Descubra 10 metas financeiras para 2020

ANÚNCIO

A gente sempre cria metas para o próximo ano, né. E está chegando o Natal e o Ano Novo e temos certeza que logo você vai começar a preparar a sua listinha de desejos ou de metas. Então, por que não criar também a lista de metas financeiras para 2020?

A gente, inclusive, vai te ajudar com isso. Separamos aqui algumas ideias, que são ótimas ideias, diga-se de passagem, de objetivos que você pode incluir na sua lista do próximo ano. Topa o desafio? Continue lendo porque temos certeza que são metas que podem te ajudar, inclusive, a mudar de vida!

ANÚNCIO

Descubra 10 metas financeiras para 2020

1 – Conversar mais sobre dinheiro

A gente vai começar de leve. Por isso, a primeira das metas financeiras para 2020 que trouxemos aqui para você refletir é sobre a comunicação sobre esse assunto que é tão importante nos dias de hoje – assim como sempre foi.

Você sabe que falar sobre dinheiro ainda é tabu, né. Agora, você pode fazer parte da mudança que vai inserir o conteúdo na vida de outras pessoas. Fale mais sobre isso. E comece a falar entre a família e entre os amigos. É uma ótima meta, com certeza!

ANÚNCIO

2 – Preparar-se para imprevistos

Existem vários modos de estar preparado para os imprevistos financeiros, né. E um deles é justamente o de juntar um dinheiro que esteja voltado para isso: os imprevistos. E esse recurso tem até nome: reserva financeira.

Portanto, se você ainda não montou a sua reserva, saiba que esse é um passo importante que pode ser dado na sua vida. Inclusive, você pode começar a fazer isso agora mesmo, sem deixar para o próximo ano, que vai ser um ano de muitas metas, né.

3 – Pagar as dívidas e os débitos

Uma outra meta financeira que é muito importante de ser anotada aí na sua lista, aliás, deve ser uma das primeiras, né, é sobre as dívidas. Todo mundo que elas representam sentimentos muito negativos e que podem te deixar noites sem dormir, viu.

Assim sendo, a recomendação é que você tenha um plano de contingencia e que seja focado em exterminar esse monstro, que é um grande vilão da sua vida. Dormir sem dívidas é dormir bem, viu. Faça o teste: quite as dívidas e comprove!

4 – Anotar os gastos diários

Outra coisa que ninguém faz, mas todo mundo deveria é sobre anotar os gastos que tem todos os dias, né. Portanto, temos aqui mais uma das metas financeiras para 2020 que você tem que considerar. Anotar os gastos é o primeiro passo para criar um ótimo planejamento financeiro.

E como você pode fazer isso? São muitos os métodos, modelos e modos. Um deles é usar aplicativos gratuitos de celular. Outro é ter uma planilha de gastos no Excel. E dá, também, para usar o velho método dos envelopes ou do caderno de anotações.

Saiba fazer um Planejamento Financeiro Eficaz para cumprir as metas

5 – Saber quanto você ganha

Se você é um trabalhador assalariado, de uma empresa privada ou pública, tem holerite vai dizer que sabe o quanto ganha. Mas, não é disso que estamos falando. Você tem que saber exatamente quanto entra na sua conta.

Agora, se você é um MEI ou um autônomo fazer essas contas é mais complicado. Ainda assim é totalmente saudável que você saiba, de verdade, quanto você ganha ou ganhou em cada mês do ano. Isso também tem a ver com o planejamento financeiro.

6 – Separar as contas

A outra ideia de metas financeiras para 2020 é separar as contas. E não estamos falando de separar os boletos em pastas, viu. Mas, você deve ou deveria categorizar os seus gastos. Como comece a pensar nos essenciais, nos investimentos e nos outros também.

Isso vai te permitir ver onde está gastando mais e onde dá para cortar ou diminuir o custo. A ideia de categorizar vai te ajudar, inclusive, a saber se você está deixando algo a desejar, como com a alimentação, educação ou até mesmo higiene. E pode ser que esteja gastando demais com lazer, bebida e jogos, né. Pense nisso!

7 – Estipular as metas financeiras

Estipular as metas financeiras também é uma ótima ideia para você. Considere que você tem que ter objetivos na vida, amigo. Isso vai ser um guia para você realizar sonhos, inclusive. Então, tenha como meta financeira o fato de criar metas!

E o que é criar metas financeiras? Estipular a realização dos sonhos. Por exemplo, onde você quer estar no dia 31 de dezembro de 2020? Na virada do ano mesmo… Em Copacabana, em Nova Iorque, no Japão? Crie uma meta bem definida para isso agora mesmo.

8 – Aprender a economizar parte do salário

Outra das deficiências que as pessoas têm, especialmente no Brasil, é sobre guardar dinheiro. Por aqui, isso é quase uma missão impossível, né. Mas, saiba que você pode, se quiser! Então, comece a estudar formas de guardar parte do seu salário.

Isso tem a ver com investir dinheiro também. Porque só economizando você conseguirá chegar às suas metas. É o primeiro passo para esse sucesso!

Descubra 10 metas financeiras para 2020

9 – Investir dinheiro para o futuro

Investir dinheiro é necessário para quem quer enriquecer. Então, uma das suas novas metas pode ser, justamente, aprender como investir. Porque pode parecer fácil, mas não é. Ainda mais hoje em dia, que temos várias opções melhores do que a poupança, né.

Acredite: deixar o seu dinheiro parado na caderneta da poupança pode não ser a melhor ideia.

10 – Planejar a aposentadoria

E para finalizar o assunto, como não poderia ser diferente, temos que pensar na nossa aposentadoria também, né. Isso porque a previdência social está ruim das pernas, se é que podemos falar assim, viu.

Então, nada mais justo com você mesmo do que você ter como uma das metas financeiras para 2020 esse pensamento. Inclusive, não adianta só pensar é preciso guardar dinheiro para esse momento, viu.

ANÚNCIO