À vista, consórcio ou financiamento – saiba a melhor forma de compra um carro

ANÚNCIO

Na hora de encontrar a melhor forma de compra um carro novo, o que você faz? Possivelmente, você vê as opções que existem no mercado e estuda elas, não é mesmo? Assim sendo, considere que temos aqui as 3 principais maneiras de se comprar um carro no Brasil.

Selecionamos o pagamento à vista, a compra através do financiamento e também o consórcio de automóveis. Acabamos deixando de lado apenas o leasing financeiro, que é bem pouco usado por aqui. E serve mais para caminhões, por exemplo.

ANÚNCIO

À vista, consórcio ou financiamento – saiba a melhor forma de compra um carro

Aí, o que a gente fez nada mais foi do que traçar pontos que incluem as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Obviamente, como é de esperar, o pagamento à vista é o melhor deles. Só que nem todo mundo consegue fazer isso, né.

Assim sendo, trouxemos também os pontos das outras opções, como do financiamento e do consórcio. Continue lendo para saber qual é a melhor opção para você!

ANÚNCIO

1 – À VISTA

O pagamento à vista é uma das maneiras mais conhecidas, mas menos usadas de comprar um carro hoje em dia. O motivo parece bastante óbvio: apesar de gerar descontos, nem todo mundo consegue ter todo dinheiro à vista para finalizar a compra.

E na verdade, a gente não tem muito o que falar dessa opção. Sem dúvidas é a melhor forma de compra um carro. Ou, pelo menos, uma das melhores. Só que como pouca gente tem educação financeira para isso, a gente também tem que considerar as outras maneiras.

Agora, vamos apenas finalizar o tópico falando das vantagens e desvantagens do pagamento à vista. Ok?

Entre as vantagens está o fato de que isso quase sempre gera descontos significativos. Portanto, estamos falando de comprar um carro e pagar mais barato nele. Ou, ao menos, evitar o pagamento de juros ao longo dos anos.

Outra coisa é que quase sempre você paga e sai do carro com a loja, né.

Já do lado das desvantagens, o que a gente tem nada mais é do que o carro pode usar boa parte dos seus recursos que poderiam estar investidos e rendendo juros. Então, basicamente, você ganha desconto, mas perde rendimentos. Isso quando você tem o dinheiro à vista.

2 – CONSÓRCIO

A segunda opção que trouxemos aqui é o consórcio de veículos, que é muito comum no Brasil. Especialmente em lojas e instituições financeiras reconhecidas no nosso país. Mas, será que é a melhor forma de compra um carro?

Para muita gente, sim. E isso se explica pelo fato de que hoje em dia o consórcio não é mais apenas “uma reunião de amigos” para comprar algo em comum. Hoje, são negócios de grandes empresas e muito mais seguros.

Vamos direto ao que interessa!

Os prós do consórcio para comprar um carro novo! A primeira coisa é que o valor que se paga não é muito além do que está possível no pagamento à vista. É pouco a mais, mas pouco. Além disso, tem a vantagem de poder pagar parcelado, em longos meses e anos.

Por último, ainda como vantagem, temos o fato de que em muitos casos tem até como incluir os gastos com a documento do veículo. E isso funciona como uma poupança forçada para muita gente, o que torna possível realizar o sonho do carro próprio.

Agora, como nem tudo são flores, temos as desvantagens. Entre elas, o fato de que há custos envolvidos, por isso, o preço é maior do que no pagamento à vista, obviamente. Outra coisa é que não serve para quem tem pressa porque o prazo para ter o dinheiro pode demorar e isso depende de sorteio ou de lances.

Além disso, hoje em dia temos problemas com defasagens no mercado. Aí, o carro que você queria comprar de R$ 30 mil acaba custando R$ 50 mil no fim das contas. Isso porque há uma desvalorização muito grande no tempo. Por fim, dá para considerar que tem taxas de administração que são cobradas.

E há mais desvantagens, mas vamos parar por aqui.

3 – FINANCIAMENTO

Por fim, vamos falar um pouco mais do financiamento, que atualmente pode até não ser a melhor forma de compra um carro, mas é a mais escolhida. Aliás, já dá para saber por quê! Porque é um processo bem mais simples do que era antigamente e permite o pagamento parcelado após ter o carro.

Então, além desse benefício, ainda temos outros. Por exemplo, dá para acessar parcelas baixas, que cabem no bolso. Além disso, tem como dar entradas e depois valores mais altos no fim também. Ou dá para usar o carro para dar entrada em outro. São várias opções.

Só que também há lado negativo nisso tudo, né. Um deles, que talvez seja o principal, é a cobrança de juros. Isso pode fazer o cliente pagar 2 carros no fim das contas. Também tem o problema com o atraso da fatura, que quando acontece faz o cliente se endividar.

A melhor forma de compra um carro 

Agora que você chegou ao fim do conteúdo, o que achou? Qual é a melhor forma de compra um carro? Note que não há uma resposta única para todo mundo. Como mencionamos no início do texto, você pode pagar à vista e ter muitas vantagens.

Só que nem sempre isso será possível. Daí, cabe a você estudar todas as opções e ver qual delas se encaixa no seu gosto e necessidade. Lembrando eu todas têm vantagens e desvantagens!

Você também vai gostar de ler:
Confira quais são os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2019
ANÚNCIO