Saiba como juntar dinheiro através do método co-saving

PROPAGANDA

O método co-saving é uma forma nova que existe hoje em dia para quem quer juntar dinheiro. Agora, é preciso entender qual é o propósito do co-saving e as ideias antes de começar a fazer isso. Afinal, trabalhar em equipe, junto com outras pessoas, não é para qualquer um.

A proposta é a seguinte: guardar dinheiro junto com amigos. Portanto, isso é delicado porque leva em conta a qualidade e quantidade de amigos que você vai incluir nesse círculo. Vale pensar na sensibilidade de cada um assim como nas regras.

PROPAGANDA

Saiba como juntar dinheiro através do método co-saving

E o melhor de tudo é que quem usar o método co-saving para juntar dinheiro tem 2 aplicativos gratuitos que auxiliam nesse processo. Um se chama Tand e outro é o Twine. Vamos falar de ambos no decorrer do artigo. Continue lendo para entender mais.

Os aplicativos gratuitos

Aqui vale citar um adendo para falar sobre os aplicativos para juntar dinheiro através do co-saving. O primeiro deles foi criado pelo diretor do Yahoo Finance e se chama Tanda.

PROPAGANDA

O outro é focado em casais e recebe o nome de Twine. Inclusive, o Twine fez uma pesquisa e mostrou que 33% das pessoas afirmam ser ansiosas ou confusas demais quanto o assunto é dinheiro e quando isso se relaciona com o parceiro.

Assim sendo, independente se as pessoas e os casais são íntimos ou não, o fato é que falar de dinheiro e juntar dinheiro não é tarefa das mais simples hoje em dia.

Como funciona o método co-saving

De forma muito simples, o método co-saving funciona assim: os membros do círculo, que devem ser amigos ou familiares, devem contribuir mensalmente com uma quantia fixa mensal. E a cada mês um membro do grupo fica com o dinheiro somado.

No fim, o ciclo tem que continuar até que todo mundo fique com o dinheiro em um mês. Você deve ter visto isso como uma espécie de consórcio entre amigos, né. E a ideia é essa mesmo.

A diferença é que tem um aplicativo por trás, o que traz um pouco mais de confiabilidade ao negócio. E vale dizer que isso não tem nada de novo porque antes as sociedades já faziam isso quando não se tinha acesso aos bancos mais tradicionais.

Em alguns jornais antigos ou artigos mais rebuscados de estudos, os estudiosos e colunistas falam em “associação de poupança rotativa e crédito”. No México, isso recebe o nome de Tanda e na China, Hui.

A atuação do método

O fato é que hoje em dia se fala em método co-saving e isso teve algumas melhorias e modificações. A ideia é que funciona melhor e para isso foram usados os novos mecanismos tecnológicos.

O Tanda, para se ter uma ideia, premia o membro do grupo que esperar mais tempo para pegar o dinheiro. E isso garante à ele 2% de bônus. E o próprio app criou uma espécie de ranking de confiabilidade.

Esse ranking é para ajudar as pessoas a considerarem se uma pessoa é confiável. Assim, caso o membro deixe de contribuir, o app vai indicar notas baixas à ele.

No caso do Twine, a ideia é mais do que isso: é facilitar a vida de quem quer juntar dinheiro em casal. Assim sendo, a ideia é muito boa para quando se tem metas maiores, como a festa de casamento ou a viagem de lua de mel, por exemplo.

O fato é que ambos os aplicativos fazem com que as pessoas depositem dinheiro, o que leva à um montante maior e que cresce mais rapidamente. No caso do Twine, funciona como uma conta conjunta mesmo.

O lado ruim

Apesar de ser uma forma nova e até certo ponto diferenciada de juntar dinheiro, saiba que não se tem a vantagem de receber rendimentos com isso. Por isso, para fins financeiros e lucrativos, o melhor é optar por investimentos financeiros.

Leve em conta que o método co-saving é apenas uma ideia para quem tem muita dificuldade em juntar dinheiro. Ele funciona de forma mais lúdica e mais automática. Mas, sem rendimentos.

Agora, por fim, também é preciso tomar o cuidado porque nem todos os grupos vão ser formados por gente confiável. E isso é o grande problema que acontece também no consórcio entre amigos, onde algumas pessoas deixam outras a ver navios.

Investimentos com garantias

Para finalizar o texto sobre o método co-saving, a dica é que você se policie para ter o próprio sistema de co-saving, sendo que isso pode ser feito com aportes mensais em aplicações financeiras. E sem precisar ficar a mercê de pessoas ou de aplicativos.

Há boas opções em bancos privados e públicos, assim como no Tesouro Direto, em corretoras de investimentos. Além de que você tem as garantias, do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) ou do Tesouro Nacional.

A gente só criou este conteúdo para mostrar que existem muitos métodos para juntar dinheiro. Ainda mais para quem tem dificuldade. Mas, no fim das contas, ter autocontrole é sempre uma forma inteligente de juntar dinheiro, o jeito é ter consciência disso.

Bônus: aprenda como juntar dinheiro desde o primeiro salário

Recentemente, a gente fez um conteúdo mostrando como é possível juntar dinheiro desde o primeiro salário. Isso vai fazer uma diferença no fim das contas, ainda mais quando se tem muito tempo para investir. Considere um dos tópicos que citamos no conteúdo.

Pague-se primeiro: uma boa ideia é evitar tentações financeiras e se pagar antes de tudo. Essa é a melhor forma de investir na própria vida. E você pode começar com pouco, a partir de 5%. Interessou? Leia mais!

PROPAGANDA