Passo a passo para você fazer seu primeiro e melhor investimento financeiro

ANÚNCIO

Hoje você vai aprender tudo que você precisa saber para começar a investir dinheiro em um passo a passo bastante simples e prático. Se você ainda não investe, por medo ou por falta de conhecimento, melhor ler as dicas abaixo agora mesmo.

Antes de começar a investir, você precisa saber de uma coisa: não faça isso se você tiver dívidas, principalmente no cheque especial ou no cartão de crédito, que têm juros altos.

ANÚNCIO

Abrir Conta em uma Corretora de Valores

O primeiro passo que você deve tomar para começar a investir é abrir uma conta na corretora – isso se você ainda não abriu a sua conta.

O processo de abertura da conta é muito fácil é feito totalmente online: você vai precisar enviar alguns documentos digitalizados para a corretora.

Mas, fique tranquilo, tudo é feito de forma segura e não tem por que se preocupar.

ANÚNCIO

Se você tiver algum problema em relação ao processo de abertura entre em contato com a sua corretora – eles normalmente são bem sólidos com relação a isso.

A partir do momento que você tem a sua conta na corretora você já pode transferir o dinheiro que você vai destinar aos seus investimentos.

Para você fazer isso você precisa fazer um TED em seu nome, com o número do banco específico da sua corretora e você terá uma conta própria com o seu número individual lá.

Também é um processo bem fácil de ser feito, com uma transferência feita por TED o dinheiro fica disponível rapidamente em alguns dias úteis.

Agora que você já tem o seu dinheiro na corretora, basta você escolher o investimento que você quer começa!

Avaliar o risco do investimento financeiro escolhido

Mas, temos que levar algumas coisas em conta.

Sendo as principais delas: o risco que você deseja tomar e qual é o seu objetivo com os investimentos para quem está começando a investir – eu recomendo que invista em algo conservador.

Os investimentos mais seguros são os feitos no Tesouro Direto, que são considerados os mais seguros do mercado.

Dentre os títulos de tesouro direto você tem três opções:

  • Tesouro Selic,
  • Tesouro Pré-Fixado e
  • Tesouro IPCA.

Escolher um dos três vai depender muito do seu objetivo.

Se você quer investir para comprar um carro daqui há 2 anos, o ideal é você investir no tesouro Selic porque ele é o titulo mais adequado para o curto prazo, você não corre o risco de perder dinheiro se você retirar o seu dinheiro antes do vencimento dele.

Se você deseja investir para longo prazo, o ideal é o Tesouro IPCA pois ele é o que mais vai te proteger da inflação.

Como ter uma Vida Financeira tranquila

Tenha uma vida financeira mais tranquila e seja um investidor mais consciente – pé no chão!

Não ter dívidas

Não adianta você dizer que quer um investimento financeiro que vai te render muito – são poucos os casos que vale a pena investir tendo dívidas!

É bom você ter algum plano para quitar isso o quanto antes – e pode ser utilizando FGTS, 13º salário, bonificações… Então, se você tem dívidas esquece qualquer outra coisa e quite-as o quanto antes.

Reserva Emergência

Muitas pessoas negligenciam a reserva financeira ao dizer que os investimentos que elas têm são a sua própria reserva, mas não deveriam!

A reserva financeira precisa cumprir alguns atributos, como:

  • Altíssima liquidez,
  • Baixa volatilidade e
  • Oscilação mínima.

Sem um desses três requisitos, você não está no ativo para ganhar dinheiro.

Objetivos e metas

Objetivo: comprar um carro em três anos, fazer duas viagens por ano com a família.

Meta: economizar uma quantia de dinheiro por mês para o carro durante os três anos, criar um itinerário das férias de toda a família verificar os custos dessa viagem e dividir o valor mensalmente que você vai precisar poupar!

Lógico, se você não conseguir fazer isso para vários aspectos de sua vida, não tem problema, porque é muito difícil ficar programando nos mínimos detalhes…

Mas pelo menos tem objetivos claros de curto, médio e longo prazo, fará você saber quanto você precisa economizar dinheiro para cada um desses objetivos e desejos.

Estude sempre

Conheça bem o que é renda fixa entenda sobre todos os ativos que têm na renda fixa, tudo que você conseguir estudar vai te facilitar sim antes de você começar a investir o seu dinheiro.

Investir com alta liquidez e baixo risco

Apesar de esse investimento ser muito semelhante ao de sua reserva de emergência.

E se você queria começar com os ativos mais agressivos… Não faça isso!

Comece com os ativos mais seguros justamente para você conhecer o seu perfil de investidor e saber como você lida com as oscilações de mercado.

Diversificar os ativos financeiros

Ainda seguro, mas um pouco mais arriscado do que seu primeiro investimento!

Digamos que você quer investir primeiramente no Selic, você quer um pouco mais de risco para sua carteira e não quer mais continuar investindo somente em Selic e IPCA…

Não tem problema!

Começa a ver os outros investimentos de renda fixa e veja que são um pouquinho mais arriscados.

Estude a Renda Variável também

Saiba o que é exatamente a renda variável, conheça os ativos de renda variável e vê se você se sente bem confortável em introduzir uma carteira nela.

A renda variável tem maiores rentabilidades do que a renda fixa, nem sempre tende a ter, porém os riscos são bem maiores e por isso que você precisa estudar bastante, antes de pensar em colocar seu rico dinheirinho lá.

Diversificar bastante

Você já diversificou bastante os seus investimentos, já tem renda fixa, já se sentiu bem, colocou na renda variável também com a sua reserva emergência bem formada, não tem dívidas, está conseguindo poupar mensalmente um valor legal?

Então, agora é a hora de pensar se vale o risco de você tomar alguns investimentos mais agressivos ou um pouco mais arriscado, como por exemplo CDB pagando um valor altíssimo de um banco menor ou pensar em uma Debênture…

Ou se você quiser começar a se arriscar no Trade não tem problema nenhum!

Portanto, que você já tenha cumprido todos os outros requisitos anteriores e que você não tenha que retirar valor nenhum dos seus investimentos já feitos para poder fazer esse tipo de coisa, o risco que você vai tomar é bastante grande!

Por isso, não é nada interessante você trocar o que é certo pelo duvidoso.

Se você quer tomar um tipo de risco maior, se você quiser a se arriscar mais, quer começar essa ficar mais no mundo dos investimentos, eu não vejo problema nenhum!

Mas, se está com a vida e com a carteira de investimentos já certa e apenas assim.

Só que… Como investir com pouco dinheiro?

A maioria das pessoas tem a impressão de que investir dinheiro é algo que somente os riscos fazem! Só que isso é uma grande mentira!

Hoje ficou muito mais fácil investir e dá para investir até mesmo com um real, se você quer saber. É por isso que ter pouco dinheiro não é desculpa para não investir e muito menos para não cuidar do seu dinheiro.

Pensando nisso, vou dar algumas dicas de como você deve investir com pouco dinheiro e te dar uma dica que muito provavelmente você nunca ouviu.

As Taxas dos Investimentos Financeiros

Eu considero essa dica a mais importante e se você está começando a investir com pouco dinheiro, tem que saber!

Para começar, uma das coisas que mais atrapalha quem investe um valor pequeno são as taxas!

Principalmente as taxas para transferência de dinheiro para a corretora – essas taxas podem ser bastante salgadas, sim! Podendo chegar até 20 reais feitas na boca do caixa.

Então, por exemplo, se você gasta 10 reais para fazer um TED e você vai investir 100 reais mensalmente você vai perder 10% do seu investimento.

Logo de cara, isso é o equivalente como se você tivesse perdendo um ano inteirinho investindo com uma taxa de 10% ao ano.

Isso é claro que você investir todo mês dessa maneira e pagando TED de 10 reais mensalmente.

Para comparar isso existem duas alternativas: você pode juntar alguns meses da quantia se quiser pode estar mesmo guardando a poupança sem problema nenhum.

Então, digamos que se você fosse investir 10 reais ao mês e vai aguardar esse valor por três meses, ou seja, você vai ter 300 reais ao final do terceiro mês e se você for pagar 10 reais de TED o valor vai equivaler agora somente três por cento do valor do seu aporte.

O único perigo é em relação a isso… E se você não for controlado, você pode gastar esse dinheiro por impulso com coisas que você não precisaria, ao invés de você acumular dinheiro por 3 meses você vai acabar gastando ele.

Outra opção para evitar isso é fazer uso das contas digitais!

Infelizmente, elas estão cada vez mais raras, porém ainda existe algum banco que oferecem elas.

Também é muito importante que você procure uma corretora com taxa zero – existem várias opções hoje no mercado que te dão essa possibilidade.

Não existe muita diferença entre os ativos recomendados para as pessoas que investem com muito ou com pouco dinheiro.

É claro: quanto mais dinheiro você tiver maiores são as opções também que você vai ter.

Mas, os investimentos mais comuns (como títulos do tesouro direto, CDB e ações) são acessíveis mesmo com valores baixos.

Alguns ativos de renda fixam (como LCI, LCA e debêntures) normalmente exige um valor um pouco mais alto para investir.

Alguns fundos também precisam de um valor mais alto para você conseguir entrar neles, mas isso não significa que você está limitado em investimentos ruins e não conseguirá fazer uma boa carteira de investimentos.

Pelo ao contrário, dá para você diversificar bem os seus investimentos fazendo uma carteira que você leve por longos anos sem problema nenhum.

O mais importante na hora de decidir sobre seus investimentos é associar seus objetivos aos seus ativos isso dá para fazer tranquilamente com pouco dinheiro, por exemplo:

  • Se você quer investir para o curto prazo dá para colocar em um CDB com vencimento curto, e no tesouro Selic.
  • Para o longo prazo você pode montar uma carteira de ações, colocar no Tesouro IPCA também.

Nenhum desses investimentos requer mais de 50 reais para você fazer isso!

Então, não deixa de investir por acreditar que o pouco dinheiro vai te impedir de progredir nos investimentos.

Também tem mais uma coisa que você precisa saber, as pessoas não gosta muito, mas é importante que você saiba…

Aplicar dinheiro no Tesouro Direto

Talvez aplicar esse dinheiro no Tesouro Direto, CDB, não seja a melhor escolha.

Investir em você, na sua formação, isso sim pode ser um negócio muito bom, extremamente rentável.

A vida não é fácil, a vida é muito corrida que as vezes não sobra tempo para nada, porém você vai ficar mais tranquilo e vai ter mais dinheiro para investir…

Se você conseguir se especializar, fazer alguma coisa que você goste e acabar ganhando mais.

Tenha um plano para você progredir na sua carreira, para montar um negócio próprio.

Você sabe para ganhar uma promoção você vai precisar fazer um curso, você pode usar esse dinheiro para pagar essa formação, se você tem vontade de montar o seu negócio próprio procure curso de informações para empreendedores, junte dinheiro para abrir seu próprio negócio.

Sabe o que é melhor para você tenha a noção se esse é o momento certo para você investir em ativos ou investir na sua própria profissão.

Passo a passo para você fazer seu primeiro e melhor investimento financeiro
Reprodução: Google

Sonhar para investir?

Vamos falar um pouquinho sobre os sonhos e os investimentos – é uma pergunta muito comum: por que a gente fala tanto de sonhar para investir? Por que muitos especialistas falam?

Falar dos sonhos, para começar a investir… A gente tem que sonhar, a gente tem que ter objetivos.

Verdade tem muito sentido!

Quando a gente fala de sonhar para a gente aprender a investir a primeira coisa que a gente quer lembrar: as pessoas que envolvem esse conhecimento sobre finanças e enfim, sonhos e realizações!

É quando a gente sonha principalmente para motivar quando a gente olha para frente se imagina fazendo alguma coisa seja naquele lugar legal que a gente quer viajar seja, dirigindo aquele carro bacana que a gente sempre quis.

A primeira coisa que o sonho traz é a motivação e esse é o aspecto principal que envolve sonho e investimento  a gente vai discutir outros, mas o principal é que o sonho vai trazer energia para você ficar motivado para fazer as coisas que você tem que fazer no dia a dia.

Se a gente está falando de motivação, sonhar para motivar o que vem depois de estar motivado com obviamente quando a pessoa está motivada ela realiza, ela faz!

Então, ela tem energia e ela canaliza essa energia para aquele objetivo perceba que muitas vezes um sonho é algo que pode ser distante ou algo que está fora daquele conceito de palpável, mas aí o sonho que você vai transformar em objetivos então vai alguma dica legal.

Você quebra o sonho em pequenos objetivos que você pode realizar e realizar em um determinado tempo, você consegue olhar para esses objetivos e programar a realização desses objetivos.

Ora, se o sonho é legal você agora tem objetivos, você está motivado, você realiza, você faz as coisas no dia a dia em busca desses objetivos.

Então, sonhar para investir é porque você sonha para ficar motivado e você se motiva para você realizar, mas tem algo mais que a gente vai discutir.

Quer Investir? Não tente saber tudo, apenas comece!

Nós temos que entender quando se trata de sair da inércia e começar a fazer o controle financeiro ou começar a fazer os investimentos, o mais importante é justamente isso, COMECAR!

Então, não adianta também ficar estudando um ano, dois anos, três anos, querer fazer uma pós-graduação, apenas começar, isso vai transformar você em um grande especialista mas não pratica aquilo que você está observando, então comece…

Humildade para aprender, mas com paciência

Em vez de saber tudo comece o investimento, cuidado com a sua vida financeira, o consumo consciente tudo isso que você está aprendendo sobre dinheiro você precisa praticar esse é o aspecto fundamental.

Com humildade, esse aspecto é importante porque você vai ver que é a paciência, o cuidado com o aprendizado e a pratica de liberada que você vai fazer aos poucos que vai fazer você se tornar uma pessoa que atinja resultados realmente que você possa compartilhar.

E entender que os resultados só vêm quando a gente tem paciência.

Tentativa e erro

Quando a gente fala de humildade e paciência imediatamente eu lembro: a maioria das pessoas bem-sucedidas aprende com tentativa e erro.

Porque é o comportamento diante do sucesso ou do fracasso é que vai determinar quão longe você vai chegar.

Por que as pessoas erram e todo mundo erra, é fato!

Então, como a gente lida com isso?

Entendendo que tudo não é possível e sabendo que com cada momento, com cada erro, cada investimento, cada acerto a escolher uma aplicação, cada erro ao escolher outra aplicação outro investimento, você vai aprender com esse processo e vai ter as lições a partir de tudo isso.

Mas, sempre continuar tentando, experimentando!

Tentativa e erro para aprender com seus próprios erros ou também com os erros dos outros.

Aprenda a aprender com os outros

Com investimento, com dinheiro é muito possível aprender com os erros dos outros têm histórias e mais histórias sobre como as pessoas alguns investidores outras pessoas erraram e o que eles aprenderam com isso!

Você pode ler, você pode entrar em contato com essas pessoas você pode entender a dinâmica do problema e não fazer isso na vida pessoal, mas de no você ainda eu prefiro que você apenas comece.

E que se você tiver que errar que você erre, mas erre com humildade para aprender com esse erro e colocar essas lições em prática uma nova oportunidade que tiver para fazer diferente com investimentos, com dinheiro.

Passo a passo para você fazer seu primeiro e melhor investimento financeiro
Reprodução: Google

Ganhar Dinheiro em 2018

O ano de 2018 pode ser o divisor de águas da sua vida financeira. Se você tem medo de investir dinheiro ou acha que isso não vai te trazer vantagens financeiras… Você tem que ler esse artigo agora!

É verdade quando falamos que os bancos não têm as melhores opções do mercado financeiro, só que temos que avaliar o seu risco de perder dinheiro em uma época de crise financeira.

Portanto, vamos fazer o seguinte: você promete que vai se esforçar para ter planejamento financeiro em 2018 e nós…

Vamos dedicar este artigo a te mostrar que é possível ganhar dinheiro com investimentos financeiros dentro dos bancos.

Ainda que eles não tenham as melhores opções podem ser ideais para quem não tem intimidade com o mercado financeiro. Afinal, são grandes instituições financeiras, que dão segurança ao novo investidor.

O que você precisa saber sobre os bancos

Os bancos são instituições financeiras antigas e que sempre trabalharam com o dinheiro, fazendo negócios entre os clientes.

Nos tempos antigos, eram considerados o único lugar seguro para guardar dinheiro (e outros produtos valiosos, como joias).

Com o tempo, os bancos começaram a ver oportunidades de ganhar dinheiro com os mais variados produtos financeiros, entre eles os investimentos financeiros.

Um investimento financeiro no banco funciona da seguinte forma: o investidor escolhe uma opção de aplicação financeira e “empresta” dinheiro ao banco.

Com isso, o investidor recebe juros por ter feito o empréstimo. Só que esse valor ganho tem algumas deduções, como taxas bancárias e impostos.

De qualquer forma, para o investidor, isso é bom porque mantém o poder de compra e ele ganha juros com isso – sendo que se o dinheiro estivesse em casa, parado, não renderia nada.

Do lado do banco, o benefício acontece quando a instituição usa o dinheiro captado para emprestar para outros clientes.

Nesse caso, ele cobra juros muito maiores do que ele pagou ao investidor – e isso traz uma grande vantagem financeira.

E, além disso, os bancos têm várias modalidades de empréstimo – tem o empréstimo pessoal, o financiamento (especialmente de carro e imóveis), cartão de crédito, cheque especial, consórcio, plano de capitalizações, entre outros.

Ah, e apenas para você entender o quanto vantajoso para o banco isto é considere que um bom investimento pode render ao investidor algo em torno de, no máximo, 20% ao ano.

Enquanto que um empréstimo feito por ele, na forma de cheque especial, pode chegar aos incríveis 400% ao ano.

Muita diferença, não? Pois é!

O gerente do banco – uma peça-chave para ganhar dinheiro (ou não).

O gerente do banco é uma peça-chave nessa transação comercial toda. Isso porque ele é um trabalhador do banco, mas se comporta como se fosse um coach dos clientes.

Bem, vamos entender por partes.

O gerente trabalha para o banco e como todo vendedor, precisa bater metas (mensais, anuais).

O que é bater a meta?

É sempre conseguir vender mais do que foi vendido no mês passado. E os produtos que ele vende você já conhece (conta-correntes, cartões, produtos bancários de todo tipo).

Quando ele consegue bater a meta e “vender bem”, ele ganha muitas coisas, colo gratificações, status e principalmente as comissões.

Portanto, vou te perguntar: você acha que o gerente quer, de verdade, te ajudar ou será que ele tem o intuito de “bater a meta”? Seja sincero com a sua resposta.

Para nós, não há dúvidas… Ainda que ele possa ter uma consideração grande por você, ele tem as próprias contas para pagar e muitas vezes famílias para sustentar.

Óbvio que ele vai pensar nisso na hora de te oferecer um produto bancário.

Isso quer dizer que os bancos não tem bons produtos financeiros? Não é bem isso. Na verdade, tudo funciona como um grande centro comercial.

Imagine um Shopping Center. Lá, em um mesmo mercado vai ter a Lojas Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahias, Wallmart, Extra, Carrefour e por aí vai.

Então, se você chegar ao vendedor da Americanas acha que ele vai dizer que os produtos da Magazine são mais baratos?

Portanto, ainda que vamos te ajudar a ganhar dinheiro com os investimentos financeiros dos bancos, queremos que você sempre se atente a esse pensamento.

Essa reflexão é importante para que você não “caia na lábia” dos gerentes todas as vezes. Você pode sim investir no banco, mas tem que saber como fazer isso do jeito certo, conscientemente.

Da Redação com informações do Youtube

ANÚNCIO