Saiba quais as 5 principais motivações dos empreendedores brasileiros

ANÚNCIO

Existem valores que estão, culturalmente, ligados aos brasileiros. Por exemplo, ninguém dúvida que a gente é um dos mais criativos do mundo. Além disso, gostamos de empreender. Mas, você já se perguntou quais as principais motivações dos empreendedores brasileiros?

Uma pesquisa feita pela Herbalife Nutrition e comandada pela OnePoll comprovou que somos, realmente, muito ligados ao empreendedorismo. Ela foi realizada em abril desse ano em todo o mundo, mais especificamente em 24 países.

ANÚNCIO

Assim, selecionou vários entrevistados brasileiros. Ao todo, foram 23.550 pessoas respondendo o questionário. Destes, 1 mil eram brasileiros. A intenção da pesquisa era descobrir quais eram os sonhos de um empreendedor, motivações e os maiores desafios.

Para saber quais foram os resultados e os principais motivos que levam os empreendedores tupiniquins a investir continuem lendo esse arquivo.

1 – Flexibilidade de horário

De forma geral, 64% dos entrevistados revelaram que empreendem simplesmente por paixão. No entanto, no Brasil o resultado foi diferente. O grande incentivo é a flexibilidade de horário, que atingiu a mesma porcentagem da paixão mundial, alcançando 64%.

ANÚNCIO

A vontade ser o próprio chefe tem um empate técnico, podemos dizer. Afinal, esse é o motivo de 63% dos empreendedores brasileiros que começaram seus negócios. O terceiro item com mais apontamentos é a possibilidade de ganhar mais dinheiro, que é de 54%.

A satisfação de trabalhar aparece logo abaixo, sendo a reposta de 51% dos entrevistados. E finalmente chegamos na paixão pelo trabalho, que foi o motivo apontado por apenas metade dos brasileiros.

2 – Revolução no mercado

Ainda falando apenas dos resultados dos brasileiros, 67% creem que seus pensamentos e métodos de empreender podem ser responsáveis por fazer uma verdadeira revolução no mercado nacional. E, quem sabe, até internacional.

Porém, se formos identificar quantos deste já estão definitivamente no mercado, o número cai significativamente. Somente 21% destes brasileiros estão no processo para iniciar seu empreendimento ou já estão efetivamente com seu negócio na prática.

Um número preocupante é que destes que sonham em começar com sua empresa ou negócios, 65% apontaram estarem receosos para se lançar no mercado. E afirmaram isso ao apresentarem um “folego” reduzido para ficar frente a frente com esse desafio.

Perguntados sobre a chance de realmente realizar o sonho de empreender, as respostas são ainda mais desanimadoras. Logo, 80% desacreditam que ainda serão agraciados com uma oportunidade.

No mundo, as pessoas são um pouco menos pessimistas. Mas, nem tanto. Afinal, 69% também acham que não terão chances.

3 – Os desafios mulheres

Para continuar esse conteúdo sobre as motivações dos empreendedores brasileiros, considere uma pergunta retórica: homens e mulheres apresentam sobre pelos mesmo desafios? Não.

E “não” é o que pensam 64% dos brasileiros. Segundo a pesquisa, elas enfrentam barreiras diferentes. Dentre elas, a dificuldade se ver longe de padrões, empréstimos menos acessíveis, além do desafio de ser levado a sério por clientes.

Só que ao serem questionados quais são os grandes desafios para se tornar o próprio chefe, a resposta mais dada foi ter um bom recurso inicial, sendo esse o motivo apontado por 69% do geral.

A falta de segurança para começar o empreendimento vem em seguida. Porém, com uma boa distância (29%). Pouco conhecimento sobre o mercado e sobre finanças atingiu 27%. Os dois últimos motivos são: medo de falhar (23%) e medo de ter um lucro baixo (22%).

4 – O enriquecimento

Da mesma forma que a falta de dinheiro próprio é o motivo para a grande maioria de todo o desânimo de empreendedores nacionais, saiba que também pode ser visto como o grande impulso de quem já começou. No Brasil, 81% iniciaram com recursos próprios.

Somente 26% deles pensariam em utilizar outro tipo de investimento. Além do mais, iriam atrás de um sócio 23% dos entrevistados e outros 22% em empréstimo pessoal. O número de pessoas que se sujeitaram a pedir alguma grana para parentes foram apenas 17%.

A entrevista revelou essa grande dificuldade para se empreender no Brasil. Mas, ainda assim, os entrevistados acreditam que iniciar aqui ainda é mais fácil que começar em outros países. Para ser mais exato, 53% responderam isso.

5 – A grande motivação

E para fechar esse texto sobre as motivações dos empreendedores brasileiros, considere que a grande motivação tem a ver com questões pessoais e particulares para começar a empreender.

Assim, daqueles que já começaram, 57% revelam que a paixão pelo que fazem foi o grande impulso. O dinheiro é o segundo motivo, apontando o lucro como grande motivação de 42%. Ainda tem uma parcela (34%) contaram que apenas seguiram seus instintos.

Conversar com familiares e amigos também foi fundamental nessas tomadas de decisão. Sendo que 26% sofreram um influencia positiva de parentes e 21% dos amigos.

Por fim, vamos acabar com um dado bem animador. De todos os empreendedores brasileiros, a cada 10, uma média de 9 pensa ter tomado a decisão correta ao se tornar empreendedor, e isso é um motivo de muita felicidade em suas vidas.

Leia mais sobre o empreendedorismo no Brasil

E se você é alguém que está buscando forças e inspirações para empreender no Brasil, saiba que aqui no blog já divulgados diversos conteúdos que falam exatamente desse assunto. Separamos as 3 matérias mais recentes para você consultar.

A primeira fala justamente da inspiração que você pode buscar para iniciar o seu projeto (saiba como se inspirar para empreender em 2020). A outra é sobre como dá para empreender após os 50 anos de idade (10 dicas para empreender após os 50).

motivações dos empreendedores brasileiros

Por último, ainda temos uma matéria que fala sobre o empréstimo para empreender, que precisa ser bem analisado porque tem taxas e tudo mais. Ainda assim, pode ser viável para muita gente (veja 4 dicas para solicitar o empréstimo para empreender).

ANÚNCIO