Veja os 5 melhores setores para investir no pós-pandemia, segundo essa especialista

ANÚNCIO

Tem gente que diz que o setor bancário não foi afetado na crise. Outras pessoas falam que aquelas áreas de serviços públicos, como de energia e água, também não. Mas, no fim das contas, você sabe quais os melhores setores para investir no pós-pandemia? Vamos descobrir.

Até mesmo porque ainda que a gente vá fazer escolhas pensando no médio ou longo prazo, considerar a chance de ganhar dinheiro no curto prazo na bolsa de valores também é uma ideia que pode ser adicionada à sua carteira de ativos.

ANÚNCIO

Sendo assim, será que o setor financeiro vai continuar sendo uma boa? E o de energia? Aliás, o que você espera do varejo? Todo mundo sabe que as vendas online bombaram, mas será que o mercado físico não vai reaquecer de novo? Ainda mais com a abertura de shoppings?

Fazendo todas essas análises e trazendo a pergunta para uma realidade bem próxima, uma especialista conseguiu listar 5 setores que ela acha que vão ser os melhores para daqui adiante. Quer saber quais são eles? Continue lendo.

Os melhores setores para investir no pós-pandemia

A indicação desses setores foi dada por Beatriz Aguillar, a Bea Aguillar. Ela é influenciadora digital na área de finanças e criadora do canal Papo de Bolsa. O conteúdo foi divulgado na plataforma da Clear Corretora.

ANÚNCIO

1 – Energia e Transporte

Para a especialista, o setor de energia foi pouco afetado pela crise. Ela diz que por ser um setor essencial, o consumo de energia não diminuiu mesmo no cenário da crise. Agora, com o retorno do mercado de trabalho, o setor será ainda mais aquecido.

Já do lado dos transportes, ela comenta que combustíveis e logística estão reagindo conforme o deslocamento das pessoas para o trabalho. Além disso, há de se considerar a “movimentação de cargas para a reposição do estoque”.

Portanto, Bea diz que energia como transporte vão ser setores que devem sair na frente.

2 – Alimento e Bebida

Ela diz que é preciso olhar para esses setores de forma “macro”. Ou seja, de forma mais geral. Assim, vai dar para ver que o impacto da pandemia neles foi bem abaixo do que outros setores. Afinal, “mesmo em meio a pandemia, as pessoas continuam consumindo”.

No entanto, ela também mostra uma outra visão: com a quarentena e o isolamento social, as pessoas passaram a comer mais em casa. Agora, com a retomada das atividades, essas áreas fora do lar, como restaurantes e bares, vão ganhar ainda mais força.

3 – Varejo

O 3º dos melhores setores para investir no pós-pandemia é o de varejo na opinião de Aguillar. E ela explica isso: “houve quem pensou que o varejo não sofreria com a crise. Porém, a restrição do comércio impactou ele. Com a volta da circulação, haverá aumento significativo”.

Aqui, vale a gente fazer algumas menções importantes. O varejo indicado pela Bea é, especialmente, aquele de roupas e eletrônicos, entre outros, mas focando na área de bens semiduráveis.

A restrição do comércio que ela comenta é sobre as medidas para que as lojas ficassem fechadas ou abertas de forma restrita. Já sobre a volta da circulação de pessoas no comércio, ela acredita que o consumo será aquecido no curto prazo.

4 – Imobiliário

Pode ser que você ache que não. Mas, Bea tem uma visão bastante positiva sobre o mercado de imóveis no país. E ela diz que o motivo é simples: o setor sofreu muito com a pandemia e agora deve ter um retorno gradual – ainda que baixo no começo.

Ela fala sobre a redução nas vendas “porque as pessoas ficaram impedidas de visitar empreendimentos e fechar negócios”. Além disso, muitas obras ficaram paradas – “mesmo que o setor da construção civil não parou”.

Porém, ela vê dias melhores para a área de imóveis. “Com a flexibilização das medidas de isolamento, com certeza, a demanda reprimida vai aparecer”.

Leia também – recentemente, nós fizemos uma matéria falando sobre a oportunidade de se investir em fundos imobiliários de shoppings. Afinal, nesse pós-pandemia, parece que esse é um bom setor para receber os seus aportes, não é? Leia a matéria e descubra mais.

5 – Financeiro

E é muito raro falar sobre os melhores setores para investir no pós-pandemia sem citar o de finanças, não é mesmo? Essa é uma área que sempre está em alta. Inclusive, ela diz que mesmo quem pense que não, os bancos sofreram com a crise também.

“Alguns bancos anunciaram medidas de postergação de pagamento de empréstimos sem juros. Logo, eles vão ter que assumir as despesas”.

E ela cita que o setor não tem apenas os bancos, mas também pela bolsa de valores. “Com um aumento do número de pessoas, o movimento indica um cenário favorável para todo mercado financeiro”.

melhores setores para investir no pós-pandemia

Quais as empresas que valem a pena?

Apesar de ter citado as áreas de destaque, Bea não falou sobre empresas. Por outro lado, ela deixou algumas dicas importantes para quem está estudando a compra de papéis na B3.

Por exemplo, ela fala sobre a importância de fazer um estudo prévio antes de comprar ativos na renda variável. “É importante ponderar e analisar detalhadamente cada empresa e quais as medidas estão sendo adotadas para reduzir o impacto da crise”.

Outra coisa é sempre saber avaliar o médio e longo prazo. “Apesar de no curto prazo o cenário ser extremamente desfavorável, ainda assim boas empresas se adaptam e continuam crescendo”.

ANÚNCIO