Descubra 4 benefícios de monitorar os gastos pessoais

ANÚNCIO

Você já deve ter notado, mesmo que sem querer querendo, que monitorar os gastos pessoais traz vários benefícios para a sua vida financeira, não notou? Se não, saiba que a gente vai trazer aqui os principais deles e você vai se impressionar.

Isso porque vai ver que pequenas mudanças de hábito, que envolvem esse melhor controle das finanças, pode fazer toda a diferença na hora de economizar dinheiro, juntar dinheiro, investir dinheiro e realizar sonhos. Pode parecer bobagem, mas realmente impressiona.

ANÚNCIO

E vale lembrar que estamos falando de algo muito simples de ser feito. Você nem precisa ser um investidor da bolsa de valores e nem entender tudo sobre índices, como IPCA, Selic ou Ibovespa. Na verdade, você só tem que saber somar, subtrair e fazer contas.

O monitoramento dos gastos

A primeira coisa que deve ser compreendida é que esse monitoramento de gastos, o qual tanto vamos falar aqui no conteúdo, nada mais é do que um controle do quanto você está gastando todos os dias, as semanas e os meses.

O assunto é importante porque pouca gente, no Brasil, sabe qual é o valor desse gasto. E se você acha que sabe, mas não faz o controle mensal, então, definitivamente, você não sabe. Somente anotando os gastos diariamente você vai saber, de verdade, o seu gasto.

ANÚNCIO

Inclusive, tem gente que nem sabe o limite que tem no cartão de crédito e vai usando e usando e usando… Aí já sabe, né. Bom, o fato é que fazer esse controle mensal é muito importante e agora vamos falar dos benefícios disso.

1 – Mais visão sobre os gastos

O primeiro dos benefícios de se monitorar os gastos pessoais é justamente ter uma ideia REAL dos seus gastos. Você vai saber para onde o dinheiro está indo, em qual categoria está gastando mais e como dá para reduzir isso.

O interessante é ver que a maioria das pessoas têm apenas uma ideia vaga dos gastos mensais. Mas, com o monitoramento, essa ideia vaga se torna uma ideia real. Por isso, temos um dos benefícios, que é bem interessante.

2 – Menos gastos por impulso

A partir do controle financeiro que é feito, o resultado também passa a ser direto na diminuição dos gastos por impulso ou das compras por impulso. E o motivo é simples: você passa a saber quanto está gastando com isso e toma mais consciência.

Obviamente, você vê que deve usar o dinheiro de forma mais inteligente e para compras que são essenciais. Isso te força a reconhecer a diferença de um gasto supérfluo para um gasto importante para a sua sobrevivência.

3 – Mais confiança nos objetivos

O próximo dos benefícios de monitorar os gastos pessoais tem a ver com os seus objetivos financeiros. Se você tem a meta de trocar de carro, viajar para outro país ou se aposentar com mais dinheiro, saiba que esse controle também vai te ajudar.

Isso porque você vai saber quando precisa guardar por mês, o que implica em gastar menos com outras coisas. Assim sendo, os nossos objetivos do futuro dependem desse esforço do presente. Mas, quase ninguém sabe o quanto precisa se esforçar.

Ao ter o controle das finanças, você pode ver que consegue juntar 20% do salário para os objetivos. Ou apenas 10%. O importante é que você sabe disso. Se não tem controle, você acha que nunca dá para guardar dinheiro ao passo que fica complicado alcançar metas.

Veja 5 hábitos financeiros de mulheres ricas

E você se torna mais confiante para realizar sonhos quando passam a saber quanto está ganhando, gastando e economizando. Logo, estamos falando do controle financeiro.

4 – Menos chances de estresse

Por último, saiba que também existe a vantagem de você se estressar bem menos com relação ao dinheiro. Isso é muito fácil de ser notado em boa parte da população. O que acontece é que as pessoas não sabem quanto gastam e nem quanto ganham.

Assim sendo, ficam nervosas ao ver que o dinheiro nunca sobra no fim do mês. No entanto, trata-se de uma questão de análise mesmo. Você vai ver que dá para pagar as contas e diminuir gastos excessivos todos os meses. Para isso, é preciso do controle.

A falta de segurança para pensar no futuro só acontece porque você não tem como analisar a sua atuação situação financeira agora. Aliás, você tem como fazer isso, mas não está fazendo, né. Assumir o controle dos gastos te dará segurança e menos estresse, com certeza.

Esse é apenas o começo

Descubra 4 benefícios de monitorar os gastos pessoais

Desse modo, considere que falamos muito sobre como monitorar os gastos pessoais a partir de dicas simples. Mas, esse é apenas o começo de uma grande mudança que pode acontecer na sua vida. Assim, esteja preparado para mudar outros hábitos também.

Com o controle financeiro mais adequado, você vai ver que dá para começar a investir dinheiro também. Inclusive, essa vai ser a virada de chave para você sair do fato de ser apenas um pagador de boletos para ser alguém que está próximo da prosperidade.

E nesse viés, entre o controle de gastos e o ficar rico, você ainda tem temas como a montagem do seu fundo de emergência, a quitação de todas as dívidas, o corte de despesas que não são essenciais e o conhecimento sobre os tipos de investimentos financeiros.

Assim, como foi visto, com pequenas mudanças de hábitos você pode ter essa mudança de vida. Trata-se de uma questão muito mais disciplinar do que de sorte ou azar. Resta saber o quanto você quer mudar de vida.

ANÚNCIO