Descubra os 5 melhores cursos gratuitos de finanças do país

A gente pesquisou os melhores cursos gratuitos de finanças do país para provar que estudar nem sempre custa caro. É claro que tem livros caríssimos, infelizmente. Assim como cursos com altos valores também. Só que, por outro lado, há opções ótimas e gratuitas!

A gente buscou em instituições respeitadas esses cursos, que podem ser feitos por todas as pessoas. Mas, existem algumas regras e requisitos, como idade mínima para cursar algumas opções. De qualquer maneira, pessoas acima dos 16 anos podem fazer e sem pagar nada.

Além do mais, ter no currículo um curso da FGV, do Senai ou do Banco Central é um ótimo conselho, não é mesmo? Portanto, deixe para lá essa bobagem de achar que tudo tem que ser pago ou custar caro. Esses cursos são ótimos, gratuitos e estão entre os melhores do país.

1 – GESTÃO FINANCEIRA

O IPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) é uma das instituições que mais criam cursos gratuitos aqui no nosso país. E não é diferente na área de educação financeira. Assim, o mais conhecido é de Gestão Financeira.

O curso traz a ideia do assunto e informações técnicas para quem quer gerir melhor as próprias finanças pessoais. E também tem dicas para pequenas e médias empresas.

Ao todo, são 80 horas de aulas, que vão desde o conhecimento básico da administração de empresas até mesmo orientações para ter uma boa gestão em casos de desempregos, por exemplo. Para os interessados em ver esse curso do IPED, o link de acesso é esse aqui.

2 – COMPETÊNCIA TRANVERSAL

O SENAI de São Paulo também está entre as instituições educacionais mais importantes do país. E cursos sobre finanças também acaba sendo uma ótima opção. A ideia é trazer aos estudantes uma forma de equilibrar as contas e se motivar para alcançar objetivos pessoais.

O conteúdo vai do entendimento de cada perfil financeiro e também sobre o planejamento das finanças. Ele ainda aborda a questão das dívidas, dos direitos do consumidor e das formas de se investir que existem no país.

Agora, o Senai deixa claro os seus requisitos para fazer este curso: estar, ao menos, na 6ª série do Nível Fundamental. Além disso, é preciso ter pelo menos 14 anos de idade. E O estudante tem que conhecer Windows e Internet.

Sem dúvidas, está entre os melhores cursos gratuitos de finanças do Brasil. Para saber mais sobre regras, requisitos e como se inscrever, acesse.

Descubra onde fazer cursos rápidos para melhorar o currículo

3 – GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS

O próximo curso da lista é o de gestão de finanças pessoais que é do próprio Banco Central. Ele é oferecido através do programa Cidadania Financeira e tem o objetivo de trazer conhecimento básico para as pessoas.

De modo geral, apresenta a história de um personagem e a partir disso desenvolve o aprendizado. Entre as questões está o uso consciente do dinheiro e dos conceitos de finanças na atualidade.

O curso é curto, de 20 horas, que devem ser vistas em 30 dias. Assim sendo, entre os temas abordados, temos: nossa relação com o dinheiro, orçamento pessoal e familiar, crédito e endividamento, consumo planejado, poupança e investimento, etc.

Um dos diferenciais é que esse curso tem uma espécie de fórum, o que permite aos estudantes tirar dúvidas e comentar os assuntos com outros colegas. No entanto, é preciso fazer a inscrição para começar a estudar. Saiba mais.

4 – COMO FAZER INVESTIMENTOS

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das instituições que mais têm opções de cursos sobre finanças de graça. Um deles é sobre os investimentos financeiros. E ele é distribuído pelo professor Fabio Gallo Garcia, em 2 módulos com 20 horas no total.

Também está entre os melhores cursos gratuitos de finanças porque foca em investimento. E esse é um assunto que pouca gente conhece no nosso país, infelizmente. Assim sendo, é um ótimo começo para quem quer começar a poupar e investir parte do salário.

O curso abrange análises sobre riscos de aplicações e como avaliar se um ativo é bom ou ruim para cada pessoa. Nesse curso não há limitação de vagas e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento, online, no site da FGV.

5 – COMO PLANEJAR A APOSENTADORIA

Um assunto que está em alta é a aposentadoria, não é mesmo? Com as mudanças na lei, as questões sobre isso começaram a vir à tona em todo o país. Agora, mais do que nunca, muita gente começou em maneiras de conseguir se aposentar de forma mais tranquila.

Aí, começam a pensar na previdência privada, por exemplo. Ou até mesmo em poupanças mais forçadas. E a ideia da FGV é justamente comentar essas possibilidades. O curso também é do professor Gallo e traz informações sobre como se organizar para esse momento da vida.

Assim como o outro curso da FGV, esse também pode ser acessado a qualquer momento. Para isso, é preciso fazer uma inscrição prévia e gratuita. O curso não dura mais do que 10 horas e permite ao estudante se planejar. Conheça mais desse curso gratuito de finanças.

Bônus: FGV TEM MAIS OPÇÕES

man hand with pen and business report

A FGV tem vários cursos gratuitos, inclusive, outros sobre as finanças também. Um bom exemplo é o de Como Gastar Conscientemente. Ele é para quem quer aprender a lidar melhor com as compras mensais. E dura apenas 8 horas, sendo que no final o aluno passa por uma espécie de reflexão.

E começa a se perguntar coisas do tipo: por que devo administrar o meu dinheiro, o que eu preciso, o que devo comprar à vista e o que me faz feliz, de verdade. Saiba mais.

Não há posts para exibir