Como Fica o Mercado Financeiro se Temer sair da Presidência? 5 Jeitos de Proteger o seu Patrimônio

A delação premiada do presidente do Grupo JBS (uma das maiores indústrias de alimentos do mundo), Joesley Batista, que aconteceu nos últimos dias, causou uma reboliço na política nacional, o que interferiu, inclusive, no mercado de ações daqui (na BM&FBovespa) e do exterior (principalmente na Bolsa de Nova York – New York Stock Exchange).

Agora, nessa semana, a JBS vendeu todas as suas ações para a Minerva (Argentina, Uruguai e Paraguai), o que também trouxe alterações para o mercado de ações.

Se você é daqueles investidores que sabem ganhar dinheiro na bolsa de valores com a oscilação de preços, notou que esses últimos dias foram propícios à tais monetizações. Mas, se você é novato na Bolsa de Valores, talvez ainda não tenha entendido o que tenha se passado nesses últimos dias.

A ideia deste artigo é fazer um breve histórico sobre o que aconteceu no mercado de ações, focando, principalmente, nas ações da JBS, que foi a principal envolvida na delação e também na possível saída do presidente Michel Temer do comando do país:

  • E se o presidente cair? Até o final do artigo vamos listar 5 Jeitos de Proteger o seu Patrimônio!

Antes de continuar, devemos também mencionar o Jornal O Globo, que foi quem trouxe, de antemão, a informação de que Joesley Batista havia aceito a delação premiada e que acusou o atual presidente, Michel Temer, de ter agido de forma incorreta com o país.

1 – Após notícia sobre a delação premiada, ações do Brasil despencam 11% em Nova York

Foi tiro e queda. As ações brasileiras na Bolsa de Nova York despencaram após o anúncio do jornal O Globo, de que o dono da JBS, Joesley Batista, havia gravado um áudio no qual mostrava que Michel Temer havia dado aval para a compra do silêncio de Eduardo Cunha.

Após o fechamento do mercado, o iShares MSCI Brazil Index despencou 11,28% e esse é o índice de ações brasileiras negociadas na bolsa americana, que é uma referencia dos investidores estrangeiros sobre aplicações no Brasil.

  • As ações da Petrobras, por exemplo, caíram 9,18%.

As ações da Petrobras sempre foram muito observadas na Bolsa de Valores – BM&FBovespa. Depois do boom que aconteceu em 2008, muitos investidores começaram a ver a estatal com bons olhos.

Aí, devido à questões políticas, as compras das ações da Petrobras tiverem pequena queda. E o valor também, que atingiu seu menor patamar desde 2003. Agora, há uma nova gestão e os investidores começaram a repensar na compra das ações da Petrobras.

Leia, a seguir, o artigo completo, que publicamos há alguns meses e faça uma análise sobre os principais motivos que levaram os investidores a apostar novamente na companhia, se é que algum dia eles deixaram de fazer isso!

Veja como a Petrobras promete Movimentar o Mercado de Ações. Bônus: as 13 multinacionais brasileiras mais promissoras

2 – Bolsa de Valores Despensa com o Caos na Política

Após a delação feita pelos dois donos da JBS (Joesley e Wesley), a bolsa de valores sofreu uma forte queda no pregão da quinta-feira (18), sendo que o circuit breaker*, mecanismo que interrompe as negociações da bolsa quando o Ibovespa cai mais de 10%, precisou ser acionado no início do pregão e ficou por 30 minutos.

  • Isso não acontecia desde 2008, quando houve turbulências globais que iniciaram o colapso das hipotecas nos Estados Unidos.

Na ocasião, Raphael Figueiredo, que é analista técnico da Clear Corretora, disse que o melhor a se fazer é ter cautela. “Tanto quem está comprando agora como quem não tem ações deve esperar. Esperar os ânimos se acalmarem politicamente e aguardar uma retomada do ciclo de negócios”.

“O momento de crise oferece oportunidades, mas talvez elas também ocorram mais para frente em um momento menos caótico e mais seguro”.

Para Jansen Costa, que é da Fatorial Investimentos, a opinião é outra: ele acreditava que o momento era justamente o de investir dinheiro na bolsa de valores, em ações.

“É um bom momento para comprar. O mesmo papel que você comprava ontem, você compra hoje com 15% de desconto, é uma bela oportunidade. Você vende com uma estratégia e se for necessária a venda, não há porque o pânico estar instaurado”.

Costa ousa ainda mais ao falar que não é o ideal sair da renda variável para ir para a renda fixa.

“Uma boa é mexer na própria carteira: vender ações que caem menos por aquelas que caem mais. Por exemplo, trocar a Ambev que cai menos no pregão para Itaú que sofre uma queda ainda maior e aproveitar os preços baixos dos papeis do banco e lucrar mais para frente”.

“Itaú Unibanco compra 49,9% da XP Investimentos”… O que isso quer dizer?

Por fim, e para amenizar a disputa entre os analistas que dizem que o ideal é investir na bolsa nesse momento e os que dizem que o melhor é ter cautela, surge outra opinião descrita na ocasião.

O estrategista-chefe Adeodato Volpi, da Eleven Corretora, que disse que “cada investidor deve reconhecer a sua necessidade de liquidez e sua condição de aguardar a estabilização do quadro do Ibovespa”.

Portanto, note que independente do cenário, o investidor precisa saber, antes de tudo, qual o seu perfil para investimento. Sobre essa características, temos um vídeo bem curtinho e que pode te ajudar a definir o seu perfil.

É um teste inteiramente gratuito e que pode ser feito agora mesmo. Não precisa de cadastro, nem de ler as instruções. Pegue um papel e uma caneta, assista e descubra o seu perfil para investir:

https://youtu.be/eIuD7qxmu94

3 – Ibovespa cai ainda mais após discurso do presidente Michel Temer

Após a notícia da delação, o presidente Michel Temer proferiu um discurso público afirmando que não iria renunciar e exigiu uma investigação plena das delações apresentadas pelo presidente da JBS.

Assim, segundos após o discurso, o Ibovespa acentuou a queda com índice de 8,76% e foi aos 61.622 pontos, com giro financeiro de 17,6 bilhões de reais.

Para os operadores, a avaliação é de que o Supremo Tribunal Federal pode não julgar a causa, o que traria instabilidade ao mercado financeiro. “Os próximos dias devem ser de muita volatilidade”, afirmou um dos operadores.

“No curto prazo tudo pode acontecer: uma renúncia de Temer, sua deposição, mudança na Constituição para se realizar eleições diretas. Momentos como o atual pedem cautela até que seja possível vislumbrar algum horizonte”, frisou Roberto Indech, da Rico Corretora.

Nessa ocasião, a instabilidade política brasileira disparou no índice de volatilidade das ações brasileiras, sendo que o CBOE Brazil ETF Volatility subia mais de 54% enquanto marcava 56 pontos. O que tornou o maior valor em pontos registrados desde janeiro de 2011.

4 – Internautas gravam vídeo para boicotar a JBS

“Vamos fazer os irmãos Batista sentirem no bolso”, afirmou um dos interlocutores. O pacto também apareceu nos relatórios de análises feitos por grandes bancos de investimentos. Entre eles o Bank of America Merrill Lynch.

Para o banco, “o ambiente competitivo para carnes processadas no Brasil pode aumentar no curo prazo em razão das investigações em andamento do grupo J&F. A JBS é a controladora da Seara e tanto ao acesso ao financiamento como a relação com os fornecedores, clientes e consumidores finais podem ser afetados”.

Assim, redes varejistas já haviam mencionado o contato com as concorrentes da JBS para aumentar a produção de carnes. No segmento de carne in natura, estavam Minerva e Marfrig, no de carnes processadas, a BRF, Aurora e as Cooperativas.

“Uma cliente virou para mim e disse que não iria comprar carne da Friboi. Se o cliente diz que não quer, o supermercado tem de atender, já estamos alertando a indústria para aumentar o volume de produção porque eles precisam se preparar”, disse o diretor de vendas de uma grande varejista ao Infomoney.

Com esse cenário, o Banco americano disse apostar na BRF. “Nós acreditamos que a BRF apresenta a melhor relação risco-retorno dentro do setor de alimentos da América Latina dada a incerteza política e macroeconômica brasileira”.

5 – JBS e Minerva sobem na Bolsa após a venda de operações

Na manhã de ontem (6 de junho), os papéis da JBS registravam alta de 4,25% e eram negociados à 7,60 reais, enquanto que as ações da Minerva subiam 5%.

Essa alta é resultado direto do anúncio feito pela JBS antes da abertura do pregão: a companhia vendeu por 300 milhões de dólares todas as suas ações (das subsidiárias detentoras das operações de carne bovina na Argentina, Paraguai e Uruguai) para as subsidiárias da Minerva.

Reprodução: Google

O fato relevante tem o objetivo de utilizar os recursos para diminuir a alavancagem financeira. A Minerva disse que a aquisição foi aprovada pelo Conselho de Administração na Véspera por meio de suas subsidiárias Pul Argentina S.A, Frigomerc S.A e Pulsa S.A.

Investir na Bolsa de Valores com Sabedoria

Independente da opinião dos analistas, o que é preciso entender é que investir na bolsa de valores exige cuidado, técnica e conhecimento. Imagine que você tenha uma saveiro, isso um carro. E decida vendê-lo para investir em ações. Por onde começaria?

Se você aplicar o seu dinheiro de forma errada, pode perder tudo. Mas, ao contrário disso, se fizer da forma certa, pode ganhar muito dinheiro até ficar milionário.

Foi exatamente isso que aconteceu com o Trovo. Ele vendeu uma saveiro e ficou milionário na bolsa de valores. Mas, a questão é: Como ele conseguiu essa façanha?

A resposta é mais simples do que parece: investindo da forma certa, ou seja, investindo sem riscos. Em um mercado tão volátil é possível investir sem riscos? A resposta é: Sim! Oras, se ele conseguiu, você também consegue.

Se você quer saber mais dessa história e descobrir como é possível investir com Risco Zero no mercado de ações, faça um breve cadastro (nome e e-mail e receba um curso grátis, com 4 vídeos aulas contando um pouco mais dessa história de sucesso).

Como Fica o Mercado Financeiro se Temer sair da Presidência?

Na verdade, essa pergunta é muito generalizada porque ninguém sabe ao certo o que vai acontecer. O que trouxemos para vocês é algumas formas que o investidor tem de proteger o próprio dinheiro.

O que se sabe, de fato é que, seja por cassação do TSE ou por impeachment, o atual presidente pode sair do mandato. Mas, enquanto isso, as votações no Congresso ficam paralisadas e a incerteza aumenta.

Confira, então, 5 formas de proteger o seu dinheiro neste momento.

1 – Controle do Orçamento

Como o clima é de incerteza, o jeito é controlar ainda melhor o orçamento mensal. “O personagem mudou, mas o momento é tão ou mais delicado”, diz Juliana Inhasz, do Insper.

“Esse não deve ser mais o ano em que as reformas acontecerão e 2018 não deve ser mais o ano da recuperação”, diz.

https://youtu.be/nlGaBKN0x_0

Portanto, a dica é organizar o orçamento pessoal e não gastar mais do que se ganha. Se possível, corte gastos e mantenha uma reserva financeira atualizada para os casos emergenciais, como uma demissão ou uma doença.

Precisamos abrir um espaço aqui para falar sobre o controle financeiro pessoal. Você já tentou observar se faz isso da forma certa? Você anota todos os seus gastos? Se não anota, já começou errado.

E, se você acha muito complicado anotar tudo que gasta no dia a dia, precisa conhecer a técnica dos envelopes. Ela é muito simples de ser feita: você só precisa ter envelopes e uma caneta, nada mais!

Ficou curioso? Saiba também que dessa forma você consegue saber exatamente por onde começar na hora de cortar os gastos supérfluos e, mais do que isso, vai saber quanto, exatamente, poderá investir de dinheiro mês a mês.

Neste artigo não temos espaço suficiente para explicar qual o passo a passo para conseguir controlar as contas do mês, mas fizemos outra matéria especialmente para isso. A leitura é breve, rápida e você poderá colocar a sua vida financeira em ordem, a partir dessa leitura. Acompanhe: Planejamento Financeiro Pessoal Simples e Eficaz Usando 10 Envelopes!

2 – Não faça Dívidas

Mais do que nunca, esse não é o momento para contrair dívidas, conforme orienta Emanuelle Serra, que é superintendente comercial da Gradual Investimentos.

Seja por motivos de demissão ou renda diminuída, o melhor é esperar outro momento para fazer dívidas e isso inclui todos os financiamentos, assim como a compra de carro, casa ou viagens.

Além do mais, os bancos devem continuar restringindo o acesso ao crédito e a Taxa Selic, que é uma referência para os juros, não deve cair com a mesma frequência com que vinha caindo nos últimos meses.

“Acabou a euforia com os juros caindo. Agora é melhor esperar para entrar em um financiamento”, diz Juliana.

https://youtu.be/Mst8SUcashI

3 – Invista em Renda Fixa Atrelada à Selic

Se você é um investidor profissional e sabe o que está fazendo, tudo bem. Mas, se não é, o melhor a se fazer é fugir da volatilidade da renda variável e apostar nas rendas fixas que acompanham a taxa básica de juros, como o Tesouro Selic, os CBDs ou os fundos mais simples.

É importante saber que as taxas dos investimentos atrelados à Selic podem variar muito conforme o período de investimento, porém, é possível que o investidor calcule uma prévia da sua rentabilidade e se beneficie caso os juros subam.

  • Aprenda a investir seu dinheiro no Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um excelente substituto para a poupança. A liquidez é diária e a rentabilidade também – diferente da poupança que é mensal. Assim, se você precisar sacar o dinheiro antes de 30 dias, ele já terá sido remunerado.

E se o problema for o fato de você ser “muito conservador”, acredite, isso não será um problema. A Renda Fixa da Selic é o investimento mais conservador que existe. Bancos, empresas, fundos e todos os “peixes grandes” colocam grandes quantias de dinheiro nesse tipo de título.

https://youtu.be/Gr_6uaxVRGA

Se você tem medo perder tudo, coloque as coisas sob o seguinte prisma: se o governo não honrar esses títulos, menos ainda acontecerá com a sua poupança, que já teria virado pó bem antes.

E não há FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que dê jeito em um cenário desses. Então, abra sua conta na corretora, transfira seu dinheiro e pare de empobrecer! Fique atento apenas com as particularidades de resgate para que não seja pego de surpresa em uma emergência.

Saiba também sobre o Tesouro Selic

Ou a nova poupança, como também é conhecido, é um investimento conservador e que, ahá, ganha da poupança. Você também pode investir com apenas 30 reais. Não é a toa que o último dado mostra que mais de 66 mil brasileiros já são cadastrados. Leia os 5 Melhores Motivos para Aplicar no Investimento mais democrático do Brasil.

4 – Fuja das Taxas Prefixadas

Mesmo que a renda fixa seja menos volátil, não é aconselhável apostar tudo nas aplicações prefixadas. Isso justamente porque era esperado quedas bruscas na Selic, o que não deve acontecer novamente.

Diante desse novo cenário, as prefixadas se tornam mais arriscadas, já que, se os juros subirem, o investidor deixará de ganhar.

É preferível investir em títulos de renda fixa atrelados à inflação, que são mais indicados para investimentos no longo prazo ou à taxa Selic.

5 – Renda Variável e Dólar

Se você optar pela renda variável, o ideal é não fazer mudanças bruscas. “Neste momento, devemos evitar decisões precipitadas. Para quem está dentro do barco, não é a hora de sair”, diz Emanuelle.

Já quanto ao dólar, a compra não é aconselhável. “Espere os próximos dias e depois compre aos poucos”, sugere a especialista. Se você quiser proteger a volatilidade da moeda, o mais correto é investir em fundos cambiais, que protegem o dinheiro da variação e mantém o poder de compra.

Notícia Complementar: O que são Dividendos e como Ficar Rico recebendo lucros em 7 Passos

O que são dividendos? São os lucros das grandes companhias divididos entre os acionistas. Como Ficar Rico recebendo os juros dos dividendos? Basta você investir dinheiro nas melhores pagadoras de dividendos da bolsa de valores.

Bem, as respostas para as simples perguntas do título deste artigo estão respondidas. Portanto, se você está satisfeito com a resposta, pode fechar essa página e procurar outro artigo que fale sobre outro assunto do mercado financeiro.

Agora, se você continuou com a leitura, temos certeza de que você não é o tipo de leitor que se contenta com pouco. Você, muito provavelmente, quer saber, exatamente, como funciona o pagamento dos dividendos e, mais do que isso, quer descobrir quais são as melhores pagadoras de dividendos dos últimos tempos.

Os dividendos não são, exatamente, uma opção de investimento. Não é como investir na renda fixa ou investir na renda variável. Não. Se você está querendo saber o que são dividendos, com certeza, você já está dentro da Bolsa de Valores (BM&FBovespa).

Investir dinheiro em companhias que pagam dividendos é muito mais uma estratégia de investimento financeiro dentro do mercado de ações.

Oras, é uma estratégia porque você opta por escolher essas empresas visando, obviamente, o pagamento de dividendos.

MAS, O QUE SÃO DIVIDENDOS?

Ah, sim, ainda não explicamos e se você ainda não notou, dividendos nada mais são do que os lucros de uma companhia listada na Bolsa de Valores que são divididos entre os acionistas.

Ficou fácil entender o que são dividendos, não é?

*Sobre o Circuit Breaker

É um mecanismo utilizado pela Bovespa que permite, na ocorrência de movimentos bruscos de mercado, o amortecimento e o rebalanceamento brasileiro das ordens de compra e de venda.

Esse instrumento constitui-se em um “escudo” à volatilidade excessiva em momentos atípicos de mercado.

O Circuit Breaker é ativado interrompendo por 30 minutos todos os negócios na Bovespa, quando o Ibovespa atingir um limite de baixa de 10% em relação ao índice de fechamento do dia anterior.

Se ao reabrir os negócios, a variação do Ibovespa atinja uma oscilação negativa de 15% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, os mercados serão interrompidos novamente por uma hora.

Se ao reabrir os negócios, a variação do Ibovespa atinja uma oscilação negativa de 20% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, os mercados poderão ser interrompidos por qualquer prazo definido pela Bovespa e divulgado ao mercado pela Agência Bovespa de Notícias.

Sempre haverá um período de 30 minutos de negociações contínuas no final da sessão regular, para que compradores e vendedores ajustem suas posições. Portanto o Circuit Breaker não poderá ser acionado nestes últimos 30 minutos de negociações.

(Fonte Wikipédia).

Com informações da globo, infomoney, valor

Não há posts para exibir