinho as Compras

A ideia é sozinho as compras ou com alguém que seja mais econômico de você – evite os amigos gastões, esses podem “poluir” sua vida financeira, acredite nisso!

Fazer as compras de natal não é nada simples – é muito mais do que ir até o shopping e comprar uma lembrancinha para cada um.

Sempre que for a uma loja, leve a lista de prioridades e apenas o dinheiro que pode gastar, nada além dele, beleza?

5 – Saiba onde comprar

Fuja um pouco dos tradicionais shoppings centers… Existem lojas nos centros que são mais baratas e podem vender produtos também de qualidade.

Além disso, se você é uma pessoa antenada sabe que existem muitas feiras livres que acontecem periodicamente na sua cidade, lá há produtos incríveis, manuais, de qualidade e o melhor: são peças únicas – nada de industrializados.

Visite feiras de artesanato, bazares e mercados alternativos.

Além disso, a internet tem uma gama enorme de opções – você só precisará verificar a segurança do site, o tempo de entrega e o valor do frete.

6 – O Pagamento tem que ser à Vista

Se você tem um limite para gastar e uma lista de prioridades, tem que saber fazer as compras com racionalidade.

O cartão de crédito não faz isso – porque ele te dá a impressão de que você tem mais dinheiro do que realmente tem e isso é um erro.

Se você seguiu bem as dicas até aqui, já definiu um valor. Então é o seguinte: se você tem 100 reais para comprar 5 presentes, sabe que a média é de 20 reais para cada um.

Na hora de sair às compras leve no máximo 100 e saiba que se gastar 30 reais em um presente, algum outro terá que custar apenas 10 reais – é uma conta lógica, certo?

Leve em conta ainda que os pagamentos em dinheiro dão mais poder de comprar e você pode conseguir bons descontos.

7 – As contas de janeiro são altas

Nunca se esqueça disso e lembre-se principalmente na hora das compras do final de ano.

Janeiro tem uma lista de contas altas, fora os reajustes: IPTU, IPVA, Material Escolar, Matrículas, Seguro do Carro, Troca de Óleo. Além das contas fixas que não desaparecem, como a conta de luz, de água, condomínio.

“Recomendamos tomar precauções para não comprometer seu orçamento financeiro em razão de uma festividade”, diz Igor Marchetti, do Idec.

8 – Pesquise os preços com antecedência

O brasileiro é um bom sujeito, só que tem uma mania muito ruim – de deixar tudo para a última hora. Se você sabe que o Natal acontece no dia 25 de dezembro, comece a pesquisar preços antes para ter uma ideia do valor de cada item.

No final de novembro há a Black Friday, que já dá uma sugestão desses valores.

Além disso, hoje em dia não há desculpas para não pesquisar, a internet facilitou tudo e existem aplicativos que fazem todo “trabalho sujo” – basta separar um tempo para isso.

Isso sem dizer que comprar antes te permite escolher os melhores produtos, cores, tipos.

Na internet também há o grande número de cupons, que podem ser boas opções.

“Antes de pesquisar, é importante focar no que deseja comprar – daí fica mais fácil e nos faz economizar tempo. Quem deixa para comprar na última hora perde os melhores preços”, diz Paulo Garde, coordenador do Procon.

9 – Ouça os amigos – mas não caia em armadilhas

Se você tem em mente o que vai comprar, considere ouvir a opinião dos seus conhecidos. Será que o produto é de qualidade, será que a compra vale a pena, será que é a hora de comprar?

Só tome cuidado porque, muitas vezes, ele pode não conhecer as suas reais situações financeiras.

“É possível verificar a experiência que essas pessoas tiveram para servir de parâmetro e saber se a loja é confiável, para não ser surpreendido”, afirma Igor Lodi Marchetti, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

10 – Evite cair nas tentações do mercado

Se você for ao shopping ou viajar na internet, evite cair nas armadilhas de marketing das lojas – desconto, 10% de desconto, frete grátis, compre 2 pague 1… Tudo isso são expressões que mexem com o seu consciente e pode te fazer gastar mais do que deveria.

A dica aqui é ter foco!

Mantenha sua lista atualizada e siga o que seu bolso permite, nada mais!

Essa é a época mais tentadora do ano, esteja prevenido!

11 – Use o Reclame Aqui

Alguns sites, como o Reclame Aqui, podem ser usados como referência para que suas compras sejam concretizadas da melhor forma.

Essas empresas podem responder com o seu posicionamento e ajuda com os comentários dos consumidores, que falam sobre o produto e a loja, qualificando-as. Ou não.

12 – Presente bom não é presente caro

Deixe esse pensamento de lado e observe muito bem as crianças.

Há uma série de histórias de crianças que gostaram mais de presentes simples do que os caros.

O valor é totalmente sentimental e visual. Se você quer comprar um presente muito caro, há grandes indícios de que você estará querendo aparecer para a família – o que é um erro.

Além disso, há alternativas mais econômicas, como os artesanatos.

13 – Aposte no Faça Você Mesmo

Essa é uma prática que ainda é nova, mas tem um valor econômico muito forte – ideal para o seu bolso.

Qualquer peça que seja produzida por você trará a ideia de que você se dedicou para fazer e não foi simplesmente na loja e pegou qualquer produto. As pessoas se sentem mais realizadas e felizes quando ganham algo manufaturado, acredite.

A dica aqui é procurar alternativas e abusar da criatividade.

14 – Aposte também na Reciclagem

Reaproveite os brinquedos em bom estado – sabe aquela bicicleta que você não usa mais? Dê uma atualizada nela e faça a alegria do seu sobrinho: troque o banco, pinte-a, coloque adesivos.

O smartphone que já está antigo para você pode servir como plataforma de jogos para uma criança, mas que seja feito com consciência.

15 – Entenda a diferença entre Preço e Valor

Aqui vale a comparação com outra expressão “Custo e Benefício”.

Como falamos acima, nem todo presente caro é bom e vice-versa.

O preço é aquele que você paga pelo produto. E o valor é o sentimento que quem recebe vai ter, assim como quem deu. O valor, entenda, é muito mais importante do que o preço.

Para se ter uma ideia, em pesquisas feitas recentemente, muitas mães afirmaram que prefeririam ter um almoço em família do que ganhar um presente caro em datas especiais… Consegue entender a diferença entre valor e preço?

16 – Considere fazer um Amigo Secreto – é uma opção viável

Essa é uma boa opção porque leva em conta que todo mundo vai ganhar um presente e você, dessa forma, não precisará comprar para todos.

Lógico que isso terá que ser considerado e aprovado por todos os familiares ou amigos. Pense em um valor médio que não seja pesado para ninguém e em produtos que sejam úteis.

17 – Cuidado com a Troca dos Produtos

Essa é a época de maior consumo do comércio, portanto, atente-se a troca de produtos.

O Código de Defesa do Consumidor diz que as lojas físicas precisam trocar os produtos, mesmo aqueles que não tenham defeito.

Se o cliente não gostar da cor da blusa ou do tamanho, pode realizar a troca.

“Muitas delas, no entanto, trocam como um meio de fidelizar o consumidor”, diz Garde.

O consumidor deve se atentar apenas a Nota Fiscal e o produto em até 90 dias depois da data da compra. “Se em 30 dias o produto não for consertado, o consumidor tem direito à devolução ou poderá trocar por outro produto”.

18 – Cuidado também com as compras na Internet

A internet tem proporções diferentes, mas que também estão baseadas no código do consumidor.

“Se o cliente não gostou da cor ou se não serviu, tem direito a troca, mas o prazo de devolução é de apenas 7 dias a partir da data de entrega da compra”, conta Garde.

“Estou com um caso em que a promessa de entrega era de13 dias e já faz 25 e o produto ainda não chegou. Quando chegar, o cliente vai devolver, já passou o aniversário da pessoa que seria presenteada”, diz.

19 – Tenha tempo e atenção

Já falamos um pouco disso, mas o tema é importante.

Quando for pensar nas compras, separe algum tempo: para pesquisar, para fazer as contas e para comprar. Ir as compras com pressa é um dos piores dos comportamentos porque te fará comprar algo que nem sempre será o melhor para o momento.

Além disso, como há a movimentação da área comercial, você pode pegar produtos sem analisar a qualidade dele e isso trará dor de cabeça para o futuro.

20 – Fuja dessa Época do Ano

Apesar de o momento ser de felicidade e confraternização, se você tem consciência financeira saberá que pode adiar as compras para o mês seguinte, quando as emoções natalina já passaram.

Além disso, as lojas costumam fazer saldões para lançar seus novos produtos e novas coleções.

Tente encontrar uma forma de praticar esse hábito e economizar dinheiro.

Compras de Natal – Como Economizar Dinheiro Rápido em 20 passos?

Reprodução: Google

Bônus – Ideias de Presentes de até 30 Reais para o Natal

Em época de crise financeira e instabilidade política, ninguém quer arriscar e gastar todo dinheiro que tem, não é mesmo? Veja como é fácil economizar dinheiro e ao mesmo tempo agradar o seu ente amado.

Copo Soco Inglês Dourado

O copo tem ótima qualidade e a aparência pode surpreender o presentado.

É feito em cerâmica com design de soco inglês, o que o torna agradável de segurar.

Ele pode servir para várias bebidas, como água, café, chá, suco, entre outras.

A cor é branca com a alça dourada.

O valor é de 29,90 e ele está disponível no site do Garimpodoze. 

No site também há outras variações de copos, como o da Munich Haideken, que tem o mesmo valor.

Kit Banho Amazonian (Granado)

O estojo de banho com produtos Amazonian vem com 2 sabonetes em barra formulados com glicerina vegetal e 1 sabonete líquido com fórmula equilibrada ao pH da pele.

Em nenhum produto há ingredientes animais.

O Kit sai por 25,00 no site da Granado. 

Cartão Multifuncional SOS Ferramentas

É um cartão que vai te salvar em vários momentos, como na reforma de casa ou no happy hour.

Ele tem 11 funções diferentes – faca, abridor de garrafa, abridor de lata, serra, chave de parafuso borboleta, régua, chave de fenda, porcas e espaço para chaveiro, entre outros.

O cartão custa 19,90 na Imaginarium. 

Forma de Gelo

A forma torna possível fazer 6 gelos em forma de arma ou outros objetos.

O produto é feito de silicone e funciona em temperaturas baixas.

Ele pode ser usado também para fazer sucos, leite, vinho e outros ingredientes diferentes.

O valor é de 29,90 e ele também está no site do Garimpodoze.

No mesmo site ainda tem outras opções como as formas de frutas, pinguins, coração, robôs.

Abridor de Garrafa Veneza (Brinox)

O abridor é um produto 3 em 1, sendo que abre garrafas, saca-rolhas e corta cápsulas.

É feito de material em aço inox (mais durável e resistente).

O produto está custando 26,91 no site da Camicado. 

Hidratante Corporal Encanto Sedução (Avon)

O hidratante tem vários aromas, como o Amora Champagne, que provoca os sentidos e prepara sua pele para momentos especiais.

Ele tem rápida absorção e protege contra os odores da transpiração.

No site da Avon o refil do produto sai por 21,99. 

Mini Lanterna Android

É um produto para uso doméstico ou emergente. A lanterna é carregável por USB e tem uma potente luz de LED, além de ser leve e com formato em Android.

Após 1 hora de carga, a lanterna poderá ser usado por até 10 horas, levando em conta que existe dois modos de uso, onde ela fica acessa constantemente ou piscando.

O valor é de 20,00 no site do Garimpodoze. 

Espelho Bonequinha Russa

É um espelho de mão com formato de bonequinha russa.

Pelo tamanho, ele é possível de ser encaixado em seu próprio estojo de proteção que forma o desenho da bonequinha. São várias cores disponíveis.

O presente de uso pessoal custa 29,00 no Garimpodoze. 

Espelho de Bolsa com Led

É um espelho de bolsa para carregar com você sempre.

Ele foi pensado na praticidade e tem lâmpadas LED para você retocar a maquiagem em qualquer lugar, mesmo onde não há iluminação suficiente.

O espelho tem reflexo normal e o da base amplia 2 vezes o reflexo.

O produto custa 24,90 na Imaginarium.  

Saleiro e Pimenteiro Caneca Pote

A caneca pote é inspirada no modelo da mason jar e tem lugar para guardar temperos.

O conjunto é de vidro e metal com alça.

O conjunto está 29,90 no site da Imaginarium. 

Porta Documentos Instantes

É um acessório para você deixar a papelada organizada e sua casa cheia de estilo.

A coleção é moderna e ideal para o seu gosto, caso queira levar também para o escritório.

É prático, funcional e ótima para decorar ambientes.

O produto sai por 29,90 na Imaginarium. 

Colônia Deo Desodorante Refrescante

Ele possui uma deliciosa fragrância que proporciona um banho de frescor. A linha é usada para todas as horas do dia, mas super indicado para o período da manhã – sendo que seu dia vai começar mais gostoso.

A colônia custa 20,99 no site da Avon. 

Estojo para Óculos Atitude

O produto custa 20,00 no garimpodoze.

Torre Eiffel de Metal 18 Cm

O objeto de decoração custa 25,90 no Garimpodoze.

Boneco Homem Aranha com Ventosa

O boneco faz parte da coleção Homem Aranha da Marvel.

Quando ele é colocado na superfície, dá a sensação de que está escalando o lugar.

O material usado é plástico e as ventosas podem ser removidas.

O boneco do homem aranha custa 16,80 no Garimpodoze. 

Cinto Pierre Cardin

Com pespontos aparentes, passante fixo e fechamento por fivela de ajuste, o cinto custa 29,99 no site da Dafiti. 

Chocolate Belgian Dark Sem Açúcar

O chocolate mistura sementes de cacau de qualidade e o toque do chocolate Belgian, conhecido como ouro negro e considerado um deleite dos deuses.

No shoptime, o produto está custando 21,99.

Deck Pokémon Triple Pack

É indicado para crianças e jovens que gostam de enfrentar batalhas ardentes e sombrias com o Deck Pokémon.

Na Rihappy, o produto está 19,90.

Hot Wheels Looney Tunes

É uma coleção de veículos Hot Wheels para os fãs de todas as idades – na escala 1:64 com vários personagens da franquia Looney Tunes.

Cada um custa 30,99 e eles podem ser comprados separadamente.

Massinha Super Massa

É um conjunto de 4 potes de massinha nas cores azul, amarelo, vermelho e branco.

Na PBKids custa 19,90.

Boneco Minions

São bonecos personagens do filme Meu Malvado Favorito para decorar, colecionar e brincar.

Cada um custa 19,00.

Compras de Natal – Como Economizar Dinheiro Rápido em 20 passos?

Sobre as Compras do Natal

Apesar de todas essas dicas, nunca se esqueça que o espírito do Natal é justamente o de alegria e paz, portanto, repense um pouco sobre estar presente e não dar presentes.

O comércio aproveita a data para vender seus produtos, queimar o estoque e fazer suas melhores propagandas, mas nem sempre você acaba comprando algo que tenha necessidade ou que seja do seu agrado.

Simplesmente porque viu na publicidade e gostou.

A ideia do natal, mesmo para quem não é religioso, é de encontrar a paz e isso não tem nada a ver com você dar presentes para agradar outras pessoas e começar o próximo ano com uma dívida grande no banco.

A sua paz está totalmente ligado ao seu bolso, acredite.

Uma vida financeira equilibrada vale mais do que qualquer presente, na maior parte das vezes. O sossego de uma noite bem dormida, por exemplo, é impagável.

Se você quer comprar, presentear, faça isto! Mas nunca deixe de pensar em você, nas suas finanças, na sua realidade financeira.

Com informações da UOL