Mindset Financeiro – O que é Isso? Programe sua Mente para Ficar Rico

ANÚNCIO

Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa “mentalidade” ou “atitude mental” ou ainda “modelos mentais”. Logo, Mindset Financeiro é a “mentalidade financeira” ou seja o “pensar financeiramente”. Mas, na prática, a expressão vai muito além da definição da palavra inglesa. Entenda!

Para Daniel Goleman, que é especialista em Inteligência Emocional, as fontes dos modelos mentais são uma maneira pela qual os seres humanos se organizam e dão sentido às suas experiências.

ANÚNCIO

Para ele, nosso comportamento é condicionado por modelos mentais, que nada mais é do que uma forma de enxergar o mundo.

Assim, se trouxermos o assunto para os dias atuais nos deparamos em uma situação caótica, é a famosa fase de recessão, instabilidade econômica e a popular crise. Uma das atuações do Mindset é justamente essa – de encontrar oportunidades nos momentos ruins.

Para outro autor, Roberto Shinyashiki, vencer não é competir com o outro. “É derrotar seus inimigos interiores, portanto, desafie o mindset e esteja pronto para saborear novas vitórias”.

ANÚNCIO

Em termos teóricos ainda, Carol Dweck, que também é autora de livros da área, existem dois tipos de mentalidades: os fixos e os de crescimento.

Mindset Fixo

São pessoas que acreditam que suas capacidades e inteligência não aumentam ao longo da vida. Assim, ou você nasce com talento ou nunca se tornará brilhante.

Essas pessoas têm medo de críticas e vivem na busca constante de serem reconhecidas por outras pessoas. Mas, sempre fogem de grandes desafios – “isso pode ser uma armadilha”, elas dizem.

Mindset de Crescimento

As pessoas desse grupo são opostas às citadas anteriormente – elas adoram um desafio constante na busca por oportunidades de aprender algo novo e continuar a crescer.

Para essas pessoas, a inteligência e a capacidade intelectual podem ser aumentadas ao longo do tempo, com estudo, conhecimento e esforço. “A nota da prova é o que menos importante desde que haja oportunidade de crescimento”.

O feedback é o que permite encontrar áreas onde é possível melhorar a técnica e a prática.

Mindset Financeiro – O que é Isso? Programe sua Mente para Ficar Rico
Reprodução: Google

Qual é o seu Mindset?

Para a autora, as pessoas gostam de pensar em um mindset de crescimento, porém, a nossa mentalidade varia muito nas diversas áreas da vida.

Assim sendo, dizer que não entende de dinheiro nada mais é do que aplicar o Mindset Fixo na sua vida financeira – tudo não passa de crenças limitantes quando o assunto é dinheiro.

Se você já disse ou pensou em frases desse tipo… É porque está com a Mindset Fixa.

  • Eu não entendo de dinheiro – e nunca vou entender,
  • Eu não nasci com esta capacidade – ela não é possível ser aprendida,
  • Mulheres não sabem lidar com dinheiro – é uma verdade universal,
  • Eu sou descontrolado com dinheiro – e não consigo aprender nada disso.

Na contraposição, é possível pensar em afirmações como:

  • Ninguém nasce sabendo lidar com dinheiro – mas todos podem aprender,
  • Não existe pessoa ou gênero para lidar com dinheiro,
  • Aprender a cuidar do dinheiro é algo a ser aprendido por qualquer um.

O ideal, assim sendo, é aprender a sobre a mentalidade financeira – tentando mudar a abordagem! Para ter um mindset de crescimento com a vida financeira, as pessoas precisam estar dispostas a aprender e ter dedicação.

A busca tem que ser intensa, com treinos, para o aprendizado final. Encarar os desafios é inevitável par quem quer crescer, ganhar dinheiro, ficar rico, mesmo que você não saiba nada do assunto.

Você só precisa dar o primeiro passo para ter uma transformação na sua vida financeira.

Mindset Financeiro de Sucesso

Pense em todas as pessoas que estão à sua volta e responda, você acha que:

  • Quem nasce pobre, morre pobre?
  • O dinheiro dos ricos é sujo?
  • Só tem dinheiro quem rouba?
  • Ninguém enriquece de forma honesta?

Se você deu todas as respostas positivas para essas perguntas, tem que começar a reprogramar a sua mentalidade desde já – O seu Mindset Financeiro não é o Ideal.

E, se não mudar, não vai conseguir conquistar resultados financeiros reais e expressivos.

Na real, não há problemas com pessoas que acreditam em Reality Show ou em ganhar dinheiro na loteria, porém, esse não é o pensamento ideal.

O Mindset de Sucesso está do outro lado da mesa – em pessoas que possuem pensamentos diferentes em relação ao dinheiro. E o melhor de tudo é que isso não é nada extravagante: pessoas que conhecem o assunto e buscam informações sobre ele.

Tudo funciona como um imã de energias positivas e vibrações que possuem o poder de leva-la aos maiores objetivos possíveis – as pessoas possuem mente programada para elevar seus padrões de riqueza.

Pessoas com mindset financeiro voltado para o sucesso assumem grandes riscos e podem até sofrer tombos, mas elas nunca se abalam – o pensamento é programado para recuperar todas as perdas e muito mais.

Como Desenvolver Mindset Financeira Milionária?

Partindo do principio de que os modelos de dinheiro geram resultados financeiros, podemos concluir que o processo de modelagem do cérebro tem que pensar como milionários – desenvolvendo as competências para o sucesso.

O auto conhecimento é essencial nesta etapa do aprendizado e da vida.

Para ter uma mentalidade dessa, é preciso reconhecer as suas crenças e em qual lado dos modelos mentais você está – sempre temos algo novo a aprender, lembre-se disso!

A nossa mentalidade é a única variável que nos separa do sucesso financeiro.

Mindset Financeiro – O que é Isso? Programe sua Mente para Ficar Rico
Reprodução: Google

O Jeito Errado de Pensar o Dinheiro – 5 Fatos

O Jeito Errado de Pensar o Dinheiro começa quando a pessoa está insatisfeita no emprego – você pensa em empreender aquela ideia que tem fixada na mente por anos: o medo de fazer algo errado e falhar.

O medo de ficar sem dinheiro, de fracassar ou de perder tudo são motivos suficientes para começar, e não saber como ganhar dinheiro – o que se torna um obstáculo.

1 – O Seu Modelo de Dinheiro

Ao longo dos últimos anos, torna-se notável que existem muitas crenças a cerca do dinheiro e isso faz com que as pessoas se mantenha em trabalhos que não gostam.

“E se eu perder tudo, como vou sustentar a família”?, as pessoas se perguntam. Por outro, existem as crenças de sucesso, como “Vou ter que trabalhar muito e ficar longe da família para ter sucesso”.

A verdade é que o modelo de dinheiro é a forma como pensamos e como temos resultados na nossa vida financeira – quando nascemos, por exemplo, não temos modelos de negócios e de dinheiro, nem de prosperidade ou sucesso.

Nós somos ensinados a pensar e agir conforme a sociedade e isso tem a ver com o que diz respeito às finanças.

2 – Influência Verbal

A primeira influência que sofremos é a verbal – o que você ouve quando é criança?

  • Que é preciso poupar para dias ruins?
  • Que dinheiro não dá em árvore?
  • Que não temos dinheiro para isso ou aquilo?

E agora que você cresceu… Você repete tudo isso?

Se você acredita nesses pensamentos, embora eles possam estar enraizados no seu subconsciente, eles são determinantes na forma como você age, o que te dá ou não resultados financeiros.

3 – Influência por Exemplo

Outra maneira de condicionar nossos pensamentos é através do exemplo. Você se lembra de como se comportavam seus pais com relação ao dinheiro? Esse comportamento era fonte de felicidade ou de discussões?

Em termos de dinheiro, tendemos a ter duas tendências: ou somos idênticos a nossos pais ou somos o oposto dele. Tudo vai depender de como é essa relação.

4 – Influência por Vivências

Uma última influência que temos é com a realidade atual de acontecimentos específicos, com experiências com dinheiro e a riqueza que você vivenciou – tanto em situações difíceis ou prazerosas, que entram no nosso subconsciente.

5 – Autoconhecimento para Ganhar Dinheiro

Mudar a relação atual com o dinheiro é uma escolha que qualquer pessoa pode ter.

Para que possa ser proativo, a pessoa tem que efetuar uma mudança, essa é a chave fundamental – através do processo de conscientização, ou seja, ter clareza sobre as suas próprias crenças.

O autoconhecimento é o primeiro passo para que você gere a coragem necessária para deixar de fazer aquilo que não lhe traz felicidade e satisfação – para tirar as suas ideias e colocar em ação empreendendo a vida e o negócio.

Com informações da UOL, UnicaCarioca, PobrePoupador

ANÚNCIO