Como Estabelecer as Metas para 2018? 7 Passos para Mudar de Vida

O fim de ano nos leva a pensar em várias coisas – uma delas é sobre imaginar como será o próximo ano. Alguns vão dizer que será pior e outros dirão que será melhor do que o ano que passou. Nosso objetivo não é opinar, mas dizer como você pode fazer tudo ser diferente.

Seria mais do mesmo? Só se você não mudar de visão, de opinião.

A cada dia que passa, nós aprendemos algo. E aprendemos quando tentamos, quando fazemos, quando observamos, experimentamos, analisamos, inovamos. Como fazer isso? De forma simples: faça uma reflexão.

Para te ajudar nisso, separamos alguns passos simples que precisam ser pensados, considere!

1 – Os verdadeiros desejos

O que você quer fazer em 2018? – Não se pergunte mais “o que eu espero de 2018”. O ano não vai fazer nada por você… É você que tem que fazer por ele.

Tenha uma lista do que você gosta, do que é relevante, do que você quer mudar, do que quer manter… Coloque tudo na lista e tenha um grande objetivo, que pode ser pessoal ou profissional.

Estamos falando em grande desejo mesmo: como comprar um carro, uma casa, viajar, estudar.

Claro que quanto maior o seu sonho, mais você terá que trabalhar para conquista-lo.

Veja alguns exemplos práticos!

Mudar de Emprego – retome contatos com antigos amigos e identifique boas oportunidades,

Comprar um Carro – poupe dinheiro para não se endividar e compre a vista,

Entrar na Faculdade – considere a possibilidade de conseguir bolsas de estudo,

Viajar no Ano – basta dinheiro e tempo, para isso o equilíbrio financeiro.

2 – As desculpas ficam de lado

A diferença entre as pessoas que têm sucesso e aquelas que não têm é que as primeiras tentaram… Os dois tipos tiveram problemas como “não tenho dinheiro”, “não tenho tempo”, “pode ser que eu não consigo”. Acredite!

A questão é como você lida com isso. As afirmações são nocivas, ou seja, criam barreiras mentais todas as vezes que são ditas ou pensadas. É como se fosse um impedimento para a sua felicidade.

Esses pensamentos ruins são hábitos das pessoas que não têm sucesso em nada na vida, que não conquista, que não tentam, que não trabalham… A questão é tentar fazer acontecer. E se não der certo, tente de novo, aprenda com os erros.

Para alguns sociólogos, a inveja é o fato de não conseguir aceitar a felicidade do outro. No entanto, é o outro que sempre tenta fazer algo diferente… Portanto, por que invejá-lo?

Abandone as desculpes e comece a apostar no seu foco, na sua disciplina, persistência.

3 – Troque os maus hábitos

Adiar, ser desorganizado, desistir, deixar para amanhã, não fazer, ter medo… São sentimentos reais ao ser humano, mas que quase nunca estão presentes nos empresários de sucesso. Você até pode ter elas, mas aprenda a domá-los.

E como fazer isso? Substituindo pelos bons hábitos.

Esteja próximo de pessoas que são felizes, que criam, que inovam. Acorde cedo, faça caminhadas, estudo, leia, converse, desabafe, seja sincero com você mesmo.

Se você parar para pensar, saberá exatamente o que te faz mal no dia a dia. A dica é eliminar esse hábitos ruins e começar a praticar os bons.

4 – Mate um leão por dia

Essa ideia tem a ver com o pensamento no curto prazo.

Ainda que você tenha o sonho de comprar uma casa em 2018, dê o primeiro passo – que no caso é poupar dinheiro.

Se todos os dias você consegue economizar 10 reais, ao final do mês terá 300 reais. Essa é uma vitória e você pode comemorar – invista esse dinheiro para render ainda mais.

Ninguém consegue chegar ao topo de uma escada se não subir o primeiro degrau. A ideia é essa – faça acontecer o agora, o presente, para que seu futuro seja verdadeiramente promissor.

5 – Nunca deixe de estudar

E nós não estamos falando em se inscrever na escola mais cara da sua cidade, ok?

O que você gostaria de fazer no próximo ano? Então, estude para que isso aconteça!

Abrir o próprio negócio requer estudo, disciplina, assim como investir dinheiro em ações… Ou comprar uma casa ou viajar para fazer um intercâmbio. Tudo exige conhecimento e, aliás, ele nunca é demais e sempre fica como aprendizado para a vida toda.

Na internet, no Youtube, nos blogs… Existe uma série de dicas didáticas e de histórias de sucesso na qual você pode se basear. Observe que nem todo estudo precisa ser caro.

6 – Esteja apto as Mudanças

O Brasil mudou e sempre vai mudar. Assim como você deve fazer.

Estamos na era digital, com tecnologias, com oportunidades. Fala-se muito crise, mas muito pouco em soluções… Já percebeu isso?

Esteja preparado para as mudanças do governo, mas, mais do que isso, fique atento às mudanças que você deve ter.

Se ir para o trabalho de carro todos os dias está te dando muito gasto, então, opte por ir de bicicleta… O que te impede de fazer isso? Lembre-se que você esteja apto as mudanças.

7 – Aposte no Diferente

O que você vai fazer no próximo ano? Tente pensar em algo diferente, aposte no que não é comum, assuma papéis importantes…

Para este tópico, usaremos um trecho muito bem escrito e que foi publicado no site medium.com, confira:

  • E se você, em vez de reclamar, elogiasse?
  • E se, em vez de rejeitar, você aceitasse?
  • E se, em vez de dizer que sim, dissesse que não? Ou vice versa?
  • E se você pedisse mais trabalho?
  • E se você tivesse dinheiro que precisa para fazer o que deseja?
  • E se você pudesse mudar as coisas e o mundo?
  • E se você fosse o CEO da empresa ou o presidente do Brasil?
  • E se você olhasse o mundo de fora do planeta, o que diria para a raça humana?
  • O que está na hora de dizer em VOZ ALTA para você mesmo?

O mundo precisa de pessoas verdadeiras, que erram, acertam, arriscam, abraçam a vida.

Cuidado – com o começo do ano!

Na maior parte das vezes, as pessoas têm os sonhos interrompidos devido as compras do início do ano, como IPVA, licenciamento, seguro, matrículas, IPTU… Entre outros.

A recomendação é tentar solucionar isso.

Umas pessoas usam o 13º salário para essas despesas e isto é correto. Porém, algumas pessoas gastam esse dinheiro para as compras de fim de ano – e isso prejudica o início do ano.

O ideal, para os especialistas, é ter um plano em mãos – que deve ser feito desde agora.

Você tem que entrar em janeiro com tudo bem pensado – se vai usar o 13º salário para as despesas do começo do ano, faça isso. Além disso, depois tem o carnaval, as férias de julho, o fim de ano. Tudo tem que ser pensado com calma.

Quem se programa, garante um ano mais saudável financeiramente falando.

Um bom planejamento financeiro prevê o quanto é preciso guardar por mês para garantir uma reserva de emergência e uma renda suficiente para o custeio de vida no futuro – aposentadoria.

Inclua isso nos seus objetivos!

Com informações da médium, uol, astrocentro

Não há posts para exibir