Saiba como escolher os melhores fundos de ações do mercado financeiro

Para falar dos melhores fundos de ações do mercado, a gente tem que saber o que são esses fundos. Em resumo, podemos dizer que é como um fundo de investimento qualquer, porém, composto por ações e não por outros ativos.

E um fundo de investimento é uma carteira composta por vários ativos, sempre baseado em um índice, uma renda, com uma estratégia especifica. Então, o investidor aporta um valor e tem como lucro o desempenho dos ativos desse fundo.

O grande diferencial é que os ativos dos fundos são selecionados por gestores. Logo, eles são profissionais capacitados para escolher aqueles que deverão ser as melhores opções do mercado. Mas, vamos falar mais disso a seguir.

Para esse início de conversa, o importante é considerar que um fundo de ações é uma carteira com várias ações. Ele recebe a gestão de um profissional e os aportes vem dos investidores. Os valores iniciais, as cotas, as porcentagens de ações e tudo mais variam de fundo para fundo.

Por que investir em um fundo de ações

O próximo grande tópico deste artigo vai ser para falar sobre o que você deve fazer para escolher os melhores fundos de ações do mercado. No entanto, até que ele chegue, a gente vai falar sobre as vantagens que se tem para investir em tais aplicações.

E, para isso, selecionamos alguns pequenos tópicos, acompanhe.

O baixo valor inicial

Atualmente, a gente pode encontrar nas principais corretoras de investimentos do país alguns fundos de ações que permitem aplicações iniciais a partir de R$ 500 e aportes a partir de R$ 100. Logo, isso se tornou popular nos últimos anos.

A seleção da carteira

A próxima vantagem é que você não precisa escolher ativo por ativo que vai compor a sua carteira – o que poderia dar um trabalhão. Aliás, se você é um novo investidor ou um investidor iniciante pode ter mais dificuldade para fazer isso mesmo.

Logo, a ideia é reunir pessoas ou uma pessoa que tenha total capacidade técnica para fazer a escolha dos ativos para montar a carteira com base no perfil dela. Essa pessoa é chamada de gestor do fundo e tem a função de acompanhar o cenário da economia.

A diversificação dos investimentos

Também podemos citar como vantagem dos fundos de ações, a possibilidade que o investidor tem de diversificar a sua carteira. Porque, como sabemos, essa é uma ideia muito boa tanto para aumentar as chances de ganho como para minimizar os riscos de perda.

A operação mais descomplicada

E para fechar essa lista de benefícios de comprar um fundo de ações está o fato de que isso é bem menos complicado do que comprar ações separadamente. Logo, para se ter um exemplo, consideremos o imposto de renda.

Nesse caso do fundo, quem faz o recolhimento é a própria instituição financeira, podendo ser banco ou corretora de valores. E o investidor, por sua vez, fica com o valor líquido sem ter que se preocupar com o IR.

Como escolher os melhores fundos de ações

Esse tópico é o mais importante do texto porque vai responder à pergunta que está no título. Então, agora que você sabe o que é e como funciona um fundo de ação, o próximo passo é justamente entender como fazer a escolha das empresas de forma inteligente.

Assim, considere que isso tem a ver com pesquisa, análise e dedicação. Um fundo de ação vai ser composto por várias ações, isto é, várias empresas. No entanto, como você está comprando um fundo, o gestor será responsável por escolher tais empresas.

Nesse caso, qual é o papel do investidor? É analisar, por exemplo, qual é o foco daquele fundo. Assim, ele pode ser baseado em índices como o Ibovespa, ou o IBX ou até mesmo o S&P 500, que é internacional.

Essa é a primeira dica: saber onde o fundo de ações está aplicando. A próxima dica é você considerar a taxa que é cobrada nele. Porque os fundos mais ativos podem ter custos mais altos por conseguir escolher os ativos mais rentáveis. As taxas variam de 1,5% a 4%, na média.

O risco

Para fechar o artigo, vamos considerar que o risco de se investir em um fundo de ação é justamente o mesmo (ou pelo menos parecido) com o risco de se investir em ações. Afinal, o mercado é volátil e pode se alterar conforme diversas mudanças econômicas do mundo.

O risco é chamado de sistêmico ou não diversificável. Assim sendo, mesmo que você tenha um fundo que faça uma ótima seleção dos papéis, considere que eles podem ter variações negativas. Logo, os melhores fundos de ações podem variar sempre.

Assim sendo, se você encontrar qual foi o melhor fundo de ação em fevereiro de 2018, com certeza, não será o mesmo de 2019 ou dos meses de 2020. Isso até pode acontecer, mas é bem raro, viu.

melhores fundos de ações

Até mesmo porque, como você sabe, o mercado acionário se baseia em diversos índices econômicos, políticas, mudanças de todo tipo e setores. Tudo isso impacta diretamente o setor, as empresas, os papéis – no que é chamado de risco especifico.

Ah, e tem ainda o risco de liquidez, que acontece quando você precisa sair de um investimento (resgatar os seus recursos), já que o gestor não está tendo bons retornos com os preços das ações. Logo, esse risco pode significar uma perda de rentabilidade.

Não há posts para exibir