Descubra Qual o Melhor Banco para Investir Dinheiro Sem Riscos?

Você já deve ter ouvido falar sobre os investimentos financeiros em renda fixa, tais como CDB, LCI e LCA, além dos Fundos de Investimentos. E isso é comum porque são esses produtos bancários são os mais oferecidos pelos gerentes de bancos porque são os que geram mais lucros (para os bancos, claro).

Também é muito provável que tenha ouvido falar sobre aquela aplicação financeira que está rendendo bem: A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) do Banco Itaú ou o CDB (Certificado de Depósito Bancário) do Banco Bradesco.

Com certeza já ouviu falar algo sobre investir dinheiro no Banco Intermedium e no novato Banco Original. Não é verdade?

Porém, as suas dúvidas ainda são muitas sobre esse tema. E duas delas, provavelmente, são as seguintes:

  • Será que vale a pena investir dinheiro em bancos?
  • Se sim, qual é o melhor banco para investir dinheiro?

É disso que vamos falar neste artigo, portanto, leia e tire todas as suas dúvidas sobre aplicações financeiras feitas em instituições financeiras, como os bancos e descubra também algumas alternativas, como as corretoras de investimentos.

“O mercado hoje é bastante democrático e permite alternativas viáveis mesmo para pequenos investidores”, diz Juliana Inhasz, sócia-fundadora da consultoria Stokos Economic Research.

Também vamos falar um pouco sobre deixar o dinheiro guardado na poupança e sobre outras formas mais viáveis de rentabilizar o seu dinheiro no curto e no longo prazo.

Apesar de atingir um público alvo geral, para todos aqueles que querem aprender mais sobre o dinheiro e os investimentos financeiros, este artigo é ainda mais destinado àquelas pessoas que querem ganhar mais dinheiro, mas ainda não tem a segurança de aplicar o dinheiro fora dessas grandes instituições financeiras que são os bancos.

Descubra Qual o Melhor Banco para Investir Dinheiro Sem Riscos?

Reprodução: Google

Recomendação Importante antes de continuar com a Leitura

Se você tem mesmo o interesse de conhecer o melhor banco para investir dinheiro sem riscos, vai precisar ter um pouquinho de paciência e muita concentração neste artigo. De cara, já vamos adiantar: o artigo será longo. E será longo porque há muitas informações que precisam ser impressas aqui.

Além do mais, temos muitos bancos que tem apostado nos seus investimentos próprios nos últimos anos, o que tem atraído uma grande gama de pessoas, que, inclusive, tem saído da poupança para ir à esses investimentos.

Como já falamos, vamos citar alguns dos melhores investimentos financeiros do Banco do Brasil, do Banco Bradesco, do Banco Intermedium… Assim por diante. Portanto, dá para notar que informações não vão lhes faltar nessas próximas páginas.

Então, para que a leitura não fique chata ou cansativa, vamos detalhar tudo em tópicos. Vamos usar algumas tarjas coloridas também, sendo que a amarela vai destinar à pontos que precisam de mais atenção, a vermelha é para notícias negativas e a verde ficará para o lado positivo. Tudo bem?

Além do mais, queremos que vocês entendam que o que vamos passar aqui são apenas informações e dicas. No fundo, na hora de investir dinheiro no banco, você vai precisar analisar com calma os vários produtos bancários e pensar em itens básicos como:

  • Valor inicial para aplicação,
  • Tempo de aplicação,
  • Rentabilidade,
  • Juros,
  • Custos e Taxas.

Além do mais², você, antes mesmo de começar a descobrir qual o melhor banco para investir dinheiro, tem que saber o próprio perfil de investidor: será que você é conservador ou agressivo? Se ainda não tem a resposta, faça esse teste super rápido, que está no vídeo abaixo!

 

“No mundo ideal, as três características [rentabilidade – liquidez – segurança] deveriam andar sempre juntas. Porém, não encontramos um investimento que tenha 100% de cada uma, na prática. Assim, preciso equilibrar, com meu perfil, o que quero”, diz o professor da Fundação Getúlio Vargas, Sérgio Bessa.

Bem, agora que você já sabe qual é o seu perfil e como vamos estruturar este artigo (em tópicos e em cores), vamos seguir adiante. Tenham paciência, leiam com atenção e, finalmente, descubram qual o melhor banco para investir dinheiro sem correr riscos!

Número de Investidores está crescendo no Brasil

Se é para falar de investimentos financeiros, não podemos começar de outra forma a não ser com uma notícia muito boa: o número de pessoas interessadas em ganhar dinheiro aplicando dinheiro em investimentos financeiros está crescendo no Brasil.

Isso tem se tornado possível por vários motivos e um deles é o compartilhamento de informações. Exatamente como estamos fazendo aqui, agora. Portanto, se você tem algum conhecimento sobre o mercado financeiro, passe aos amigos, compartilhe ideias, informações, notícias. Não seja egoísta e não queira ficar rico sozinho.

E se o número de investidores está crescendo, isso quer dizer também que mais pessoas estão ganhando mais dinheiro do que tempos atrás, onde a maior parte do dinheiro das pessoas ficava alojada na poupança.

A poupança, por sua vez, é um tema muito extenso e dá conversa para mais de dias. Como nós não temos todo esse tempo aqui, vamos separamos alguns links para você que quer entender porque investir dinheiro na poupança não é uma boa maneira de caminhar para a riqueza. Ok?

Ao mesmo tempo e junto com toda essa informação, sabemos que as pessoas, principalmente os investidores que estão iniciando seus caminhos no mercado financeiro, têm muitas dúvidas sobre os investimentos financeiros. Uma delas é: qual o melhor banco para investir dinheiro! Por isso, esse artigo é tão importante.

Fundação Getúlio Vargas lista os melhores bancos do país para investir dinheiro 

Os dados não são tão recentes assim, mas valem para dar uma base sobre o setor financeiro e bancário no país. Com informações relativas à 2015, a Fundação Getúlio Vargas, selecionou os 6 maiores bancos do país e fez um ranking mostrando os melhores colocados.

Assim, concorreram ao prêmio: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC (lembre-se que foi em 2015), Itaú e Santander. E esses bancos participaram porque tinham mais de 50 agências físicas e estavam presentes nos maiores estados nacionais.

Posteriormente à isso, uma comissão examinadora julgou os principais serviços de investimentos que esses bancos ofereciam. Pontuando 6 categorias:

  1. Ações,
  2. Fundos multimercados,
  3. Money Market,
  4. Renda fixa,
  5. Varejo (fundos de menor poder aquisitivo) e
  6. Varejos seletivo (também com menor poder aquisitivo em um nível intermediário).

Aí, em cada categoria, a banca dava notas conforme alguns fatores:

  • Retorno dos investimentos,
  • Taxas de administração cobradas,
  • Valor mínimo para investimentos,
  • Queixas registradas pelos clientes no Bacen e
  • Custos das cestas de serviços.

Enfim, chegamos ao ranking. Confira a ordem dos melhores colocados e a nota:

Descubra Qual o Melhor Banco para Investir Dinheiro Sem Riscos?

Reprodução: Google

  • Santander – 8,95
  • Banco do Brasil – 8,52
  • Bradesco – 8,08
  • Itaú – 8,04
  • Caixa Econômica Federal – 7,17
  • HSBC – 6,66

A listagem ainda inclui os melhores bancos em cada categoria, assim:

  • Em ações: o Bradesco foi o melhor colocado,
  • Em Multimercado: O Banco do Brasil foi o melhor colocado,
  • Em Money Market: O Bradesco foi o melhor colocado,
  • Em Renda Fixa: o Itaú foi o melhor colocado,
  • Em Varejo: o melhor colocado foi o Santander,
  • E em Varejo Seletivo: o campeão foi o Banco do Brasil.

Consideração

Bem, a listagem e o rankeamento estão aí. Mas, por que então colocamos o título em amarelo? Justamente por que esse tópico requer uma atenção muito especial. As pesquisas são realmente boas e servem para demonstrar comportamentos gerais, mas nem sempre isso pode ser aprofundado.

Assim sendo, a pesquisa da FGV não pode ser vista como único ponto de observação na hora de escolher o melhor banco para investir dinheiro.

Como vamos ver abaixo, os bancos tendem a dar mais “atenção” e “oportunidades” para clientes que são “premium” e isso se mostra totalmente desvantajoso para os pequenos ou iniciantes investidores.

O Melhor Produto Financeiro nos Melhores Bancos para Investir Dinheiro 

Pensando nessa NÃO exatidão da pesquisa, fomos além. É claro que nós não temos como fazer uma análise de todos os produtos financeiros disponíveis no mercado. Mas, fizemos uma pequena lista com alguns.

A ideia é apresentar alguns produtos financeiros, explicar sobre eles afim de que você, investidor, reconheça as melhores formas de analisar cada produto. Note que não estamos selecionando aqui os melhores produtos, mas sim aqueles que geram mais dúvidas e indagações.

Para encontrar o melhor produto financeiro, você vai precisar por tudo na conta do lápis!

1 – Vale a pena investir dinheiro na LCI do Itaú? 

Se você ainda não sabe, a LCI é um investimento em Renda Fixa na qual o banco tem a finalidade de captar recursos para investir em linhas de financiamento imobiliárias para os clientes.

Ela, de modo geral, é considerada um bom investimento porque tem a isenção do imposto de renda. O lado ruim é que a aplicação normalmente é alta, acima de 100 mil reais (no caso do Itaú). O prazo tende a ser de, no mínimo, 6 meses, porém o resgate é contratado durante o acordo.

Para Ficar Rico é preciso Investir Dinheiro… Mas, onde: CDB ou LCI?

No caso do Itaú, o investimento em LCI está disponível apenas para os clientes Itaú Personnalité. Se você é cliente do banco, mas em outro perfil, como o Uniclass, vai precisar procurar outras rendas fixas, como o CDB ou Fundos DI.

No caso das LCIs, as rentabilidades são feitas em pós fixada e atrelada ao CDI. Porém, o banco Itaú não informa exatamente qual o percentual de CDI usado. Assim, impossível saber se esse é um bom investimento ou não.

Se você for até o seu gerente, com certeza ele vai te falar essa porcentagem. Então, para ter (ao menos uma ideia) se a LCI do Itaú vale a pena ou não, compare com a de outros bancos.

Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, o valor mínimo para investimentos é de 30 mil nessa opção, o prazo é de 3 meses e a rentabilidade é de 80% do CDI. Já no Banco do Brasil, o prazo também é de 3 meses, só que a aplicação mínimo é de 1 mil reais, o pagamento também é menor 70% do CDI.

Portanto, como o investimento e o prazo são maiores, estima-se que a rentabilidade seja acima dos 85% do CDI, no Itaú. Se não for, melhor procurar outras opções de investimentos.

2 – Vale a pena investir dinheiro na LCI do Banco Intermedium? 

Se você viu a cor desse tópico, já imagina que deve valer a pena, não é? Mas ó, preste atenção no que vamos dizer: esse investimento vale a pena se for comparado com a poupança e quem fez esse cálculo foi o próprio banco. Temos aqui para te mostrar:

Na poupança, uma aplicação de 10 mil reais em 360 dias e taxa de 0,68% ao mês vai dar um retorno de 10.847,22 reais. Já na LCI Intermedium, a mesma aplicação terá uma taxa de 98% do CDI, então, o resgate será de 11.349,60.

É claro que acabamos fazendo uma propaganda gratuita do banco intermedium aqui, mas no fim das contas, note que a poupança nunca será vantajosa (ou pelo menos, quase nunca) em qualquer banco se comparado à outros produtos bancários.

“O grande atrativo de alguns produtos de renda fixa é a isenção do imposto de renda, o que garante rentabilidade superior”, afirma o banco.

O banco também comenta sobre um novo produto, a LCI IGPM, que é um título de renda fixa que teve rentabilidade melhor do que a renda de um aluguel de imóvel, levando em conta que, conforme pesquisa do FipeZap, os imóveis desvalorizaram 5% nos últimos tempos.

Como Lucrar 1 milhão de reais em 10 anos com imóveis? Seja um dos poucos a saber essa resposta!

Mas isso é assunto para outro artigo!

3 – Vale a pena investir dinheiro no CDB do Banco do Brasil? 

O Banco do Brasil também não informou sobre a rentabilidade do CDB, mas se comparado com a poupança também vale a pena. Citamos o Banco do Brasil porque ele não cobra a taxa de administração, o que pode ajudar na rentabilidade final da aplicação.

A aplicação mínima é de 500 reais e rendimento final vai ter a incidência do Imposto de Renda, diferente das LCIs, que tem isenção.

Terminamos os exemplos por aqui, mas preste atenção que são meros exemplos. O mercado muda a cada dia e os produtos também. Se você for fazer uma aplicação financeira hoje, vai ser precisar rever novamente todos os valores, atualizados.

“Quando escolho aplicar em um fundo de investimentos de qualquer banco, por exemplo, terei segurança, liquidez, mas não rentabilidade. Ou posso querer mais segurança e rentabilidade, como acontece com a LCI, mas meu dinheiro terá de ficar preso por algum tempo [1 ano], perdendo a liquidez”, diz Sérgio Bessa.

Será que existe o melhor banco para investir dinheiro sem correr riscos? 

Como visto na parte superior deste artigo, as pesquisas são boas indicações para descobrir qual o melhor banco para investir dinheiro sem correr risco. No entanto, nem sempre eles vão ser a melhor escolha porque tudo vai depender do perfil do investidor, do tempo de aplicação, entre outros fatores.

Assim sendo, o que os especialistas financeiros recomendam é que na hora de contratar uma aplicação financeira, o investidor faça também simulações em corretoras de investimentos. Essas corretoras também “compram” produtos do banco, mas não tem a obrigação de escolher um ou outro e sim o melhor.

Além do mais, elas ganham valores conforme a rentabilidade, por isso, elas trabalham em função do investidor. Logo, se o investidor lucra, ela lucra também. O que não ocorre no banco. No banco, mesmo que o investidor não lucre tanto, o banco sempre vai receber bastante dinheiro.

No fim das contas, o melhor investimento financeiro será aquele que, pode até estar em um banco, mas desde que você tenha total controle sobre as informações dele, com análises de resultados, custos e rentabilidades.

Antes de optar pelo melhor banco para investir dinheiro, opte por levar em conta as suas necessidades e os seus objetivos financeiros.

11 hábitos para ficar rico ainda este ano

E você que leu este artigo, conseguiu chegar à alguma conclusão que não seja a de sempre buscar conhecimento e atualização de mercado? Encontrou o Melhor Banco para Investir Dinheiro Sem Riscos? Deixe-nos o seu comentário.

Por que os especialistas não recomendam investir dinheiro em bancos? 

Eles afirmam que há um contexto a ser analisados. E nós vamos te mostrar qual é: o negócio dos bancos é emprestar dinheiro, mas eles não emprestam o dinheiro deles, emprestam o dos outros.

Assim, eles fazem “apenas” uma intermediação entre pessoas superavitárias e pessoas deficitárias. O banco vai apenas ganhar os juros que é a diferença entre que eles pagam para os investidores e o que cobram dos devedores.

Para comprovar tal afirmação, os especialistas recomenda que os investidores reconheçam os lucros dos bancos em todos os anos. Eles sãos algumas das instituições que mais conseguem lucrar, mesmo em épocas de crises.

Algumas notícias sobre os lucros dos bancos:

E a inversão de papeis é que, com o decorrer dos anos, mais pessoas ficam endividadas.

Alternativa aos Melhores Bancos para Investir Dinheiro: as Corretoras de Investimentos 

Na contramão dos bancos, estão as corretoras de investimentos que tem o único objetivo de ganhar dinheiro junto com o cliente. É como se o lucro fosse repartido, entende? Então, não tem nada a ver com os bancos, onde os gerentes precisam bater metas mentais e vender produtos que gerem lucros para eles.

Pensando nisso e para mostrar que você, mesmo sendo um investidor iniciante, deve buscar conhecimento sobre as corretoras de investimentos, listamos algumas vantagens de investir dinheiro em corretoras de investimentos.

  • Ofertas de Produtos

As corretoras de investimentos têm mais liberdade e menos conflito de interesse, portanto conseguem ter uma gama maior de produtos financeiros, distribuídos em várias instituições financeiras, como os próprios bancos, além das gestoras.

Sendo assim, as corretoras podem optar por uma LCI do Itaú ou um CDB do Bradesco. Com isso, ela vai optar, obviamente por aquela opção que melhor representa o seu cliente.

“A gente sabe que a melhor coisa para o investidor é diversificar porque diminui os riscos que vêm do mercado. Mas, em geral, quando as pessoas começam a investir, não têm visão muito boa de onde estão ganhando ou perdendo. Assim, para o início, não pode fazer grandes investimentos. Depois, com mais segurança, pode diversificar e aumentar a quantia”, garante Juliana.

  • Taxas Mais Atrativas

Nas corretoras de investimentos, as taxas são mais atrativas porque nos bancos existe a prática de cobrar aportes iniciais altos para ter taxas baixas. Assim, se o investimento for baixo, as taxas serão altas.

Nas corretoras isso não acontece e nelas é possível encontrar aplicações financeiras que cobram 0,5% ao ano, com um aporte inicial de 5 mil reais. O que é praticamente impossível em bancos.

  • Quantidade de Dinheiro

Nas corretoras de investimentos, você não terá um cartão de cor diferente dependendo de quanto dinheiro tem ou de quanto recebe de salário mensalmente. O atendimento será o mesmo para todos os investidores.

Isso também não acontece no banco, como já falamos, onde alguns investimentos são destinados apenas a pessoas que tenham muito dinheiro.

  • Diversificar Investimentos

“Na corretora é assim que funciona: selecionamos os melhores produtos (LCIs, CDBs, Fundos, Tesouro Direito) e o ciente escolhe onde quer aplicar. E o melhor, a visualização é toda consolidada em um único site, com um custo muito menor”, diz Alexandre Issa, da Rico Investimentos.

Para facilitar ainda mais a compreensão, pense em um jogo de futebol. Em um clube, o treinador só pode escolher entre aqueles atletas que tem no elenco. Já seleção, o treinador pode optar por qualquer jogador, independente do clube.

Assim, os bancos são o clube e as corretoras as seleções.

  • Tesouro Direto

Os bancos não oferecem Tesouro Direto, que é um investimento que vem ganhando muito importância nos dias atuais, principalmente porque é do Governo Federal e tem aplicações baixas. É considerada, por muitos, como a nova poupança.

Como Conseguir Acumular 270 mil reais no Tesouro Direto para a aposentadoria?

Leia Também…

Qual a Melhor Corretora para Investir Dinheiro no Tesouro Direto? É sério, quase ninguém sabe isso!

Essa questão é bastante pessoal, já vamos dizendo. É como perguntarmos, qual o melhor banco para movimentar o seu dinheiro? Muitas pessoas vão dizer que é um, enquanto outras vão dizer que é outro. O fato é que todos têm os seus benefícios e as suas desvantagens, então, caberá ao investidor escolher aquele que melhor lhe representa! Então, como saber qual é a Melhor Corretora de Investimentos para mim?

Bom, além do mais, focamos no Tesouro Direto porque, como você já sabe, se quiser comprar ou vender títulos públicos como o Tesouro Prefixado (LTN), o Tesouro Selic(LFT) ou o Tesouro IPCA+ (NTN-B), assim como qualquer outro, vai precisar abrir conta em uma Corretora, afinal, ela será a intermediária, chamada também de agente de custódia.

Se você ainda não notou, essas Corretoras de Investimentos são as mesmas que os investidores usam para investir na Bolsa de Valores!

Leia o texto na íntegra, vamos falar também sobre quais as melhores corretoras de investimentos conforme um relatório feito pela Proteste, a associação dos consumidores, que mostrou as que têm o melhor custo-benefício para investir online. Leia Mais!

Com informações do contaembanco, bonsinvestimentos e intermedium