Qual o melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo da atualidade?

ANÚNCIO

Você que está no mercado financeiro (ou entrando nele) já deve ter se perguntado alguma vez qual é o melhor investimento financeiro. Também já deve ter ouvido falar sobre retorno alto e risco baixo nos investimentos. E aí, criou-se um a nova dúvida:

  • Qual o melhor investimento com retorno alto e risco baixo?

Pode parecer algo pretensioso demais, mas, até o final deste artigo, daremos essa resposta!

ANÚNCIO

Portanto, é importante que você leia cada passo, cada dica que apresentaremos aqui para que você consiga chegar à essa resposta final. De antemão, adiantamos que sim, existe um melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo.

Vamos começar pelo simples, recapitulando tudo aquilo que você já deve ter ouvido falar, mas separando o joio do trigo, aliás, separando o que é verdade do que é mito.

Parece que todo mundo sabe tudo do mercado financeiro, mas…

Perca o Medo de Investir Dinheiro!

ANÚNCIO

Porque no mercado financeiro tem aqueles que sabem o que fazem e falam e tem aqueles que falam por falar, sem nunca ter investido um único real. “Ah, eu sei que em investimentos financeiros você pode perder todo seu dinheiro”, é o que mais essas pessoas dizem.

E para rebatê-las de forma simples, basta pensarmos como o ato de dirigir um carro. Todos nós sabemos que todos os dias existem vários acidentes de trânsito no mundo. E, por sinal, alguns deles são fatais, com mortes e prejuízos irreversíveis.

Mas, mesmo assim, você não deixa de dirigir, não é verdade?

E por que você não deixa de dirigir? Porque você sabe que pode tomar atitudes que vão minimizar esse risco e quando o risco é minimizado, podem não haver nenhuma perda. Ao contrário, pode haver lucro, já que você chegará ao seu trabalho ou onde for, no seu tempo certo, economizando tempo e dinheiro.

No mercado financeiro é igual porque (mesmo que você possa perder todo seu dinheiro) se você souber ter um comportamento adequado, igual quando vai dirigir e tem a direção defensiva, você minimiza os riscos de perda e pode ter ganhos representativos. Pode Ficar Rico, vamos assim dizer.

Então, note que dizer “no mercado financeiro você pode perder todo seu dinheiro” é uma expressão muito genérica para um mercado tão grande e tão positivo.

Sobre isso, a informação que vale a pena é a seguinte:

Todo investimento financeiro tem o seu lado positivo e o seu lado negativo!

Isso é verdade e é como comprar uma casa. Nesse exemplo hipotético, você vai precisar analisar várias características do imóvel até que encontre aquele que melhor te satisfaz. Assim, 3 pontos são imprescindíveis: localização, tamanho do imóvel e valor a ser pago.

Pode ser, então, que você escolha um imóvel que não lhe agrade em um dos pontos, mas que, mesmo assim, seja aquele que melhor lhe representa para o momento.

Talvez você tenha gostado de um apartamento que tenha um valor que não será necessário você pagar durante muitos anos e esteja em uma ótima localização.

No entanto, o tamanho dele não lhe agrada muito, ele só tem 30 metros quadrados. E aí, o que fazer? Vale você pesquisas outros, mas sempre levar essa hipótese em consideração.

4 Opções de Investimentos para Juntar Dinheiro e dar de entrada na Compra do Imóvel

Porque, sinceramente, vale mais morar em um lugar pequeno do que ficar a vida toda pagamento parcelas que só vão aumentar ou morar em um lugar que não se adeque ao seu local de trabalho ou casa de familiares, o que vai te fazer ter um gasto muito maior mensalmente, com combustível, por exemplo.

Entende que, mesmo que “algo” não lhe agrade a principio, outros pontos podem ser mostrar positivos e ser levados em conta? Na hora de saber qual é o melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo da atualidade a regra é a mesma: analisar vários pontos e ver quais são os mais importantes.

Existem os investidores que optam pelas LCIs (Letras de Crédito Imobiliários) e as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) simplesmente por serem isentadas de imposto de renda. Mas, para esse caso é preciso ter uma boa quantia para investir.

Conheça todos os Tipos de Renda Fixa clicando aqui…

Então, tem pessoas que preferem os fundos de investimentos porque tem a facilidade de não precisar acompanhar “em tempo real” as rentabilidades. E tem outros que preferem ações porque geram mais ganhos ou o Tesouro Direto porque é mais seguro, mais “barato” só que tem menor rentabilidade do que os outros aqui citados.

Note que todo investimento financeiro vai ter o seus prós e os seus contras.

Continue lendo que você vai entender, ao final, como conseguimos chegar à resposta de qual o melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo da atualidade!

O que é importante na hora de escolher o melhor investimento financeiro

São muitos os pontos que vão te levar à escolher o melhor investimento financeiro. Mas aqui neste tópico vamos citar um só: não se deixar levar por opiniões alheias de quem não conhece o mercado financeiro ou de quem está querendo de engabelar.

Independente de qual você considere o melhor investimento financeiro, sempre vai ter aquela pessoa que vai te dizer que não é esse ou que vai tentar te vender outro produto. Isso é muito comum nos bancos.

Entenda: nos bancos, os gerentes precisam bater metas de vendas mensais e, portanto, sempre vão preferir te indicar os melhores produtos bancários para eles, ou seja, que vão gerar lucros e vendas para eles. Isso não quer dizer que esse será o melhor investimento financeiro para você.

7 Mentiras que os Bancos Contam e Como não Cair nessas Conversas Fiadas

Você deve sim ouvir a opinião do gerente e colocar em análise aquele CDB (Certificado de Depósito Bancário) que ele tanto te indica. Mas NUNCA deve aceita-lo sem pesquisar o mesmo produto em outros bancos ou produtos similares. Em cada banco que você for, as propostas serão diferentes.

Há algum tempo publicamos aqui uma matéria onde mostrar que uma pessoa que tinha recebido uma herança de 100 mil reais procurou vários bancos para fazer um investimento financeiro. E a pessoa perguntava ao gerente: qual o melhor investimento financeiro para essa quantia de dinheiro em um prazo especifico.

As respostas foram totalmente diferentes uma da outra. Teve aqueles que citaram a poupança (que foi considerado o maior erro) e teve outros que indicaram LCI e CDB bem abaixo da rentabilidade que deveria ser. Teve até quem indicou investir tudo em ações, com riscos de perder todo o dinheiro.

Então, o importante é conhecer o mínimo do mercado financeiro e saber questionar o seu gerente sobre os produtos bancários que estão sendo indicados.

Por sinal, esse assunto – dos bancos – é um bom assunto para ser discutido em qualquer lugar: tanto na mesa de um bar quanto aqui. Então, se o artigo não se prolongar muito, falaremos dele ao final do texto, mostrando os motivos pelos quais as corretoras de investimentos têm ganhado o espaços dos bancos quando o assunto é escolher o melhor investimento financeiro.

A resposta final: Qual o melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo da atualidade?

Pode ser que você se sinta meio perdido nessa parte do texto, mas se você leu o texto todo, sabemos que já tem uma noção de qual é a resposta para a pergunta do título deste artigo…

  • O melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo da atualidade é o conhecimento!

(Não se frustre também há outra resposta sobre O melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo da atualidade. E ela está bem ao final do artigo, leia)!

E sabe por quê? Porque nessa pergunta temos várias incógnitas que precisam ser respondidas passo a passo, o que pode fazer com que você tenha o mesmo pensamento quando for comprar uma casa: “A prioridade é pensar na localização, no tempo de pagamento ou no tamanho”?

Essas perguntas, no setor financeiro, tem que ser feitas da seguinte forma – o que é prioridade:

  1. O risco do investimento financeiro?
  2. O retorno do investimento financeiro?
  3. A liquidez do investimento financeiro?
  4. O aporte inicial do investimento financeiro?

Porque, veja bem, cada um desses pontos parecem ser importantes e realmente são. Mas, na hora de encontrar o melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo da atualidade você vai precisar pensar em todos, mas selecionar aqueles que realmente são prioridades.

Para que você consiga fazer isso, separamos um resumo sobre o que cada um significa, acompanhe!

1 – O risco do investimento financeiro? É a incerteza que você tem com relação ao retorno que o investimento pode dar. Os riscos mais comuns são aqueles que têm a ver com o risco de crédito, risco de mercado ou risco de gestão.

2 – O retorno do investimento financeiro? Ele pode ser pré, pós fixado ou indexado à alguma taxa (inflação, Taxa CDI ou taxa Selic). E esse retorno pode ser diminuído conforme as incidências do imposto de renda, taxas de administração, custos de transação e etc. O retorno é, portanto, o lucro menos as taxas que serão descontadas.

3 – A liquidez do investimento financeiro? Liquidez é a condição de resgate antecipado do investimento. Por exemplo, quando um investimento tem liquidez diária quer dizer que você pode retirar o seu dinheiro do investimento sem perder nada por aquela ação.

Existem alguns investimentos que tem prazos para retirada, como o Tesouro Direito, sendo que, se você sacar antes do vencimento, poderá perder dinheiro.

4 – O aporte inicial do investimento financeiro? É aquele dinheiro que você tem para investir. Alguns investimentos, como LCI, por exemplo, exigem um investimento inicial de 20 mil reais. O CDBs ficam por volta dos 5 mil reais. Fundos de investimentos podem ser de 1 mil reais e o Tesouro Direito 30 reais. Mas isso varia muito, aqui demos só exemplos.

Por isso, para todos esses casos, os investimentos foram divididos em Renda Fixa e Renda Variável.

Na qual a renda fixa sugere que você terá uma rentabilidade (mais ou menos) exata no final do investimento e a renda variável não tem essa exatidão, podendo levar à grandes perdas ou à grandes ganhos.

Compreende porque ter conhecimento pode significar ser o seu melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo da atualidade? No mercado financeiro não existe uma conta certa para chegar no resultado 5, por exemplo.

A conta pode ser 3+2, 1+4, 2,5+2,5 e assim por diante. São várias formas de chegar ao objetivo final, no caso, o 5.

Como escolher melhor investimento financeiro pensando justamente em retorno alto e um risco baixo?

Essa pergunta é interessante e por isso mereceu um tópico exclusivo. No mercado financeiro, como visto, não existe regra exata para ganhar dinheiro e sim estratégias.

Uma delas é muito indicada e usada por quase todos os investidores: diversificar os investimentos.

Como vimos, é muito raro encontrar um investimento financeiro que tenha um retorno alto e que tenha risco baixo, porém, é possível aplicar dinheiro em ambos. Sendo que o de alto risco pode te fazer exponenciar o seu capital inicial e o risco baixo faz você preservar o seu patrimônio.

Logo, é de se imaginar que um investidor profissional tenha ativos em Renda Fixa e Renda Variável, visando justamente o alto retorno e baixo risco.

Na verdade, esta diversificação de investimentos financeiros é considerada por muitos a melhor forma de encontrar O melhor investimento financeiro da atualidade! Note que é uma questão de estratégia, chamada de locação de ativos.

A VERDADEIRA RESPOSTA:

Bom, na teoria, juntamos as 2 melhores respostas para o melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo da atualidade:

  1. Ter conhecimento sobre o mercado financeiro,
  2. Diversificar investimentos financeiros.

Sendo que para diversificar os investimentos financeiros (pensando no retorno alto e no risco baixo), o investidor vai precisar ter conhecimento prévio e técnico sobre o mercado.

Como conseguir chegar ao melhor investimento financeiro da atualidade?

Se você leu o artigo, compreendeu, mas ainda está meio perdido, vamos te ditar algumas dicas que pode servir para ilustrar o seu caminho. O foco aqui é pensar em objetivos financeiros, que podem ser de curto ou longo prazo.

Pense para que você quer rentabilizar o seu dinheiro. E dizer que é “Para Ficar Rico” é uma resposta muito genérica. Preciso de motivos reais com prazo!

  • É uma viagem no próximo ano?
  • Comprar a casa própria daqui 5 anos?
  • Trocar de carro daqui 2 anos?
  • Pagar a faculdade do filho daqui há 10 anos?

Tenha objetivos financeiros.

Depois de ter listado esses objetivos, você pode seguir algumas sugestões, mas sempre buscando comparar os investimentos finacneiros, com a conversa com o gerente, com a conversa com o corretor de investimentos e com o seu conhecimento adquirido ao longo do tempo:

– Tem pouco dinheiro (ou nenhum) para começar a investir? A dica é reformular o planejamento financeiro e poupar 10% do salário. Como o dinheiro inicial é pouco vale a pena traçar uma meta e investir mensalmente no Tesouro Direto, que é muito mais rentável do que a poupança.

https://youtu.be/tXfddhCV5mA

– Tem um pouco de dinheiro, mas não quer correr riscos? Alguns produtos bancários como CDB e LCI podem ser umas boas opções e as corretoras de investimentos têm várias opções porque acolhem todos os bancos. O Tesouro Direto também continua sendo uma boa pedida.

– Quer ter mais rentabilidade no investimento? Torne-se um investir de perfil agressivo, corra riscos e vá para o mercado de ações. Porém, para esse caso é preciso muito muito muito muito conhecimento técnico. Investir em renda variável é mais arriscado, não tenha dúvidas.

Mas, pode não ter tanto risco assim se você souber o que fazer? Faça nosso breve workshop sobre como investir em ações com risco zero. É gratuito, é online, é pratico, é o começo da sua busca por conhecimento.

– Tem disponibilidade para deixar o dinheiro investido por mais tempo? A renda fixa tem vários produtos que podem ser adequados por você, como os produtos bancários ou o Tesouro Direto.

Sobre as Corretoras de Investimentos (Como Prometido)

Na contramão dos bancos, estão as corretoras de investimentos que tem o único objetivo de ganhar dinheiro junto com o cliente. É como se o lucro fosse repartido, entende? Então, não tem nada a ver com os bancos, onde os gerentes precisam bater metas mentais e vender produtos que gerem lucros para eles.

Pensando nisso e para mostrar que você, mesmo sendo um investidor iniciante, deve buscar conhecimento sobre as corretoras de investimentos, listamos algumas vantagens de investir dinheiro em corretoras de investimentos.

  • Ofertas de Produtos

As corretoras de investimentos têm mais liberdade e menos conflito de interesse, portanto conseguem ter uma gama maior de produtos financeiros, distribuídos em várias instituições financeiras, como os próprios bancos, além das gestoras.

Sendo assim, as corretoras podem optar por uma LCI do Itaú ou um CDB do Bradesco. Com isso, ela vai optar, obviamente por aquela opção que melhor representa o seu cliente.

“A gente sabe que a melhor coisa para o investidor é diversificar porque diminui os riscos que vêm do mercado. Mas, em geral, quando as pessoas começam a investir, não têm visão muito boa de onde estão ganhando ou perdendo. Assim, para o início, não pode fazer grandes investimentos. Depois, com mais segurança, pode diversificar e aumentar a quantia”, garante Juliana.

  • Taxas Mais Atrativas

Nas corretoras de investimentos, as taxas são mais atrativas porque nos bancos existe a prática de cobrar aportes iniciais altos para ter taxas baixas. Assim, se o investimento for baixo, as taxas serão altas.

Nas corretoras isso não acontece e nelas é possível encontrar aplicações financeiras que cobram 0,5% ao ano, com um aporte inicial de 5 mil reais. O que é praticamente impossível em bancos.

  • Quantidade de Dinheiro

Nas corretoras de investimentos, você não terá um cartão de cor diferente dependendo de quanto dinheiro tem ou de quanto recebe de salário mensalmente. O atendimento será o mesmo para todos os investidores.

Isso também não acontece no banco, como já falamos, onde alguns investimentos são destinados apenas a pessoas que tenham muito dinheiro.

Qual o melhor investimento financeiro com retorno alto e risco baixo da atualidade?
Reprodução: Google
  • Diversificar Investimentos

“Na corretora é assim que funciona: selecionamos os melhores produtos (LCIs, CDBs, Fundos, Tesouro Direito) e o ciente escolhe onde quer aplicar. E o melhor, a visualização é toda consolidada em um único site, com um custo muito menor”, diz Alexandre Issa, da Rico Investimentos.

Para facilitar ainda mais a compreensão, pense em um jogo de futebol. Em um clube, o treinador só pode escolher entre aqueles atletas que tem no elenco. Já seleção, o treinador pode optar por qualquer jogador, independente do clube.

Assim, os bancos são o clube e as corretoras as seleções.

  • Tesouro Direto

Os bancos não oferecem Tesouro Direto, que é um investimento que vem ganhando muito importância nos dias atuais, principalmente porque é do Governo Federal e tem aplicações baixas. É considerada, por muitos, como a nova poupança.

Leia Também…

Qual a Melhor Corretora para Investir Dinheiro no Tesouro Direto? É sério, quase ninguém sabe isso!

Essa questão é bastante pessoal, já vamos dizendo. É como perguntarmos, qual o melhor banco para movimentar o seu dinheiro? Muitas pessoas vão dizer que é um, enquanto outras vão dizer que é outro. O fato é que todos têm os seus benefícios e as suas desvantagens, então, caberá ao investidor escolher aquele que melhor lhe representa! Então, como saber qual é a Melhor Corretora de Investimentos para mim?

Bom, além do mais, focamos no Tesouro Direto porque, como você já sabe, se quiser comprar ou vender títulos públicos como o Tesouro Prefixado (LTN), o Tesouro Selic(LFT) ou o Tesouro IPCA+ (NTN-B), assim como qualquer outro, vai precisar abrir conta em uma Corretora, afinal, ela será a intermediária, chamada também de agente de custódia.

Descubra Qual o Melhor Banco para Investir Dinheiro Sem Riscos?

Se você ainda não notou, essas Corretoras de Investimentos são as mesmas que os investidores usam para investir na Bolsa de Valores!

Leia o texto na íntegra, vamos falar também sobre quais as melhores corretoras de investimentos conforme um relatório feito pela Proteste, a associação dos consumidores, que mostrou as que têm o melhor custo-benefício para investir online. Leia Mais!

Com informações do seuguiadeinvestimentos

ANÚNCIO