Conheça 7 motivos para ler cada vez mais – comprovados pela ciência

ANÚNCIO

Aqui no blog, a gente sempre traz dicas de livros sobre diversos assuntos e categorias. Especialmente, os de finanças e economia e empreendedorismo. No entanto, você já parou para pensar quais os motivos para ler cada vez mais? Esse é um hábito saudável. Saiba porquê.

Inclusive, para darmos as respostas mais exatas e mostrarmos os motivos verdadeiros, a nossa equipe foi atrás de estudos, pesquisas e da ciência. Então, a ideia não é indicar livros e nem mesmo falar sobre qual deve ser o seu próximo gênero. Mas, mostrar os benefícios da leitura.

ANÚNCIO

Aliás, também não estamos levando em conta quantos livros ou páginas você lê por dia e nem mesmo se faz isso por diversão ou obrigação. De qualquer modo, quanto mais leve a sua leitura for, com certeza, mais conhecimento você poderá tirar delas.

1 – Criatividade

O primeiro dos motivos, que com certeza é um dos mais conhecidos, é o de que a leitura fortalece e até mesmo “aumenta” a criatividade das pessoas. E se você ainda tem dúvidas sobre isso, vamos falar dos pesquisadores que comprovaram o fato.

Eles são da Universidade de Toronto, no Canadá e garantem que as pessoas que leem livros de ficção tendem a ser mais criativas justamente por aceitarem mais os pensamentos ambíguos. Assim, aceitam diferentes aspectos de um mesmo tema.

ANÚNCIO

Na prática, isso quer dizer algo como: ser mais fácil encontrar alternativas e soluções para problemas do dia a dia. Em resumo, podemos falar sobre ser criativo nessas horas de dificuldade e de crise.

2 – Estresse

Com foco na questão da saúde, parece não haver dúvidas também quando a gente fala que o hábito da leitura nos ajuda a diminuir o estresse, que pode ser causado por vários fatores, como no trabalho, na falta de dinheiro, com as noites mal dormidas, etc.

Quer saber quem disse isso, né? Os pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, foram os responsáveis pela afirmação. O estudo foi feito com voluntários. Na prática, após lerem, essas pessoas tinham queda na frequência cardíaca e relaxamento dos músculos.

Em números, isso quer dizer que apenas 6 minutos de leitura ajuda a diminuir cerca de 68% dos níveis de estresse. Você entendeu bem? 6 minutos de leituras só e tudo isso de benefício.

3 – Cérebro

Já falamos da criatividade e do estresse, agora vamos falar de algo mais técnico. A leitura estimula diferentes partes do cérebro. Nos Estados Unidos, a Universidade Stanford comprovou ao ver que o fluxo sanguíneo aumenta em determinados locais durante a leitura.

Os cientistas divulgaram a pesquisa afirmando que “prestar a atenção em textos literários requer coordenação de várias funções do sistema cognitivo”.

4 – Demência

Apesar de ser um fato, aliás, um dos motivos para ler cada vez mais que a gente tem, considere que também é uma curiosidade. Um estudo da Universidade de Rush, nos Estados Unidos, mostrou que a leitura, quando habitual, diminuir as chances de demência.

A explicação é simples: preserva por mais tempo as habilidades mentais.

5 – Humanidade

Sabe aquele sentimento de humanidade (aquilo que nos torna mais humanos)? Então, novamente falando dos livros de ficção especialmente, saiba que eles possibilitam nos tornar mais humanos, conforme a New School, de Nova Iorque.

Isso porque a gente aumenta a capacidade de carregar crenças e desejos diferentes pelo próximo. É a famosa expressão que muito tem se discutido hoje em dia, chamada de “empatia”. E os cientistas acabaram divulgaram alguns relatórios, como esse:

“Entender o estado mental de outras pessoas é uma habilidade importante no aspecto social e faz parte de qualquer sociedade humana”.

6 – Expectativa

Se você quer viver mais, com certeza, a gente poderia aconselhar a leitura como hábito. A Universidade de Yale, nos Estados Unidos, teve uma pesquisa que mostrou isso. Assim, há números que precisam ser considerados e que são motivos para ler cada vez mais.

Por exemplo, a pesquisa considerou uma média de leitura de 3 horas semanais (ou algo como 26 minutos de leitura por dia). Logo, o resultado foi que elas tendem a viver pelo menos 2 anos a mais do que aqueles que não leem essa média.

7 – Adulto

Por fim, vamos considerar um estudo da Universidade de Pádua, que fica na Itália. Considere que há uma afirmação dela que diz que as crianças que crescem cercadas de livros têm mais chances de ter sucesso na vida adulta.

Ah, e tem mais um detalhe aqui que você vai gostar: economistas dizem que jovens que leem livros além dos obrigatórios da escola, ou seja por prazer, possuem salários 21% melhores do que quem não lê.

Bônus – você ouve as vozes dos personagens?

Já que estamos citando um monte de pesquisas aqui, vamos falar de mais uma para fechar esse conteúdo sobre os motivos para ler cada vez mais. Ruvanee Vilhauer, da Universidade de Nova Iorque, descobriu algo interessante sobre ouvir as vozes dos personagens.

motivos para ler cada vez mais

Ela mostrou que mais de 10% dos leitores se espantaram ao considerar que realmente ouvem as vozes dos personagens dos livros. Assim como eles podem ouvir os personagens, o mais curioso é que eles acham que os personagens também podem ouvi-los.

E como estamos falando de livros e mais livros, vamos trazer aqui algumas indicações de matérias que citam essas obras – para quem busca inspiração: o novo livro de Caio Carneiro, todos os livros de Gustavo Cerbasi para ler ainda este ano e aprenda como comprar livros usados na Estante Virtual.

ANÚNCIO