Mudar de Corretoras de Valores: por que isso pode ser bom? Descubra!

ANÚNCIO

A corretora de valores é uma instituição importante para quem vai investir dinheiro e não quer ficar preso à um único banco, a fim de encontrar as opções mais lucrativas para ganhar dinheiro.

Então, por exemplo, na hora de investir dinheiro no Tesouro Direto, a corretora é importante para fazer a intermediação entre o consumidor investidor e o governo federal.

ANÚNCIO

E outra coisa importante é que a corretora pode aplicar dinheiro em todos os bancos, sendo que o correntista pessoa física poderia fazer isso no seu banco, que é onde ele tem conta corrente. Mas, nem sempre onde ele tem conta corrente tem a melhor opção para ele.

Agora, apesar de ser fundamental, como existem muitas corretoras de valores, o fato é que o consumidor que vai investir dinheiro para lucrar deve estudar cada uma das corretoras que achar boa para ele.

E aí vale a pena levar em conta muitos itens nesse estudo: valor da corretagem, da mensalidade, dos custos e até mesmo a facilidade em falar com a central de atendimento dessa corretora de valores!

ANÚNCIO

E o que não é raro é encontrar gente que abriu conta em uma corretora de investimentos e se arrependeu depois. Os motivos são dos mais variados: dificuldade em falar com o atendimento ou taxas muito altas.

O fato é que apesar de serem importantes, nem todas as corretoras são boas. E isso não é novidade para ninguém.

Se você está buscando uma boa corretora de valores ou se quer mudar, então, este é um bom artigo para você porque aqui vamos contar um caso da vida real de uma pessoa que quer mudar de corretora na busca por melhores resultados. Bora lá?

A insatisfação com as corretoras de valores

Muitas pessoas têm contas abertas em corretoras de investimentos buscando rentabilidade, mas não estão satisfeitas com os resultados que recebem periodicamente.

Essas pessoas não estão satisfeitas com as contas da sua corretora e continuam lá porque não sabem como proceder para uma possível e futura troca de corretora. Essa é a grande realidade.

– Mas, afinal, será que é muito difícil mudar de corretora?

Muitas pessoas pensam que para mudar de corretora tem que vender os investimentos que tem na corretora atual, depois abrir conta na nova corretora e aplicar novamente o dinheiro nessa nova corretora.

Só que isso não é mais necessário!

A única coisa que você precisa fazer para mudar de corretora é pedir uma portabilidade dos seus investimentos, que, obviamente, serão transferidos de uma conta em uma corretora para outra conta de outra corretora.

Essa ação é mais conhecida como transferência de custódia.

Mudar de Corretoras de Valores: por que isso pode ser bom? Descubra!

Por que fazer a transferência de custódia?

Porque a corretora atual pode estar te dando muito problema, isto é, muita dor de cabeça. Existem pessoas que relatam as suas más experiências da seguinte forma:

“Quando eu entrava lá, às vezes, não logava ou não mostrava os meus investimentos. A gota d’água foi quando fui fazer o Imposto de Renda e não mostrava o informe de rendimento. Em todas as minhas outras contas mostravam”.

Essa falha na prestação de serviço e de informação é um erro muito comum nas corretoras, mesmo que seja algo inadmissível, muita gente continua nelas por comodidade.

A pessoa que relatou essa história não aguentou mais e resolveu tirar os investimentos dessa corretora para a outra corretora de valores, que até agora está se mostrando como eficaz.

“Se você não está satisfeito, já abriu conta na nova corretora e não quer deixar seus investimentos na corretora antiga, faça isso que, provavelmente não vai se arrepender”.

E para você que quer fazer isso (mudar de corretora de valores), mas não sabe como, fique tranquilo porque nós vamos falar dos trâmites para transferência de custódia. É bem simples.

Tem só umas coisas chatas… Mas, no geral, é simples!

Os principais passos para mudar de corretora

O bê-á-bá é bem fácil, então, anote aí.

Entre em contato com a corretora que tem os seus investimentos financeiros atuais.

Que é a corretora que você deseja tirar os investimentos de lá e passar para a nova.

Depois, você precisa solicitar o formulário de transferência de custódia na corretora.

Você também pode baixar o formulário em sua nova corretora, no qual geralmente o nome está como “formulário de solicitação de transferência de valores mobiliários”.

Você vai preencher esse formulário com os investimentos na sua corretora antiga.

Depois do formulário, o que tem que fazer? Reconhecer firma.

E para quem não tem firma reconhecida, o passo também é fácil de ser feito: vá ao cartório da sua cidade e reconhece a firma do documento.

Depois, é só assinar o formulário e mandar pelo Correio para a corretora onde você tem os investimentos e deseja mudar.

Depois a corretora vai entrar em contato com a sua nova corretora e fazer a portabilidade dos investimentos.

Na prática, esse trâmite todo não demora mais do que 2 dias úteis.

Para não errar, a questão é você preencher o formulário, assinar, reconhecer firma, ir ao correio e esperar a portabilidade dos investimentos. Não precisa vender nada, tá bom?

ANÚNCIO