Confira a resposta de 5 perguntas de finanças para mudar de vida em 2020

ANÚNCIO

O que você faria se soubesse tudo o que precisa para mudar de vida em 2020? A nossa ideia com este texto é te dar as respostas para as 5 principais perguntas que tem a ver com essa mudança. A partir disso, a responsabilidade é toda sua.

Porque você vai ver que não é nada complicada e menos ainda impossível mudar de vida neste ano. Basta você fazer algumas mudanças de hábito. Pequenos detalhes fazem a diferença e mudar de vida é uma questão de querer. Tudo vai depender da sua força de vontade.

ANÚNCIO

1 – Por que poupar dinheiro?

Essa é uma pergunta que a gente deveria ter feito há muito tempo, não é mesmo? De um modo geral, as pessoas mais velhas se arrependem de não terem pensado sobre isso antes. Mas, saiba que ainda dá tempo. E se você é jovem, tem mais tempo ainda.

Então, vamos lá: por que fazer uma poupança de parte do dinheiro que você recebe todos os meses? Se você quer mudar de vida em 2020, saiba que o primeiro passo é você começar a poupar o seu salário. Ao menos, em uma parte dele.

Só que para isso, você precisará ter motivações. Então, entra aqui a importância de traçar metas, ter objetivos e sustentar os seus sonhos. Essas são suas melhores motivações.

ANÚNCIO

Se você tem o sonho de viajar para a cidade de Nova Iorque, já tem um ótimo motivo para juntar dinheiro, não acha? O mesmo vale para quem quer trocar de carro, se aposentar com mais dinheiro e assim por diante.

Inclusive, o ideal é que você tenha uma reserva de emergência. E se não tem ainda, está aí a sua primeira motivação para poupar dinheiro.

2 – Como se planejar para poupar dinheiro?

Agora que você sabe a importância e os motivos para poupar dinheiro, resta saber como fazer isso. E a melhor dica é aquela que fala sobre o planejamento financeiro. Somente ele é capaz de ajudar nessa missão financeira que você tem.

Esse planejamento nada mais é do que você ter um controle de tudo o que entra no seu mês e tudo o que sai. Em nomes mais específicos, falamos em receitas e despesas. É primordial que você saiba quanto você gasta. Assim, fica fácil saber se você está no prejuízo ou no lucro.

A grande e boa notícia é que hoje em dia existem diversas plataformas online, aplicativos gratuitos e programas grátis para você usar e fazer isso. Você ainda pode usar planilhas do Excel ou bloco de anotações de papel, mas a tecnologia tornou tudo mais prático e rápido.

Aliás, é com esse planejamento que você vai ver se precisar cortar gastos, aumentar a renda ou se já dá para começar a poupar parte do salário.

3 – Como fazer o corte dos gastos?

A próxima das dicas sobre mudar de vida em 2020 tem a ver com o corte de gastos. Porque após fazer o seu planejamento financeiro é bem provável que você tenha visto que precisa fazer cortes de gastos para que sobre dinheiro na sua vida.

Então, a pergunta que fica agora é sobre como fazer esses cortes. E a resposta é bem mais simples do que pode parecer. A primeira coisa é analisar quais são os gastos que você tem que são essenciais para a sua sobrevivência.

Inclusive, até mesmo os gastos essenciais podem ser minimizados. Por exemplo, você pode diminuir o pacote de canais de TV e internet que você tem. Assim como também pode fazer compras no mercado a cada 15 dias – isso te ajuda a não comprar o que você não precisa.

Confira a resposta de 5 perguntas de finanças para mudar de vida em 2020

4 – Como poupar o dinheiro mensalmente?

Você já sabe quase tudo o que precisa. Porém, não aprendeu ainda como fazer para poupar dinheiro, certo? E aqui não tem segredo, não. Assim que você receber a sua renda, você tem que saber quanto vai poupar. Aí, imediatamente, você guarda esse dinheiro.

Se você deixar para guardar depois não vai sobrar e você vai acabar não guardando. Então, faça desse valor a ser guardado como se fosse uma conta mesmo, que você precisa pagar em dia, sabe? Sem dúvidas, esse é o jeito mais inteligente para poupar dinheiro.

Muita gente fala em “se pagar primeiro”. E é basicamente isso que tem que acontecer. Por isso, a criação do seu orçamento é tão importante. Ele vai te ajudar a saber quanto você poderá guardar no mês, se é 5%, 10%, 15% ou 20%, por exemplo.

Com o tempo, isso vai se tornar um hábito. Assim, nem vai parecer que você está se esforçando tanto para guardar dinheiro. Acredite na força do hábito.

5 – O que fazer com o dinheiro guardado?

A última pergunta para você mudar de vida em 2020 tem a ver com investimentos. Isso porque se você leu e entendeu tudo até aqui, você vai ver que dá para poupar dinheiro sim. No entanto, o que fazer com esse dinheiro que foi poupado?

A resposta mais inteligente é aquela que fala sobre os investimentos financeiros. A primeira coisa sobre isso é notar que aplicações financeiras não mordem e não são como o bicho papão, que todo mundo que não conhece acha que é.

Descubra 4 investimentos para iniciantes para 2020

Eles são bem mais simples do que isso. Assim sendo, você só tem que estudar cada opção que existem para saber qual delas se encaixa mais no seu perfil de investimento. Além disso, saiba que dá para começar a investir com pouco, a partir dos R$ 30, no caso do Tesouro Direto.

ANÚNCIO