Descubra 5 dicas infalíveis para mobiliar um apartamento pequeno sem gastar muito

ANÚNCIO

Você comprou um apartamento ou está planejando adquirir um? Com certeza, já está pensando em como mobiliar um apartamento pequeno sem gastar muito, não é mesmo? Até mesmo porque a maioria dos apês do Brasil hoje em dia são considerados “enxutos”.

Se você já começou a comprar sua mobília ou está em dúvidas de como economizar, leia esse artigo. Inclusive, quando criamos esse conteúdo, a nossa ideia era a de indicar modelos de mobílias e dicas para quem está pensando em mobiliar sem gastar muito.

ANÚNCIO

Assim sendo, para te ajudar, levantamos 5o dicas que são infalíveis para que você possa começar ou terminar de mobiliar seu apartamento pequeno. São dicas que foram selecionadas através da voz de especialistas da área.

1 – O perfil do seu apartamento pequeno

O nosso foco está em apartamentos pequenos. Ainda assim, existem vários perfis para eles.

Portanto, a primeira coisa que você precisa definir é qual será o uso do seu apartamento. A pergunta parece ser até meio boba, mas respondê-la corretamente pode lhe render uma boa economia de dinheiro.

ANÚNCIO

Por exemplo, se a sua intenção é coloca-lo para alugar, então, você não é preciso fazer uma mobília completa. Isso porque o seu futuro inquilino poderá ter os próprios móveis, eletrodomésticos e muito mais.

Nesse caso, o importante é deixar ele bonito e bem apresentável. Assim, temos a primeira dica para mobiliar um apartamento pequeno sem gastar muito.

E se você for morar nesse apê? Aí, a beleza não precise ser o principal em um primeiro momento. Inclusive, focar em conforto é o ideal nesse caso. Já se a sua intenção é abrir um negócio particular, saiba que será necessário comprar uma mobília útil para a empresa.

2 – O tempo que vai morar no apartamento

Descubra 5 dicas infalíveis para mobiliar um apartamento pequeno sem gastar muito

Saber ou ter uma estimativa do tempo que você vai viver naquele apartamento também pode ser uma indicação para você fazer as compras certas. Portanto, é muito importante você definir quanto tempo pretende ficar naquele apartamento.

Se a sua ideia é ficar pouco tempo, como um ano ou poucos meses, invista apenas no que é realmente essencial para aquele momento. Até mesmo porque caso precise vender alguma coisa na mudança sua missão ficará mais fácil.

Já se você comprou o apartamento e tem vontade de ficar lá por muitos anos, aí não é preciso ter pressa para comprar toda sua mobília de uma vez. Por exemplo, a melhor dica é sobre ir comprando aos poucos.

Essa compra parcelada (aos poucos) pode te fazer ter um lugar perfeito em algum tempo. Inclusive, isso vai te permitir pesquisar sobre preços e condições de pagamentos. O que também tem tudo a ver com as suas finanças pessoais e familiar.

3 – A lista de prioridades

Listar quais são as mobílias mais importantes para você é o próximo passo. Aliás, isso também é importante na hora de mobiliar um apartamento pequeno sem gastar muito porque tem gente que compra móveis que nem usa.

Talvez isso possa ter deixado você um pouco confuso. Por isso, vamos fazer uma pequena listinha dos mobiliários mais comuns e que costumam ser os necessários. Faremos uma separação por cômodos.

A sala costuma ser o mais simples. Normalmente, tem sofá, TV e mesinha. A cozinha já é mais complexa: você vai precisar de um fogão, geladeira, mesa, armário, micro-ondas e forno. O quarto poder ter somente cama e armário.

Tendo uma ideia geral do que é o básico para uma mobília, agora você pode definir o que é mais importante também. Por exemplo, você tem um computador e um bom celular? Não gosta de TV? Nesse caso, não tem necessidade de compra-la.

Saiba como montar uma planilha de gastos para mobiliar o apartamento

4 – O preço da mobília

Após você definir suas prioridades é hora de ver quanto custa cada um daqueles objetos que pretende comprar.

Na hora que for adquirir um sofá, veja algum que se encaixe no tamanho da sua sala. Comprar um muito grande pode ser muito mais caro. Além do mais, vai acabar atrapalhando a harmonia do espaço.

O tamanho da televisão é outro exemplo disso. E do que você deve pensar na hora da compra econômica. Será que você realmente precisa de uma de 60 polegadas? Uma de 40 polegadas, pelo menos, nesse primeiro momento, não seria mais interessante para você e o seu bolso?

Além do espaço e do tamanho, você também deve considerar as marcas. Que acaba sendo sempre uma boa dica para mobiliar um apartamento pequeno sem gastar muito. Pense em marcas menos renomadas, mas que são comentadas positivamente na internet.

5 – As formas de pagamento

Sabendo o preço da sua mobília, agora vem a nossa última dica, que é definir como fará o pagamento de tudo isso.

O ideal é sempre juntar todo seu dinheiro e comprar à vista. Mas, porque pagar à vista? Além de conseguir descontos pela forma de pagamento, ainda é possível fazer negociação com os fornecedores e chegar a preços ainda mais em conta.

Porém, sabemos que não é fácil ter toda a grana na mão. Por isso, outra opção é obter de pouco em pouco, dando preferência ao que você tem mais urgência no imóvel.

Suponha que no primeiro mês, você nem vai comer em casa, por causa do seu serviço. Então, neste caso, sua mesa pode esperar um pouquinho. Outro exemplo, você fica o dia todo fora de casa, chega apenas a noite, toma banho, janta e vai deitar. Então, para que comprar um sofá agora?

ANÚNCIO