Pouco Dinheiro? Renda Fixa se mantém como Melhor Investimento Financeiro

Fomos ousados em dizer que a Renda Fixa é o Melhor Investimento Financeiro. Mas, levando em conta que você esteja enfrentando a crise financeira atual – o que sugere que tem pouco dinheiro para aplicações – mais o fato de que a Previdência Social está fadada ao fracasso total, então, dizer que a Renda Fixa é a melhor opção não é tão ousado assim.

Entenda um pouco mais sobre a Renda Fixa e por que ela pode ser considerada uma boa – ou a melhor – alternativa para os dias atuais.

A Melhor Opção de Investimento Financeiro

“A escolha da melhor opção de investimento vai depender do perfil de cada um. No entanto, eu acho que o mais seguro que existe é você fazer um investimento atrelado a taxa de juros. Você não vai perder nunca, mesmo que ganhe pouco em alguns momentos”, diz Sérgio Bessa, que é professor de MBA da FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Para ele, de uma forma geral e levando em conta as Rendas Fixas, o mercado financeiro brasileiro é considerado seguro.

“Nossa taxa de juros ainda é alta e isso faz com que valha a pena o investidor ser conservador no Brasil. Os títulos atrelados à Selic são boas opções para quem não entende sobre a volatilidade do mercado”, garante Michael Viriato, coordenador do laboratório de finanças do Insper.

Para ter A Melhor Opção de Investimento ainda há de se levar em conta a Corretora de Investimentos. “Se ficarmos atentos às recomendações de classificação de riscos, podem ser encontradas boas oportunidades em corretoras, bem melhores do que os bancos de varejo”, diz Bessa.

“Não é porque é título de Renda Fixa que você não perde. Alguns produtos podem render menos dependendo da forma como são emitidos”, alerta Viriato.

Os investimentos usam muito três siglas, que devem aparecer em quase todas as opções de Renda Fixa. Confira o que significa cada uma delas.

IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo

É a inflação oficial do Brasil. É uma referência importante como patamar básico – onde o investidor só tem o rendimento real quando seu dinheiro valoriza mais do que a variação da inflação. Em caso contrário, há uma perda do poder de compra.

SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia

É uma taxa de juros definida periodicamente pelo Banco Central para controlar o crédito no mercado e, assim, frear a inflação ou impulsionar o crescimento nacional. Os juros da Renda Fixa dependem da taxa Selic, logo, quando ela sobe, as aplicações tem melhores retornos.

CDI – Certificado de Depósito Interbancário

É uma sigla de referência de rentabilidade que também é usada na renda variável. Significa que tal aplicação vai se valorizar com aquele percentual em relação ao CDI, que é uma taxa usada para empréstimos entre bancos e que segue de perto a Selic.

– No decorrer do artigo vamos citar algumas rendas fixas para você compreender melhor como as taxas acima são usadas.

Quer Aprender de Uma Vez Por Todas a Investir em Renda Fixa? Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo – Baixe Gratuitamente!

O Segredo para Investir Dinheiro

O 1º passo é estudar. “Avaliar com cuidado todas as alternativas de investimento e criar um plano para ela. A pessoa tem que entender quais os resultados de cada uma dessas alternativas para escolher a mais adequada para ela”, diz o coordenador do Insper.

No entanto, o mais aconselhável não é tirar todas as dúvidas em um banco, já que lá os gerentes vão oferecer os seus produtos. No mercado financeiro há uma série de fontes de conteúdo. E saber onde está investindo é o principal passo para um bom rendimento.

“O investidor deve pesquisar em casa, procurar algum tipo de ajuda de especialistas, perguntar a amigos. Também pode ir a um banco, mas não apenas lá”, diz.

Além disso, há de se levar em conta a diversificação dos investimentos. “Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”, dizia a avó. O conselho é um dos mais usados no Mercado Financeiro, até mesmo por grandes investidores.

Reprodução: Google

A ideia da diversificação é aproveitar as diferenças entre os títulos – enquanto uns são mais indicados para o curto prazo, outros rendem mais no longo. E assim por diante.

O ideal, para chegar nessas escolhas, é ter um planejamento financeiro pessoal ou familiar exímio, onde algumas perguntas têm de ser respondidas:

  • Quanto você ganha e gasta por mês?
  • Qual é a estabilidade do seu emprego?
  • Qual a sua reserva financeira?
  • Quais suas despesas irredutíveis?
  • Quais gastos podem ser cortados?
  • Quanto você consegue poupar por mês?

Depois de ter essas respostas – e muitas outras – é que você pode começar a escolher um investimento em renda fixa. Abaixo, selecionamos os 3 mais comuns no Brasil, confira cada um.

3 Rendas Fixas para Levar em Consideração na Hora de Investir Dinheiro

Selecionamos 3 rendas fixas – as quais vamos falar de maneira reduzida – para que você entenda algumas diferenças entre elas. Optamos por não incluir a poupança, já que a caderneta tem apresentado resultados equiparáveis à inflação nos últimos anos.

1 – CDB – Certificado de Depósito Bancário

Costuma ter rendimento superior à poupança. A remuneração, no entanto, depende da instituição financeira na qual o título está atrelado, em itens fundamentais, como vencimento, aporte mínimo e tipo de rendimento – que pode ser prefixado ou pós-fixado. O pós-fixado é atrelado ao CDI.

Alguns títulos, no entanto, não ofertam a opção de resgate antecipado, sendo necessário manter o investimento até o fim do seu prazo.

2 – LCI ou LCA – Letra de Crédito Imobiliária ou Letra de Crédito do Agronegócio

Também são ótimas alternativas à poupança e muito similares com os CDBs. A diferença está no Imposto de Renda – que neste caso não é incidido. Como o CDB, tem o rendimento ligado à instituição com vários fatores.

Os riscos e a liquidez também são parecidos com os Certificados de Depósitos Bancários.

3 – Tesouro Direto

É uma alternativa um pouco diferente – a começar por ser um título do governo federal, o que diminui o risco do calote.

Nessa opção, há várias hipóteses onde o rendimento estará ligado à Selic, ao IPCA (+juros) ou serão prefixados, com valores já definidos.

As maiores vantagens, porém, é que ele tem alta liquidez – podendo ser resgatado a qualquer momento e tem valores baixos para aplicações iniciais –  a partir de 30 reais.

74 Minutos: Curso Gratuito Ensina Como Sair das Dívidas e Ficar Rico Rapidamente

O curso contém 9 vídeos selecionados para você que quer ficar rico. Todos eles estão disponibilizados no Youtube e não há qualquer pagamento para ser feito, nem mesmo cadastros. Basta acessá-los, assistir e começar a caminhar para a riqueza hoje mesmo.

Portanto, se você tem problemas com dívidas e não sabe como sair delas, se está começando a ficar endividado com os juros do cartão de crédito, está superendividado e não sabe de onde tirar dinheiro para pagar os seus credores, tem uma vida razoável, mas não sabe como fazer sobrar dinheiro no fim do mês…

Ou ainda se tem uma vida razoável, mas não descobriu como ganhar dinheiro a mais ou se quer apenas aprimorar seu conhecimento sobre o dinheiro…

Assista todos esses vídeos agora mesmo.

Com informações do R7 e BTGPactual

Não há posts para exibir