Descubra se vale a pena montar uma assistência técnica de smartphone

ANÚNCIO

Sempre que a gente ouve falar em ideias de negócios lucrativos ou algum projeto que visa ganhar dinheiro, a gente acaba lidando com esse assunto de hoje. Mas, a primeira pergunta que se deve fazer é: será que vale a pena montar uma assistência técnica de smartphone?

Isso porque o mercado existe, claro que sim. Afinal de contas, temos mais celulares do que pessoas no mundo todo. Por outro lado, porém, a manutenção desses aparelhos não é tão simples quanto parece e abrir um negócio como esse tem o seu investimento inicial.

ANÚNCIO

Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho ou está há bastante tempo abrir o próprio negócio para consertar aparelhos eletrônicos, este conteúdo foi pensado para você.

O mercado

A primeira análise que a gente precisa fazer, mesmo que já saibamos a resposta, é sobre o mercado de conserto de celulares. Obviamente, esse é um bom mercado até mesmo porque temos muitos celulares no mundo e, consequentemente, muitos consertos precisam ser feitos.

Do lado do cliente, muitas vezes o conserto é a melhor opção, até mesmo porque costuma ser mais barato do que a compra de um aparelho novo. E se o celular é indispensável para a vida humana e pode quebrar a qualquer momento, então, há mercado.

ANÚNCIO

E uma boa questão é que dá para considerar micro nichos dentro desse mercado. Por exemplo, você pode se especializar em consertar câmeras de celulares ou telas quebradas ou ainda marcas especificas, como da Apple ou da Samsung, por exemplo.

A expertise

O segundo ponto a se considerar na hora de montar uma assistência técnica de smartphone é sobre a sua expertise. Isto é, a sua especialização. De modo geral, ainda que não seja regra, você ou alguém da sua equipe vai precisar ser um técnico em manutenção de celular.

E não adianta dizer que fez aulas na internet, que já consertou o celular do amigo ou coisa do tipo. É preciso ter a especialização comprovada com certificado ou diploma. Isso é o que vai garantir respeito ao seu trabalho que será feito.

É claro que você pode começar pelo básico, pelo simples e até mesmo ter um atendimento mais simples, no quintal de casa. Mas, não deixe de pensar na qualidade do seu serviço, esse pode ser o seu principal diferencial.

O trabalho

Descubra se vale a pena montar uma assistência técnica de smartphone

Outra coisa é que se você tem a expertise, obviamente, você sabe o que fazer, né. Mas, vale criar mais um tópico aqui para falar sobre o tipo de trabalho que você pode oferecer no mercado, já que existem várias áreas.

Você tem que identificar os problemas que o celular apresenta, entender sobre a placa do aparelho, os primeiros passos e testes para chegar ao conserto final, a desmontagem e a montagem, a desoxidação, a troca de botões e da tela, os acessórios, etc.

Tudo isso é assunto importante. E como já mencionamos acima, nada impede que você seja um mestre em algum assunto especifico. Você pode ser alguém que seja o melhor em trocar telas ou arrumar câmeras, por exemplo.

Os fornecedores

A próxima dica para quem vai montar uma assistência técnica de smartphone é lembrar de que é preciso contar com parceiros, especialmente, os fornecedores. Mesmo porque você não venda produtos ou acessórios, você pode ter que trocar uma peça interna do celular.

Então, é bem interessante que você tenha contatos e saiba de quem comprar. Lembrando que não se trata apenas de comprar o que é mais barato. Até mesmo porque o seu cliente quer uma peça de qualidade. E você tem que estudar as opções do mercado.

Portanto, se há uma boa dica aqui é considerar o custo-benefício dos produtos que você vai comprar de outras empresas. Nem o mais barato, nem o pior. É preciso sempre considerar que é o seu trabalho que está em jogo.

Aprenda como comprar celular com desconto na Vivo

O planejamento

Depois que você considerou tudo isso que citamos aqui, você precisa considerar o seu planejamento financeiro para montar um negócio. Isso é algo como “ter organização para não sair por aí fazendo bobagens”.

Quando se trata de um negócio como esse você tem que colocar tudo na ponta do lápis. Onde vai atuar, se vai pagar aluguel, se terá funcionários, se vai investir em equipamentos, se vai fazer cursos de especialização, etc.

Esse planejamento é o que vai te dizer, de verdade, se você vai ter condições de investir em uma assistência técnica para arrumar celulares. E só aí você vai ver se tem o capital inicial, se tem capital de giro, sem tem condições de começar o seu projeto de forma positiva.

Descubra se vale a pena montar uma assistência técnica de smartphone

Vale a pena ou não?

Como mencionamos no tópico anterior é você mesmo quem vai encontrar a resposta para essa pergunta. Até mesmo porque, como vimos em toda parte do texto, montar uma assistência técnica de smartphone é possível, só resta saber se você está preparado para isso.

Com questão ao mercado, você sabe que o negócio tem potencial de crescimento. Resta saber se você cumpre todos os outros requisitos que citamos aqui. Se não cumpre ainda, o ideal é começar o quanto antes. Que tal um curso de técnico? Começar a pensar na compra de equipamentos? Começar a testar os seus dotes para mexer com esse tipo de aparelho?

A resposta final que você terá vai vir com a sua honestidade também. Infelizmente, uma grande parte das pessoas dão um passo maior do que a perna por não serem honestas o suficiente, como deveriam. Esse, portanto, não deve ser o seu caso. Seja honesto!

ANÚNCIO